quarta-feira, 28 de março de 2018

Parceria entre MEC e CGU incentivará ensino de ética e cidadania na rede pública

Brasília - O ministro da Educação, Mendonça Filho, o desenhista Mauricio de Sousa, e o ministro da Transparência, Wagner Rosário, durante lançamento de parceria para ampliar o ensino de ética e cidadania nas esc
Os ministro Mendonça Filho (Educação) e Wagner Rosário (Transparência) e o desenhista Mauricio de Sousa lançam parceria  para incentivar o ensino de ética e cidadania na rede pública    Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) e o Ministério da Educação (MEC) lançaram hoje (28) parceria para difundir entre os alunos do ensino fundamental (1º ao 9º ano) das escolas públicas temas de ética e cidadania de forma contínua. A ideia é disseminar valores relacionados à democracia, participação social, responsabilidade cidadã e respeito à diversidade entre estudantes de 6 a 14 anos.

A parceria prevê a elaboração de novos conteúdos para ampliar o programa Um Por Todos, Todos Por Um! Pela Ética e Cidadania, alinhado à Base Nacional Comum Curricular. A iniciativa, criada pela CGU em 2008, conta com o apoio do Instituto Mauricio de Sousa e dos personagens da Turma da Mônica.

Segundo a CGU, a primeira etapa da parceria incluirá a produção de material para os anos iniciais do ensino fundamental I (1º ao 5º ano) no país, além da impressão, distribuição e disponibilização em mídias digitais do conteúdo. Este ano, uma revista em quadrinhos será destinada aos estudantes do 2º ano como parte de um projeto piloto. O material, que será acompanhado de um guia para professores, vai trabalhar a questão da alfabetização e incluirá temas de ética e cidadania. A meta é alcançar mais de 100 mil escolas e cerca de 1,5 milhão de alunos ainda este ano, de acordo com a pasta.

Segundo o ministro da Educação, Mendonça Filho, noções de ética e cidadania são formadas durante a infância, e a escola tem papel fundamental nesse processo. “A Base Nacional Comum Curricular estabelece parâmetros curriculares que devem ser seguidos e, neste conteúdo, a gente permeia noções de ética, de respeito ao próximo, à diferença, a construção da cidadania”, disse.

A CGU, por meio da Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção, e o MEC vão monitorar a aplicação das ações desenvolvidas para realizar as melhorias e ampliar a iniciativa às demais séries. “Quando conseguimos inserir noções de cidadania e ética nas pessoas, elas passam a enxergar, além de seu mundo pessoal, que uma sociedade é muito mais do que isso e que suas ações que impactam na sociedade trazem resultados que podem mudar o país”, disse o ministro da Transparência, Wagner Rosário.

Para o desenhista Mauricio de Sousa, a parceria une forças para a construção de um Brasil melhor. “É um projeto que tem tudo para dar muito certo e mudar vidas futuras”, afirmou.

Fonte:agenciabrasil

Suspeito de promover rinha de galos é detido na região

Do popmundi

Um homem foi detido suspeito de promover rinha de galos no bairro Ancelmo Testa, em Batatais (SP). Policiais militares receberam denúncias e foram até uma residência na rua Sebastião Alves de Oliveira, onde foi constatada a veracidade da denúncia.
Na casa, o homem acompanhou os trabalhos da PM que encontrou 37 galos, uma placa usada para a prática da rinha, 19 protetores de esporas, protetores de bicos de couro, esporas e bicos artificiais, tocas de galo e maconha.
Um veterinário responsável pela Vigilância Sanitária de Batatais constatou os maus tratos contra as aves e a Polícia Ambiental também auxiliou na ocorrência.
Diante dos fatos, todos os materiais e aves foram apreendidos e o homem conduzido à delegacia, sendo liberado para responder ao processo em liberdade.

PROGRAMAÇÃO SEMANA SANTA EM CÁSSIA - MG 


A imagem pode conter: 2 pessoas


terça-feira, 27 de março de 2018

Brasil ajuda países africanos a combater lagarta que ataca milho, algodão e soja

Brasília - A Agência Brasileira de Cooperação do MRE e a Embrapa, realizam seminário para discutir o combate à lagarta-do-cartucho em países do continente africano (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
A Agência Brasileira de Cooperação e a Embrapa promovem seminário para discutir o combate à lagarta-do-cartucho em países da África -Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Brasil pretende ajudar 35 países africanos a lidar com uma praga que atinge diversos tipos de lavoura, em especial as de algodão, milho e soja. A lagarta-do-cartucho não representar mais grande ameaça à produção brasileira, graças às tecnologias desenvolvidas pelo país. Com o propósito de conhecer e adaptar esse conhecimento a suas realidades, representantes de 12 países africanos estão no Brasil, onde participam do seminário Fall Armyworm Tour Study, promovido pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC).

Sete países africanos já estão desenvolvendo em suas plantações as técnicas brasileiras de manejo integrado de pragas: Togo, Mali, Benin, Chade, Burquina Faro, Malaui e Moçambique. Para também conhecer essas técnicas, de forma a combatê-las em suas plantações, 12 representantes de países africanos vieram ao Brasil participar da Faw Study Tour. Estão previstas várias visitas a unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), universidades e institutos que desenvolveram técnicas de combate à lagarta-do-cartucho.

“Não temos medo da lagarta-do-cartucho no Brasil”, disse o chefe da Embrapa Milho e Sorgo, Antônio Álvaro Purcino. A unidade, localizada no interior de Minas Gerais, será uma das visitadas pelos africanos. Segundo Purcino, essa praga já foi responsável por danos às lavouras brasileiras, causando prejuízos entre 30% e 50% das áreas atingidas. "Há mais de 40 anos estamos trabalhando soluções para lidar com ela, principalmente após a expansão que tivemos na produção de milho”.

Diante desse cenário, o Brasil acabou desenvolvendo “um cardápio de soluções” que incluem técnicas e tecnologias que fazem uso de produtos transgênicos, inseticidas, inseticidas biológicos, inimigos naturais e manejos de cultura. “Desenvolvemos um arsenal de ferramentas que podem ser usadas para mitigar a baixo custo essa praga”, explicou Purcino.

Segundo o diretor da Embrapa, a lagarta encontrou no Brasil um ambiente bastante adequado, principalmente devido à rotação que se faz em algumas áreas produtivas, onde se planta soja no verão e milho no inverno. “Isso favoreceu por criar a chamada ponte-verde. O que sempre disponibilizou comida para essa praga nos campos brasileiros”.

De acordo com o diretor da ABC, embaixador João Almino, o desafio agora será o de “adaptar as técnicas brasileiras à situação local dos países africanos”. Para tanto, contará também com a ajuda da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid).

Presente na abertura do seminário, no Itamaraty, o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Peter Michael McKinley, elogiou a iniciativa brasileira de compartilhar seus conhecimentos com os países africanos. “O compromisso de trabalharmos conjuntamente é essencial. Estamos aqui para discutir essa praga e a experiência brasileira para lidar com ela”, disse o embaixador.

O seminário Faw Study Tour vai até quinta-feira (29), quando deverá ser apresentado um relatório sobre as visitas e o potencial que as técnicas apresentadas têm para serem aplicadas nos países africanos.

Fonte:agenciabrasil

sábado, 24 de março de 2018

Aumento do tempo para prova do Enem agrada professores e candidatos

Rio de Janeiro - Primeiros candidatos deixam a Universidade Estácio de Sá após o segundo dia de provas do Enem (Fernando Frazão/Agência Brasil)

De acordo com o edital, o primeiro dia de prova do Enem 2018 terá cinco horas e meia de duraçãoFernando Frazão/Agência Brasil

O anúncio do Ministério da Educação de que os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano terão 30 minutos a mais para fazer a prova de exatas agradou professores e estudantes. De acordo com o edital divulgado na quarta-feira (21), o primeiro dia da prova, que reúne redação e questões de linguagens e ciências humanas, terá cinco horas e meia de duração.

O segundo dia, com questões de ciências da natureza e matemática, terá cinco horas. Até o ano passado, o segundo dia tinha duração de quatro horas e meia.

Para o professor Eduardo Valladares, coordenador pedagógico do curso online Descomplica, a medida será positiva, porque a prova de exatas exige dos alunos muito raciocínio de cálculo. “Ter mais 30 minutos é bastante considerável, pois aumenta em cerca de 20 segundos o tempo para cada questão. Parece pouco, mas isso dá mais conforto para os alunos na hora de passar as respostas para o cartão.”, disse Valladares, que também destacou o fato de o edital ter sido divulgado mais cedo neste ano. “Assim o estudante terá mais tempo para se preparar”.

Coordenador pedagógico do Colégio Mopi, do Rio de Janeiro, Luiz Rafael Silva também considera o aumento do tempo positivo. Segundo ele, essa mudança já deveria ter sido feita em 2017, quando o MEC decidiu agrupar as provas de exatas em um mesmo dia. “Muitos estudantes saíram da prova no ano passado falando que não tiveram tempo de resolver todas as questões”, acrescentou o professor.

Para ele, o aumento do tempo não significa que será uma prova mais difícil, pois o Enem vem mantendo a mesma modelagem e o mesmo nível desde 2009. Luiz Rafael disse acreditar que a ampliação vai beneficiar principalmente os alunos que não sabem gerenciar bem o tempo durante a prova.

Nas redes sociais, muitos estudantes comemoraram as alterações no Enem deste ano. “Que notícia melhor do que ter 30 minutos a mais na prova de Matemática desse ano?”, declarou uma estudante no Twitter.

No entanto, alguns levantaram dúvidas sobre a mudança. “30 minutos a mais na prova de exatas doEnem? Não sei se fico alegre ou triste. Será que a prova vem cabulosa?”, questionou um candidato no Facebook. “Tinha de diminuir o número de questões ao invés de aumentar o tempo. Depois de 3 horas de prova a gente já sai dela sem saber o próprio nome”, disse outro aluno no Twitter.

Estrutura
Assim como em 2017, as provas do Enem deste ano serão realizadas em dois domingos seguidos: nos dias 4 e 11 de novembro. A estrutura também não mudou: no primeiro dia serão aplicadas as provas de redação, linguagens e ciências humanas e, no segundo dia, as de ciências da natureza e matemática.
As inscrições no Enem deverão ser feitas das 10h do dia 7 de maio às 23h59 de 18 de maio deste ano. A taxa de inscrição foi mantida em R$ 82. O pagamento deve ser feito entre os dias 7 e 23 de maio.
Outra mudança anunciada no Enem foi para a isenção da taxa de inscrição. A solicitação de isenção será feita antes do período de inscrição, entre os dias 2 e 11 de abril. Além disso, os participantes que tiveram isenção da taxa de inscrição no ano passado e que faltaram às provas terão de justificar a ausência para fazer o Enem de 2018 sem pagar a taxa.

Confira o cronograma do Enem 2018
Solicitação de isenção - Das 10h de 2/4/2018 às 23h59 de 11/4/2018
Justificativa de ausência - Das 10h de 2/4/2018 às 23h59 de 11/4/2018
Resultado da solicitação de isenção - 23/4/2018
Período de recursos relacionados à isenção - Das 10h de 23/4/2018 às 23h59 de 29/4/2018
Inscrições (para todos) - Das 10h de 7/5/2018 às 23h59 de 18/5/2018
Pagamento da taxa de inscrição - De 7 a 23/5/2018 (Horário Bancário)
Solicitação de atendimento pelo nome social - Das 10h de 28/5/2018 às 23h59 de 3/6/2018

Confirmação do local de prova - Outubro de 2018
Aplicação das provas - 4 e 11/11/2018
Divulgação dos resultados - Janeiro de 2019
* Horário de Brasília - DF

Fonte:agenciabrasil

Boletos vencidos acima de R$ 800 já podem ser pagos em qualquer banco

A partir de hoje (24), boletos vencidos acima de R$ 800 poderão ser pagos em qualquer banco. A medida faz parte da nova plataforma de cobrança da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) que começou a ser implementada em julho do ano passado. As mudanças estão sendo feitas de forma escalonada, tendo sido iniciada com a permissão para quitação de boletos em atraso acima de R$ 50 mil. A partir de 26 de maio, serão permitidos os boletos acima de R$ 400 e a expectativa é que até setembro deste ano o processo seja concluído.

A nova plataforma de cobrança permite a identificação do Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) do pagador, o que, de acordo com a Febraban, facilita o rastreamento de pagamentos. Ao quitar o boleto, o próprio sistema verifica as informações. Se os dados do boleto coincidirem com os da plataforma, a operação é validada.

O sistema de boleto de pagamento anterior foi criado em 1993 com o início do procedimento de compensação eletrônica. Após 25 anos, a avaliação do setor bancário é que ele precisava ser modernizado. Entre os benefícios da nova plataforma está a permissão para pagamento de boletos após o vencimento em qualquer agência bancária, sem risco de erros nos cálculos de multas e encargos.

A Febraban optou por um período de convivência entre o modelo antigo e o novo. O cronograma de desligamento do sistema antigo também é feito de forma escalonada. A partir de fevereiro deste ano, por exemplo, passou a ser obrigatório que os boletos com valores acima de R$ 2 mil fossem registrados na nova plataforma de pagamentos da rede bancária, não sendo mais aceitos boletos sem registro.

O calendário inicial previa que a nova plataforma incluísse todos os boletos a partir do fim de 2017. “Mas foi necessária uma adaptação para garantir a segurança e a tranquilidade no processamento, em função do elevado número de documentos”, justificou a federação. Segundo a entidade, são processados cerca de 4 bilhões de boletos por ano no país.

Cronograma
Os boletos acima de R$ 400 são os próximos a serem incluídos no novo sistema, a partir do dia 26 de maio. Em 21 de julho, poderão ser pagos em qualquer banco após o vencimento os boletos de qualquer valor. Em 22 de setembro o processo será concluído com a inclusão dos boletos de cartão de crédito e de doações, entre outros.

Fonte:agencia brasil

Golpista é preso ao tentar sacar R$ 25 mil em agência do BB


Do gcn.net
 
Acusado foi preso e deu detalhes da ação criminosa
O olhar atento dos funcionários do Banco do Brasil e a rápida ação dos investigadores da DIG foram decisivos para evitar que um estelionatário sacasse R$ 25 mil da conta de um beneficiário do INSS na tarde desta sexta-feira.
 
O golpista, que se chama Francisco Gean Alves dos Santos e que mora em São Paulo, se apresentou na agência com uma identidade falsa em nome de Thiago Henrique Beloti, e também com documentos do INSS. Ele foi ao caixa para tentar sacar o dinheiro. “Os funcionários suspeitaram, acionaram a delegacia e nos passaram os dados. Constatamos que ele não era o verdadeiro beneficiário. Os investigadores foram para o local e o surpreenderam dentro do banco”, disse o delegado Márcio Murari.
 
O estelionatário foi conduzido para a sede da DIG e, durante a revista, os policiais encontram sua verdadeira identidade. “Ele confirmou que estava em Franca para aplicar o golpe. Há cerca de um mês, ele foi preso em flagrante tentando o mesmo golpe”. O criminoso foi autuado por uso de documento falso e tentativa de estelionato e foi levado para o CDP.

quinta-feira, 22 de março de 2018

Quadrilha é presa após assalto em mercado na cidade de Franca -SP; VEJA!

A Polícia Militar conseguiu prender na tarde desta quarta-feira (21) quatro homens envolvidos em vários assaltos na região do complexo Aeroporto, na zona sul de Franca (SP).
Dois bandidos armados invadiram um supermercado na Rua Denizar Trevisani, renderam os funcionários, e após ameaças fugiram levando cerca de R$ 500.

Uma testemunha que passava pelo local, acompanhou os bandidos até a casa onde o grupo se escondia a cerca de um quilômetro do comércio roubado. Após receber denúncias anônimas, a polícia militar fez o cerco, dois criminosos ainda tentaram correr, mas foram capturados e outros dois assaltantes foram detidos dentro do imóvel.





Suspeitos foram flagrados em casa próximo ao local do comércio roubado / Foto: Marcos de Paula


Com eles a foram apreendidos, uma garrucha que segundo a PM pode ter sido usada em outros crimes e duas motos sendo, uma Honda Titan e uma Twister. A suspeita é de que o grupo tenha feito pelo menos 10 assaltos na cidade.
O dinheiro roubado no mercado foi recuperado e os veículos apreendidos. Ainda de acordo com a Polícia Militar, dois envolvidos já tem passagens por homicídios.
As câmeras de segurança do estabelecimento flagraram a ação dos criminosos. As imagens serão importantes nas investigações pela Polícia Civil.

Veja: 

Além dos roubos, a Polícia Civil, vai investigar o envolvimento dos suspeitos com o tráfico de drogas. Os criminosos foram levados ao 4º Distrito Policial.
Fotos: Marcos de Paula - Pop Mundi 

Fonte: popmundi

Fotos:Marcos de Paula 









quarta-feira, 21 de março de 2018

Homem é torturado e assassinado em Patrocínio Paulista


Foto:Divulgação
 
Imagem de arquivo meramente ilustrativa
Um caso repleto de mistérios está desafiando a Polícia Civil de Patrocínio Paulista. Um homem ainda não identificado foi encontrado morto no meio de uma plantação de cana, no último final de semana. Em princípio, o caso foi registrado como morte suspeita. A perícia, no entanto, fez exames mais detalhados e constatou que trata-se de um homicídio com indícios de tortura.
 
O cadáver foi encontrado no começo da tarde de sábado por um cortador de cana, na Fazenda São Tomaz, que fica nas proximidades da estrada do Leite, entre Patrocínio e Batatais. O corpo estava parcialmente enterrado, apenas com parte do crânio e os pés expostos.
 
A estimativa, pelo estado de decomposição, é de que o corpo estava no local há pelo menos 20 dias. “Eu consegui reconstituir boa parte do esqueleto. Nos exames, identificamos tratar-se de homicídio. Havia uma corda próxima do local onde seriam as mãos. Também deu para ver que havia vários traumatismos cranianos e sinais de tortura. O legista não constatou tiros, mas ferimentos provocados por objetos contundentes. Realmente, foi homicídio”, afirmou o perito Edmilson Sanches.
 
Antes mesmo de tentar esclarecer a autoria do assassinato, a polícia precisa identificar a vítima, que foi encontrada sem documento. Trata-se de um homem, possivelmente afrodescendente, de altura aproximada de 1,75 metro e idade entre 25 e 35 anos.
 
A vítima trajava camiseta manga curta azul, bermuda jeans e tênis da marca Nike de cor escura. Também usava uma corrente dourada no pescoço e uma pulseira retorcida em couro. A elucidação do crime ficará por conta da equipe do delegado Marcelo Rodrigues.
 
Quem tiver informações que possam ajudar a identificar a vítima e possíveis autores do assassinato pode entrar em contato com a delegacia de Patrocínio Paulista, pelo telefone (16) 3145-1347, ou então com a DIG de Franca, pelos telefones (16) 3724-1854 e 197. Material genético foi preservado para confronto de DNA.

Fonte:gcn.net

Câmara aprova integração de base de dados sobre violência contra a mulher

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (20) o projeto que cria a Política Nacional de Informações Estatísticas Relacionadas à Violência contra a Mulher. A proposta visa integrar as bases de dados dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário com a finalidade de reunir, organizar, sistematizar e divulgar dados sobre condutas que causem morte, dano ou sofrimento às mulheres.

Embora tenha sido originária do Senado, a matéria foi alterada pelos deputados durante os debates na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado e, por este motivo, precisa ser analisada novamente pelos senadores. O objetivo do texto é fomentar a transparência, o monitoramento e a avaliação de políticas de enfrentamento à violência contra a mulher.

Na mesma sessão, o plenário aprovou a obrigação de escolas de ensino fundamental e creches oferecerem cursos de primeiros socorros a seus professores e funcionários. O projeto busca evitar a demora no socorro oferecido a crianças em situações de emergência, capacitando os servidores de instituições de ensino sobre as noções básicas de primeiros socorros. Apresentada no início do mês passado, a proposta precisa passar pela apreciação do Senado para que entre em vigor.

Regime de urgência
Os deputados aprovaram também requerimentos para apreciação de projetos em regime de urgência, o que permite tramitação mais célere das matérias. É o caso da proposta que aumenta o capital estrangeiro na aviação civil, acabando com a atual limitação de 20% para empresas internacionais atuarem em companhias brasileiras.

Atualmente, o Código Brasileiro de Aeronáutica (Lei 7.565/86) limita em 20% a participação do capital estrangeiro nas empresas aéreas nacionais. De autoria do Executivo, o chamado PL 7425/17 transforma o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) em Agência Brasileira de Promoção do Turismo, mantendo o nome de Embratur.

Na justificativa do texto, o governo disse esperar que, “a partir da abertura do setor aéreo ao capital estrangeiro, sejam incluídos o aumento da competição e a desconcentração do mercado doméstico, aumento da quantidade de cidades e rotas atendidas pelo transporte aéreo regular, redução do preço médio das passagens, aprimoramento de técnicas gerenciais e incorporação de novas tecnologias no processo de gestão das empresas, diversificação de serviços e produtos e uma melhor conectividade da malha aérea doméstica com voos internacionais”.

A expectativa do presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), era votar ainda na noite de hoje a urgência do projeto que reduz a desoneração para dezenas de setores da economia, mas o requerimento não foi apreciado devido à falta de acordo entre os parlamentares.

Fonte: agenciabrasil

Enem deste ano terá 30 minutos a mais para provas de exatas

Neste ano, os candidatos que participarão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terão 30 minutos a mais para fazer a prova do segundo dia, que reúne conteúdos de ciências da natureza e matemática. Segundo o edital da prova, publicado hoje (21) no Diário Oficial da União, os estudantes terão cinco horas para fazer a prova no segundo dia e cinco horas e meia no primeiro dia.

Assim como em 2017, neste ano as provas do Enem serão realizadas em dois domingos seguidos: nos dias 4 e 11 de novembro. A estrutura da prova também não mudou: no primeiro dia serão aplicadas as provas de Redação, Linguagens e ciências humanas, com duração de cinco horas e meia, e no segundo dia, as provas de ciências da natureza e matemática, com cinco horas de duração.
As inscrições deverão ser feitas das 10h do dia 7 de maio às 23h59 de 18 de maio deste ano.
A taxa de inscrição foi mantida em R$ 82. O pagamento deve ser feito entre os dias 7 e 23 de maio.

Isenções
A solicitação de isenção da taxa de inscrição deve ser feita entre os dias 2 e 11 de abril. Serão isentos os estudantes que estejam cursando a última série do ensino médio neste ano em escola da rede pública, ou que tenha cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.
Também tem isenção o participante que declarar estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal . Neste ano, também são isentos os participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) do ano passado.

Os participantes isentos da taxa de inscrição que não compareceram nos dias de prova no Enem do ano passado terão que justificar a ausência por meio de atestado médico, documento judicial ou boletim de ocorrência para fazer o Enem 2018 sem pagar a taxa. O prazo para justificar a ausência no Enem do ano passado vai de 2 a 11 de abril.
O participante que não apresentar justificativa de ausência no Enem 2017 ou tiver a justificativa reprovada após o recurso e desejar se inscrever no Enem 2018 deverá pagar o valor da taxa de inscrição.

Segurança
O edital do Enem continua prevendo a realização de revista eletrônica nos locais de prova, por meio do uso de detectores de metais. A novidade deste ano é que os alunos também deverão permitir que os artigos religiosos, como burca e quipá, sejam revistados pelo aplicador das provas. Quem não permitir a revista poderá ser eliminado.

Imprevistos
Segundo o edital deste ano, o participante afetado por problemas logísticos durante a aplicação poderá solicitar reaplicação do exame em até cinco dias úteis após o último dia de aplicação. Os casos serão julgados individualmente pela Comissão de Demandas.
No ano passado, cerca de 3,5 mil estudantes tiveram que refazer as provas em outra data por problemas como falta de energia nos locais do exame.

Direitos Humanos
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) retirou do edital o item que determinava que a redação que desrespeitasse os direitos humanos teria nota zero. No ano passado, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região determinou a suspensão da regra que previa a anulação da redação que violasse os direitos humanos.

Os resultados do Enem poderão ser usados em processos seletivos para vagas no ensino superior público, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas de estudo em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para obter financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Fonte: agenciabrasil

terça-feira, 20 de março de 2018

CEMIG ANUNCIA FECHAMENTO DE AGÊNCIA DE ATENDIMENTO AOS CLIENTES EM CÁSSIA

Por: Claudinei Pereira - CP Notícias

A imagem pode conter: atividades ao ar livre

Depois de vários anos em funcionamento a CEMIG deverá fechar as portas da Agência de Atendimento de Cássia
Com a paralisação do atendimento além de Cássia outros municípios da região vão ficar prejudicados pois o atendimento tem como objetivo reforçar a presença da CEMIG, oferecendo todos os serviços da empresa.

Exemplo: Segunda via de fatura de energia, troca de titularidade, ligações novas, posição de débitos, solicitação de manutenção de iluminação pública, registro de falta de energia, andamento de serviços solicitados, alteração da data de vencimento da conta e outros.

As informações é de que sem este reforço, o cliente terá que ligar 116, caso não seja resolvido o cliente terá que se deslocar à uma agência mais próxima, nesse caso a Agência de Passos.

Segundo informações no Posto de Atendimento da CEMIG em Cássia a unidade deverá deixar de prestar os serviços no próximo dia 29 de março.

Em contato com a Câmara Municipal de Cássia, o CP Notícias foi informado, que um ofício foi enviado no último dia 14 de março,ao Diretor de Distribuição e Comercialização da CEMIG, assinado por todos os vereadores, solicitando a revisão da possibilidade da continuidade da unidade de Cássia.

O Posto de Atendimento, além de atender Cássia, abrange outros seis municípios da região e é de suma importância e com seu fechamento causaria um grande prejuízo, principalmente pelo fato de que o deslocamento seria para a cidade de Passos.

Ainda segundo informações obtidas na Câmara Municipal de Cássia, além de outros ofícios enviados para alguns deputados estaduais,também foi elaborado um documento,sendo a iniciativa do vereador Ciro Oliveira Costa(PMMN), no qual serão lançadas as assinaturas de todos os interessados no assunto em questão que será enviado ao Diretor de Distribuição e Comercialização da CEMIG no intuito de reverter a tal decisão.

Até a publicação desta matéria, ainda não havia informação sobre prorrogação da data anunciada para o fechamento da agência de Cássia.






sexta-feira, 16 de março de 2018

Motoristas terão de fazer curso e prova para renovar a CNH

Motoristas terão de fazer curso e prova para renovar a CNH

Os motoristas que forem renovar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) terão de fazer um curso, com duração de 10h/aula, e uma prova, conforme a resolução 726/2018 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Os exames médicos, já pedidos anteriormente, continuam como exigência.
A determinação foi publicada no Diário Oficial da União no último dia 8 de março e passará a valer em junho deste ano. O curso poderá ser feito de modo presencial ou à distância.
"O Curso de Aperfeiçoamento para Renovação da CNH tem por objetivo precípuo atualizar as informações e os conhecimentos sobre as legislações de trânsito, considerando a circunstância das constantes e contínuas alterações, mantendo o condutor permanentemente ciente e consciente das determinações emanadas do legislador", explica o texto que estabelece novas regras para a renovação da CNH.
O curso será necessário para condutores que estejam com a carteira vencida há pelo menos cinco anos e aqueles que em sua formação, em situação anterior, não tenham recebido instrução de direção defensiva e primeiros socorros.
Fonte:metrojornal

Reajuste do Bolsa Família será anunciado ainda este mês

Brasília - O ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, fala sobre pente-fino nos benefícios do Bolsa Família (Wilson Dias/Agência Brasil)
Ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar TerraWilson Dias/Agência Brasil/Arquivo






























O ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, afirmou nesta quinta-feira (15), no Palácio do Planalto, que o reajuste do Bolsa Família será anunciado ainda este mês. 

Questionado sobre o valor, ele disse que será maior que a inflação, mas que o percentual ainda está sendo definido.
“Provavelmente [o reajuste] vai ser anunciado agora no mês de março e deve vigorar provavelmente no final de abril ou maio. A ideia é dar um reajuste acima da inflação. E estamos estudando uma forma de compensar o aumento do preço do gás, mas ainda não está acertado [como isso será feito]”, disse o ministro. Perguntado por jornalistas se o reajuste será de 5%, ele chegou a dizer que poderia ser esse valor “ou mais”, mas reiterou que a questão ainda estava sendo definida.

Plano Progredir
O ministro falou com a imprensa essa noite após cerimônia do Plano Progredir, que tem ações de capacitação, incentivo ao empreendedorismo e acesso ao mercado de trabalho e vai disponibilizar R$ 3 bilhões por ano em linha de microcrédito para o público-alvo investir em pequenos negócios. A ideia do governo com o Progredir, disse o ministro, é fazer com que as famílias que recebem o Bolsa Família “percam o medo” de ter empregos formais.

Com o plano, famílias continuam recebendo o benefício por dois meses após firmarem contrato de trabalho formal. E, mesmo deixando o Bolsa Família após esse período, voltam a receber o benefício se perderem o emprego.

Na cerimônia de hoje foram divulgados os primeiros resultados do Progredir. Lançado no final setembro, o plano chegou a R$ 1,94 bilhão em microcrédito, além de 68 mil empregos formais e qualificação profissionais de 84 mil pessoas. Terra destacou que o governo Michel Temer encontrou um Bolsa Família que não reduziu a pobreza, justificando a criação de programas auxiliares, como o Progredir.

“A existência dos programas de transferência de renda não foi suficiente para reduzir a pobreza, só [para atenuar] a questão da pobreza extrema. Mas eles não reduziram o número de pobres. A pobreza no Brasil continua intacta. Acho que o Plano Progredir faz parte dessa nova maneira de pensar a questão do Bolsa Família”, destacou.

Fonte:agenciabrasil

quinta-feira, 15 de março de 2018

Inscrições do Encceja estarão abertas de 16 a 27 de abril

As inscrições do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), pelo qual se pode obter os diplomas de ensino fundamental ou médio, estarão abertas de 16 a 27 de abril. O calendário foi divulgado hoje (14) pelo Ministério da Educação (MEC). 

Embora o exame seja gratuito, a partir de agora, o candidato que faltar no dia da aplicação da prova e não justificar sua ausência via sistema online terá de pagar uma taxa ao se inscrever novamente.

"A novidade deste ano é reafirmar a obrigação do setor público com o gasto do exame. Tivemos uma grande [taxa de] abstinências no ano passado e gostaríamos de que os alunos soubessem que esse custo, essa verba, esse orçamento dedicado é muito alto", afirmou a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini. O valor médio de custo da prova foi de R$ 45 por candidato.

Neste ano, as provas estão marcadas para 5 de agosto e as notas dos candidatos devem ser divulgadas em outubro. O edital completo pode ser consultado na edição de hoje do Diário Oficial da União.

O candidato pode obter tanto o diploma como uma declaração parcial em determinada área de conhecimento, como matemática por exemplo. Já aqueles que desejam conseguir o diploma deverão atingir um mínimo de 100 pontos em cada uma das quatro áreas abordadas e, ainda, nota mínima de cinco pontos na prova de redação.

"Se cada vez que o candidato prestar o exame, obtiver apenas a proficiência parcial, ele a leva garantida e realiza no ano seguinte apenas as [provas das] áreas em que não teve sucesso", explicou Maria Inês.

Para certificado de conclusão de ensino fundamental, exige-se que se tenha 15 anos de idade completos na data de aplicação da prova; e para o de ensino médio, 18. O MEC esclareceu que quem emite essa certificação são as secretarias estaduais de educação e institutos federais de educação, ciência e tecnologia reconhecidos pelo Inep.

Sobre a prova
Para o nível fundamental, o exame é composto de quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões, além de uma redação. As áreas avaliadas são: ciências naturais; língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação; história e geografia; e matemática.
No ensino médio, o candidato deve comprovar que tem domínio dos seguintes campos: ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; linguagens e códigos e suas tecnologias e redação; ciências humanas e suas tecnologias.

Serão duas provas por turno. A aplicação dos testes está marcada, respectivamente, para 9h e 15h30 (horário de Brasília), tendo duração de quatro e cinco horas. Em ambas as ocasiões, os portões serão abertos com uma hora de antecedência, às 8h e 14h30.

As provas específicas para candidatos que residam no exterior e para adultos que cumprem penas privativas de liberdade e adolescentes – modalidades Encceja Exterior, Encceja Exterior PPL e Encceja Nacional PPL – serão realizadas respectivamente nos dias 16 de setembro, 17 a 21 de setembro e 18 a 19 de setembro.

O Inep informou que disponibilizará dois tipos de atendimento aos candidatos com necessidades especiais: o especializado, a participantes com autismo, baixa visão, cegueira, deficiência auditiva, física e intelectual (mental), déficit de atenção, discalculia, dislexia, surdez, surdocegueira ou visão monocular; e o específico, a gestantes, lactantes e idosos. Se desejar, o candidato do Encceja 2018 também poderá pedir para ser tratado por um nome social de sua escolha.

Fonte:agenciabrasil

terça-feira, 13 de março de 2018

Quadrilha invade sítio e faz proprietário refém; assista


Do: gcn.net
 
Veículo localizado em meio ao cafezal teria sido furtado em Franca
Nesta terça-feira, 13, bandidos invadiram o sítio Alto da Boa Vista localizado no quilômetro 10 da rodovia Felipe Calixto, que liga Franca a Ribeirão Corrente, fizeram o proprietário refém, roubaram uma camionete e diversos objetos. 
 
Durante a fuga, os bandidos entraram em um cafezal. O helicóptero Águia da Polícia Militar foi acionado. O repórter Cássio Freires tem as informações direto do local, assista.