Secretaria de Saúde confirma 2 casos de H1N1 em Franca
Dois novos casos de H1N1 foram confirmados pela Secretaria Municipal de Saúde. O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira (22) durante entrevista coletiva, um casal morador do Núcleo Alfa foi submetido aos exames durante período de internação e os resultados deram positivo para a doença.
Os pacientes já se recuperaram e estão bem. O período de vacinação contra a doença foi encerrado no mês passado e obteve cobertura de 89% do público alvo na cidade.
Apesar do índice recomendado pelo Ministério da Saúde ter sido atingido, a preocupação ainda é grande com relação aos possíveis casos da doença.
De acordo com os dados, um caso importado (quando o paciente adquire a doença em outra cidade) foi confirmado, a Secretaria de Saúde ainda teve 78 notificações suspeitas, 69 negativos e 4 ainda estão aguardando os resultados dos exames.
No ano passado, 7 mortes foram registradas por H1N1. O médico, Omero Rosa Júnior, lembra que “a H1N1 se tornou uma epidemia comum de gripe mas as pessoas que são do chamado grupo de risco podem ter uma complicação grave e as vezes ir até a óbito”.
Como não existe mais vacina disponível na rede pública, a população é orientada a tomar medidas preventivas como, por exemplo, lavar as mãos com mais frequência, uso do álcool em gel, hidratação e boa alimentação são alguns dos cuidados que ajudam a evitar na contaminação.
Ouça a entrevista:
Nenhum comentário:
Postar um comentário