quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Imagem de Nossa Senhora de Fátima chega neste sábado



Uma grande festa está sendo preparada para recepcionar a chegada da nova imagem de Nossa Senhora de Fátima na noite do próximo sábado, 10, em Passos. A escultura, réplica idêntica da imagem exposta na Capelinha das Aparições do Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Portugal, foi produzida por artistas daquela região e chega à cidade para substituir a imagem destruída na madrugada do dia 7 de março, quando criminosos invadiram a igreja matriz de Nossa Senhora de Fátima, no bairro Coimbras.

Sob a coordenação do pároco Valdenísio Goulart, a expectativa é que fiéis de toda a cidade e região recepcionem a imagem, às 18h, próximo ao trevo da rodovia MG-050, na saída para Itaú de Minas, no final da avenida Arlindo Figueiredo. De lá, a imagem seguirá em carro aberto até o espaço da Estação Cultura, onde será celebrada uma missa campal. Em seguida, às 20h, a imagem será levada em procissão luminosa até a matriz de Nossa Senhora de Fátima, onde ficará exposta para veneração.

“Nós preparamos uma grande festa que, com certeza, ficará marcada na história da paróquia. Estamos convidando toda a população, as outras paróquias da cidade e da região, para participarem conosco dessa chegada e pretendemos fazer uma belíssima festa para nossa Mãe. Desde que a igreja foi invadida, nossa comunidade ficou muito sentida e a chegada dessa nova imagem irá reavivar essa devoção à Maria e o fortalecimento da fé”, disse o religioso, afirmando que algumas paróquias já confirmaram ter suspendido suas atividades na noite deste sábado para estarem presentes ao evento.
A nova imagem da Santa foi esculpida em madeira, sob encomenda, por artistas portugueses próximos à cidade de Fátima – local onde ocorreram as aparições de Nossa Senhora no ano de 1917 e onde hoje situa-se o Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Ela tem 1,05 metro de altura e foi adquirida com recursos de doação dos paroquianos e devotos de Maria.

Arrombamento e furto
Na madrugada do dia 7 de março, quando indivíduos desconhecidos invadiram a igreja matriz de Nossa Senhora de Fátima, no Coimbras, além de arrombarem a proteção de vidro e destruírem a imagem da padroeira que ficava exposta no interior do templo, eles ainda furtaram a coroa da Santa e o Sacrário da paróquia. Este último foi recuperado no mesmo dia pela polícia e já se encontra restaurado na igreja, mas a coroa da imagem nunca foi encontrada.

“Este ato de profanação à Eucaristia e desrespeito com a nossa Mãe do Céu feriu profundamente toda a comunidade de Fátima e aqueles que são devotos a Ela.
Mas, mesmo tristes, nós seguimos de pé e, por isso, hoje, queremos fazer essa festa bem bonita para mostrar que nossa fé e devoção são maiores que qualquer coisa. Mais uma vez, eu convido toda a população e peço que tragam suas velas, que possamos fazer uma grande homenagem à nossa Mãe”, finalizou o padre Valdenísio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário