sábado, 5 de janeiro de 2019

PM aplica 175 multas de trânsito por dia em 2018 na cidade de Franca 


O número de motoristas autuados em Franca em 2018 surpreende: foram 57.621 multas aplicadas, segundo dados obtidos pelo Comércio junto à Polícia Militar. Numa olhada rápida pelas ruas, é fácil constatar que a imprudência dos condutores parece não ter limites. Diariamente, a qualquer hora do dia, é possível flagrar motoristas falando ao celular, não respeitando o sinal de “Pare”, passando pelo sinal vermelho, ultrapassando em local proibido, dirigindo em alta velocidade e sem o cinto de segurança. E o resultado é alarmante: 175 motoristas multados por dia.

Das mais de 50 mil multas, 12.775 foram de excesso de velocidade, onde 143 estavam 50% acima da máxima permitida. Neste caso, o valor da multa é multiplicado em três vezes e gera suspensão da carteira de habilitação de dois a oito meses como penalidade. O valor da multa é de R$ 880,41 e, se o motorista for reincidente em um período de 12 meses da mesma infração, a suspensão passa a ser de 12 a 18 meses.
“A velocidade é o principal fator das letalidades em acidentes de trânsito. É difícil um acidente fatal onde não tenha excesso de velocidade. Procuramos fiscalizar isso com um certo rigor para tentar reduzir esses números”, disse o tenente Régis Antônio Mendes, comandante do Pelotão de Trânsito da Polícia Militar.
Os números de autuações pela falta de uso do cinto de segurança também são bastante elevados: 12.687 registros apenas neste ano - gerando uma média de mais de mil multas por mês. Outro hábito bastante comum entre os motoristas é dirigir falando ao celular, infração que resultou em 7.656 autuações em 2018.
Segundo o tenente Régis, o uso do cinto de segurança é de grande importância e o uso do celular ao dirigir é um hábito extremamente perigoso. “Estudos apontam que a falta do cinto aumenta em até 50% o risco de morte em um acidente de trânsito e até 70 % para os ocupantes do banco de trás. O celular é uma das causas que mais provocam acidentes de trânsito no mundo, se você observar o número total. Os números de velocidade, cinto e celular passam da metade e isso não é à toa, pois são infrações de trânsito corriqueiras, é claro, mas são infrações que podem levar a acidentes e alguns deles com maior gravidade”, disse.

Embriaguez 
As multas por embriaguez ao volante também foram grandes: cerca de 1.700 infrações ao longo do ano. O valor da multa é de R$ 2.934,70, com o risco de ter a carteira de habilitação suspensa por um ano.
“Tenho dito muito em palestras que o motivo pelo qual as pessoas devem cumprir as normas de trânsito, em especial as principais, como não dirigir alcoolizado, uso de cinto, celular e velocidade, são pela garantia de segurança. As principais causas de acidente são essas”, disse o tenente Régis.
Mortes Franca registrou um número alto de mortes em acidentes de trânsito neste ano. Foram 55 vítimas até dezembro. Número que já supera o ano passado, quando foram 47 mortes. “Temos vários exemplos de acidentes graves em que as únicas pessoas que sobreviveram eram as que estavam de cinto de segurança. Um exemplo famoso foi a ocorrência do cantor Cristiano Araújo, em 2015. Eram quatro ocupantes no carro, o motorista e seu empresário que estavam de cinto sobreviveram e o cantor junto de sua namorada que estavam atrás e sem cinto morreram na hora. Tivemos também um acidente em julho na nossa região, na rodovia Tancredo Neves, quando um Corsa Classic com três homens veio a capotar e a única pessoa que morreu foi o passageiro de trás que estava sem cinto”, afirmou.

Fonte: gcn

Nenhum comentário:

Postar um comentário