domingo, 25 de janeiro de 2015

Crescem as ações de apoio ao bebê Davi Miguel Gama

Crescem as ações de apoio ao bebê Davi Miguel Gama
Davi Miguel brinca com sua mãe Dinea Gama, no Hospital Regional, onde está internado há 10 meses

O ex-prefeito Gilmar Dominici (PT), agora subchefe dos Assuntos Federativos do Governo Federal, é mais um francano que tem apoiado a campanha em prol do bebê Davi Miguel. Em entrevista à rádio Difusora AM, ontem, disse que tem acompanhado o caso e se colocou à disposição para ajudar no que for possível. O bebê, agora com 10 meses, precisa de um transplante de intestino. Ele nasceu com uma síndrome rara que impede a absorção de alimentos. O procedimento deve ser feito no Hospital Jackson Memorial, em Miami, nos Estados Unidos. O custo estimado para a cirurgia e viagem é de R$ 2 milhões.
 


“A suspensão da liminar que obrigava a União a pagar a cirurgia de Davi Miguel foi motivada por uma manifestação do hospital de Miami, considerando o peso da criança. O hospital não teria condição de receber o bebê com o peso que ele tem hoje”, disse Dominici.
 
No começo do mês, o Tribunal Regional Federal concedeu à Procuradoria Regional da União em São Paulo uma liminar suspendendo a decisão do juiz da 3ª Vara Federal de Franca, Marcelo Duarte, que determinava que a União fizesse o pagamento imediato dos custos da operação e da viagem para o bebê e seus pais.
 
Na decisão é argumentado que não se justifica o fato de a União ser obrigada a pagar o tratamento da criança, já que ela não possui o peso mínimo para o transplante, que é de 7 kg. Consta também a recomendação do hospital americano para que ele permaneça no Brasil até atingir o peso ideal.
 
A advogada da família de Davi Miguel, Angélica Martori, rebateu os argumentos. “Ele tem que ter 7 kg para o transplante, mas isso não impede a transferência dele para os Estados Unidos”, ressaltou. Segundo a advogada, a decisão se baseou no primeiro relatório de saúde do bebê, em que ele tinha apenas 4,2 kg, mas que agora ele pesa 6 kg. “Vamos anexar novos relatórios no processo com os dados atualizados.”
 
Para a mãe do bebê, Dinea Gama, o ideal seria que ele fizesse a viagem e aguardasse para atingir o peso adequado nos Estados Unidos. “Pode ser que lá, ele ganhe peso mais rápido”, disse.
 
Mais ações 
O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos, Luís Fernando Nascimento propôs à categoria que contribua para a campanha de Davi Miguel. Para isso, seria descontado o valor de R$ 10 da folha de pagamento de cada servidor. A proposta ainda tem que ser aprovada pelos servidores. “O bebê tem um problema grave, então temos que mobilizar toda a cidade para ajudar”, disse o presidente.

Fonte: gcn.net.br
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário