N/A
Casal estava entre as vítimas que morreram no local
Quatro pessoas da mesma família morreram após a queda de um raio na praia do Canto do Forte, em Praia Grande, durante o temporal da tarde desta segunda-feira (29). A descarga elétrica atingiu oito banhistas que estavam na faixa de areia, perto da água, sendo que quatro não resistiram. A tragédia aconteceu após forte ventania, que atingiu pico de 65 km/h entre 14h22 e 14h32, segundo o Centro de Operações da Praticagem de Santos, e causou vários estragos na Baixada Santista.

De acordo com informações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), entre as vítimas fatais estão duas mulheres e dois homens. Eles morreram na hora, de parada cardiorrespiratória. Segundo apurou a Reportagem no local, as vítimas eram turistas da Capital. Inicialmente foi divulgado que uma das mulheres estaria grávida de cinco meses.

A Prefeitura informou que os mortos são Zenildo Tadeu Vieira, coronel reformado do Corpo de Bombeiros, de 69 anos; sua esposa, Andrea Boaretto, de 41 anos; a sobrinha do casal Katia Boaretto, de 33 anos, grávida de cinco meses, e seu marido, Luciano Garcia, de idade não revelada. Katia e Luciano eram de São José dos Campos.
 
N/A
Zenildo era coronel reformado do Corpo de Bombeiros 
Já entre as quatro pessoas que ficaram feridas e que estão internadas no Hospital Irmã Dulce, uma está em estado grave, a comerciante ambulante Regina Célia Freitas, de Praia Grande. Três estão fora de perigo, sendo Jovanete Garrido de Souza, de 47 anos, e as filhas Mariana Garrido de Souza, de 18, e Milena Garrido de Souza, de 14. As três passaram por avaliação buco-maxilo-facial, pois tiveram ferimentos no rosto, e já receberam alta. Ainda não há informações sobre qual a cidade de origem dessas mulheres.

A tragédia ocorreu por volta das 15 horas. Conforme a Prefeitura, o raio caiu nas proximidades do Quiosque 15, situado na altura das ruas Rui Barbosa e Mauricio José Cardoso da praia do Canto do Forte. A Administração Municipal esclareceu que o Município realiza campanhas de prevenção a acidentes com raios e que, nas proximidades do ocorrido, estão instaladas faixas alertando banhistas sobre os perigos da exposição aos raios.
 
N/A
Vítimas são socorridas pelo Corpo de Bombeiros na faixa de areia, no Canto do Forte
Sob guarda-sol
 
N/A
Guarda-sol ficou destruído após queda de raio
Testemunhas disseram que as pessoas estavam sob guarda-sóis quando foram atingidas pelo raio. O socorro foi feito pelo Corpo de Bombeiros e Samu e as vítimas foram rapidamente levadas ao Hospital Irmã Dulce.

O capitão Maurício Cunha, do Corpo de Bombeiros, explicou que as oito pessoas estavam próximas e quatro tiveram parada cardíaca. O resgate começou ainda na faixa de areia com os guarda-vidas fazendo massagem na tentativa de recuperar os batimentos cardíacos.

''Três guarda-vidas estavam naquela praia, um bombeiro e dois temporários. O apoio chegou imediatamente, mais dois guarda-vidas em quadriciclos. Duas viaturas do resgate foram acionadas com mais quatro homens''.

O subsecretário de Saúde de Praia Grande, Rodrigo Gomes, disse que todos foram atendidos por uma equipe multidisciplinar. ''O hospital já havia sido comunicado e estava preparado para o atendimento, ainda assim, a gravidade dos ferimentos não permitiu que os quatro fossem salvos''.
 
N/A
Rapidamente, são levadas ao Hospital Irmã Dulce
Cena chocante

A Reportagem conversou com o dono de uma barraca de praia que emprestou guarda-sóis para as vítimas. Ele contou que a cena dos corpos atingidos foi chocante. “Todos caíram na hora e saía fumaça dos corpos”, contou Francisco Fernandes.

Ainda conforme testemunhas, no momento em que o raio caiu sobre as vítimas, houve um forte estrondo. Populares disseram que a praia estava cheia no momento do acidente.
 
Fonte: www.atribuna.com.br