Documentário histórico mostra o início do Lago de Furnas e construção da hidrelétrica
Um documentário do cineasta Jean Manzon, lançado no início dos anos 1960, traz imagens raras da formação do Lago de Furnas. Além disso, mostra também o início do que viria a ser uma das maiores hidrelétricas do Brasil, a denominada Furnas Centrais Elétricas. As tecnologias utilizadas e a construção de uma cidade no entorno do empreendimento também são abordados na película.
A região do Lago de Furnas guarda memórias de diversos povos que ali habitaram. São tribos indígenas, trilhas de bandeirantes, fazendas antiquíssimas e quilombos rebeldes. Ainda hoje é possível encontrar pessoas que guardam as histórias desse tempo passado.
O documentário apresenta exatamente os momentos do pontapé inicial na nova história da região. Em pouco tempo, formou-se em torno do empreendimento uma cidade com “todas as legítimas necessidades educacionais, religiosas, sanitárias e sociais […] atendidas gratuitamente”, como cita o texto do curta. Logo também a população se adaptou à nova paisagem. As possibilidade que eram trazidas, pela tecnologia utilizada na construção e pela própria usina foram percebidas.
O filme destaca a qualidade do desenvolvimento em que acontecia à época. Os serviços oferecidos aos trabalhadores que fizeram parte da construção também são exaltados pelo cineasta.
Atualmente, a usina é uma das gigantes do setor elétrico. Sua atuação, que no início era direcionada para quatro estados, hoje atende 16 unidades da federação. Além disso, é responsável por cerca de 12% da produção de energia nacional.
O documentário pode ser assistido abaixo. As imagens são uma lição de história sobre o desenvolvimento econômico da região.
Fonte: portalondasul
Veja:
Nenhum comentário:
Postar um comentário