Com 400 cachoeiras, região de Rifaina se desenvolve para receber turistas
A bela paisagem somada aos mais diversos atrativos naturais de Rifaina, localizada na divisa entre os Estados de São Paulo e Minas Gerais, contribuiu para que a cidade se transformasse nos últimos anos em um dos principais destinos turísticos da região de Franca.
Em alta temporada, atraídos, seja pela praia artificial, as 400 cachoeiras ou os 400 ranchos espalhados tanto na margem paulista como na mineira, 20 mil turistas vindos dos mais diferentes lugares chegam a desembarcar na cidade.
Aproveitando o potencial da cidade já há alguns anos a Prefeitura tem investido no desenvolvimento voltado para o turismo. Revitalização da orla, construção do calçadão, nova iluminação, novo paisagismo, controle da água da praia artificial, além da instalação de monitoramento por câmeras inteligentes durante 24 horas em todas as entradas da cidade, são algumas das melhorias efetuadas desde 2005.
“A cidade tem se organizado na saúde, na segurança, na limpeza para recebermos da melhor forma os turistas em um crescimento organizado. É importante destacar que tudo é feito pensando no bem de todos, pois o turismo só é bom se ele primeiramente for bom para a população. Desta forma, focamos no desenvolvimento do turismo de forma ordenada”, explicou o secretário de Turismo, Cláudio Masson.
Com passeios que vão desde mergulhos em lugares paradisíacos, banhos em cachoeiras, trilha na Estação da Jaguara e Ponte Férrea, trekking, trilhas ecológicas e de bike, visitas em igrejas históricas, passeios de lancha, meditação, city tour histórico cultural, rota de observação de aves, até tour pelo alambique da Cachaça Batista (fundada em 1943) e também pelos restaurantes com comidas típicas em um verdadeiro roteiro gastronômico, Rifaina tem se especializado em turismo receptivo, de aventura e cultural.
A expectativa é que nos próximos anos o turismo de Rifaina siga forte e os turistas escolham a cidade como destino também na baixa temporada. Para isso grupos tem se empenhado em fomentar a cada dia mais em Rifaina o turismo sustentável e pedagógico.
“Temos uma preocupação com o turismo em bases sustentáveis. Rifaina tem um mosaico de atrativos naturais, materiais e imateriais, muito grande, não é apenas a praia. Esses atrativos são poucos divulgados e conhecidos, por isso temos focado no turismo de aventura, receptivo e principalmente no turismo sustentável. São tours que atendem os mais diversos públicos e nos quais temos trabalhado a cada dia para que mais pessoas possam usufruir”, disse o fotógrafo Ernani Baraldi, que há 10 anos trabalha no incentivo ao turismo em Rifaina, sua cidade natal.
Onde ficar?
A alta procura pela cidade em épocas como Natal, Ano Novo e Carnaval faz com que praticamente todas as vagas nas seis pousadas e dois hotéis da cidade estejam reservadas.
A orientação é que interessados em visitar a cidade e passar mais de um dia façam reservas com no mínimo um mês de antecedência na alta temporada. É possível ainda se hospedar em ranchos e em residências que são utilizadas para locação de temporadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário