terça-feira, 31 de julho de 2018

WhatsApp já pode fazer chamadas simultâneas de video

O aplicativo WhatsApp acaba de liberar as chamadas de vídeo ou de áudio em grupo para usuários brasileiros. A partir de agora, é possível fazer chamadas simultâneas para até quatro pessoas.

Anunciada em maio, a funcionalidade chega ao Brasil e vale para os sistemas operacionais IOS ou Android. A função chamada de vídeo existia no aplicativo desde 2016, mas, até então, era possível apenas a conversação entre duas pessoas.
WhatsApp
Para realizar a ligação, smartphone precisa ter a versão mais atual do aplicativo - Arquivo/Agência Brasil












Como fazer
O primeiro passo é iniciar a chamada de áudio ou de vídeo com uma pessoa. Assim que a pessoa aceitar a conexão, aparecerá um sinal de + no alto à direta da tela. Ao clicar no sinal de +, será aberta automaticamente a lista de contatos do usuário. Basta clicar em cima de um nome e a tela será dividida em três. A operação pode ser repetida mais uma vez para a inclusão de um quarto usuário, assim que o terceiro tiver aceito a conexão.
Entretanto, apenas quem iniciou a ligação pode convidar para a conversação. Ou seja, o sinal de + não aparece na tela de quem recebeu a ligação.
Para tornar possível a operação, é preciso atualizar o smartphone com a versão mais atual do aplicativo.
Fonte:agenciabrasil


PAT abre vagas para pintor, mecânico e auxiliar financeiro em Franca -SP 

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) divulgou na tarde desta segunda-feira (30) a relação com as oportunidades para mercado em Franca
Confira:

02 vagas – Auxiliar de Mecânico  de Autos – Ensino Médio – 6 meses comprovado
Obs: conhecimento em alinhar, balancear, suspensao e motor

01 vaga – Auxiliar Financeiro – Ensino Médio – 6 meses comprovado
Obs: Conhecimento em excel.

01 vaga – Faxineiro/ Pintor de paredes – Ensino Fundamental – 6 meses
Obs: executar a pintura de paredes e a limpeza do local

30 vagas – Instalador de Fibra Ótica – Ensino Médio – 6 meses
Obs: instalar na casa do cliente e em cabos em campo(rua) todo serviço de internet via fibra ótica

01 vaga – Mecânico de Manutenção Máquinas de Costura – Ensino Médio – 6 meses
Obs:  responsável pela manutenção do máquinario de costura, verificações, trocas de peças e afins

01 vaga – Representante Comercial – não exige – 6 meses
Obs: atendimento ao cliente, cumprimento de metas de vendas

01 vaga – Representante Comercial – Ensino Médio – 6 meses comprovado
Obs: conhecimento no segmento calçadista na regiâo.

01 vaga – Vendedor Interno – Ensino Médio Completo – 6 meses comprovado
Obs: ter experiência na área da construção civil e conhecimento em informática
VAGAS EXCLUSIVAS PARA PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

01 vaga – Auxiliar Administrativo  - Ensino Médio – Não exige experiência
Obs: atendimento telefônico, telemarketing, elaboração de planilha de Excel, etc .

01 vaga – Auxiliar Produção  - Ensino Médio – Não exige experiência
Obs: trabalho operacional no processo produtivo, atuação em esteira e também limpeza de utensílios.

01 vaga – Serviços Gerais  - Ensino Fundamental – Não exige experiência
Obs:  lacrar embalagens, colocar pães, auxiliar de padeiro

É importante lembrar que as vagas estão sujeitas as mudanças sem aviso prévio pois podem ser preenchidas. Os interessados devem comparecer ao PAT que fica na Rua Campos Sales, 1495, Centro.

O atendimento é das 8h às 17h. Informações pelo telefone (16) 3723 5444

Fonte: popmundi

Furnas opera com 28,15% da sua capacidade, informa ONS

Em pleno período da seca que deve se prolongar até outubro, a Usina de Furnas, em Minas Gerais, apresenta nível baixo no volume de água de seu reservatório. O registro mais recente mostra que, em julho, atingiu: 28,15%. Paralelamente, o consumidor paga mais pela energia elétrica e ainda deve manter-se em alerta para economizar no consumo de água.
A última atualização do informativo do Operador Nacional de Sistema Elétrico (ONS) foi fechada há dois dias e mostra que Subsistema Sudeste - Centro-Oeste, que reúne 18 reservatórios, opera com 34,70%.
Furnas é o principal reservatório do Sistema Sudeste-Centro Oeste e sofre com o período de seca na região.
No último dia 27, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu manter a bandeira tarifária vermelha (patamar 2) para o mês de agosto. A justificativa está baseada nas condições hidrológicas desfavoráveis e da tendência de redução no nível de armazenamento dos principais reservatórios do Sistema Interligado Nacional.
A bandeira tarifária define o custo de R$ 5 a cada 100 kWh (quilowatts-hora) consumidos. A nota da Aneel diz que: “A manutenção da cor da bandeira deve-se ao prosseguimento das condições hidrológicas desfavoráveis e à redução no nível de armazenamento dos principais reservatórios do Sistema Interligado Nacional (SIN)”.
Fonte: agenciabrasil

segunda-feira, 30 de julho de 2018

Bebê nasce após mãe ser arremessada de caminhão em acidente em SP


O médico que atendeu a situação classificou o acontecimento como um milagre” | Divulgação/Arteris

Um bebê nasceu durante um trágico acidente na BR-116, em Cajati (SP), a 175 quilômetros de Curitiba. O acidente foi registrado na última quinta-feira (26), quando a gestante foi arremessada para fora de um caminhão e morreu no local. A criança sobreviveu e foi encaminhada ao Hospital Regional Vale do Ribeira.

Funcionários da casa hospitalar informaram na manhã deste domingo (29) que o bebê – uma menina de 3 kg – passa bem. A mãe da criança, que morreu no local do acidente, ainda não foi identificada.
Segundo a concessionária Autopista Fernão Dias, a grávida estava no banco do carona de um caminhão que transportava madeira. O veículo perdeu o controle e capotou. Quando a equipe de resgate chegou ao local, percebeu que a barriga da mulher havia sido rompida com o impacto, mas que a recém-nascida estava viva, apenas com ferimentos leves.
Sorry, the video player failed to load.(Error Code: 101104)
O médico Elton Fernando Barbosa participou do resgate e afirmou em entrevista à TV Tribuna, afiliada da Rede Globo, que chegou ao local acreditando que apenas atestaria um óbito. “Foi quando ouvi o choro abafado de uma criança”, relatou o socorrista. “Nesse processo de abertura da barriga da mãe, o feto acabou expelido. Podemos classificar como um milagre”, disse.
O homem de 30 anos que conduzia o caminhão também sofreu alguns ferimentos, mas não corre risco de morte. Ele foi encaminhado ao Hospital Regional de Pariquera-Açu e responderá por homicídio culposo, quando não há intenção de matar. Segundo a política, ele prestou socorro à vítma. Seu material genético foi coletado para eventual confronto de DNA, mas ele não se apresentou como familiar do bebê.

Não foi aberto processo de adoção

Uma funcionária do hospital que atende a menina informou que diversas pessoas têm ligado e ido pessoalmente à instituição pedindo para adotar a criança. Segundo ela, o fato de nenhum familiar do bebê ter aparecido até o momento para registrar a criança não a coloca para adoção imediatamente, já que a Polícia Civil ainda trabalha para identificar os pais.
Além disso, caso nenhum familiar apareça, será necessário que o Serviço Social do hospital acione o Conselho Tutelar e aguarde que a Justiça determine o destino da menina a alguma família na fila de espera para adoção. “Não adianta ficar ligando ou vindo aqui porque não funciona dessa maneira”, explicou a colaboradora.
Fonte:gazetadopovo




Pré-selecionados do Fies têm até sexta-feira para completar inscrição


Os estudantes pré-selecionados para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), do primeiro semestre de 2018, têm de hoje (30) até sexta-feira (3) para fazer a complementação da inscrição.
O processo de complementação deve ser feito por meio do acesso à página do Fiesna internet 
A página do Fies orienta passo a passo o que fazer. Por exemplo, a porcentagem a ser financiada e os dados da agência bancária para receber o benefício.
Página do Fies na internet
Página do Fies na internet - MEC
Dúvidas e informações estão contidas no item “Complementação da inscrição no FiesSeleção” .
Detalhes
O Fies é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em cursos superiores não gratuitas na forma da Lei 10.260/2001.
Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.
Desde o segundo semestre de 2015, os financiamentos concedidos com recursos do Fies passaram a ter taxa de juros de 6,5% ao ano.
Segundo o MEC, o valor contribui para a sustentabilidade do programa, possibilitando sua continuidade enquanto política pública perene de inclusão social e de democratização do ensino superior.
Fonte: agenciabrasil

domingo, 29 de julho de 2018

Avião de pequeno porte cai no Campo de Marte, em São Paulo


Um avião de pequeno porte caiu por volta das 18h no Aeroporto de Campo de Marte, na zona norte da cidade de São Paulo. Imagens de TV mostram uma aeronave destruída após uma explosão. Dez viaturas do Corpo de Bombeiros e o helicóptero Águia foram enviados ao local.
O avião, modelo King Air C90 e prefixo PP-SZN, tinha capacidade para sete passageiros. Segundo informações preliminares da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), que administra o aeroporto, cinco pessoas estavam a bordo.
De acordo com a Infraero, o acidente ocorreu durante um procedimento de arremate, quando o piloto ia abortar um procedimento de pouso. A empresa não confirmou número de vítimas ou se há sobreviventes.
A aeronave está registrada em nome da Videplast, empresa do ramo de plásticos com sede em Santa Catarina.
Um dos cinco sócios da empresa, Eliandro Pazin, confirmou que o avião é da Videplast. Segundo ele, estavam a bordo os dois fundadores da companhia, Nereu Denardi e Geraldo Denardi, que são irmãos; o coordenador da empresa, Aguinaldo Nunes, e o filho de Nereu, de 17 anos. O nome do piloto é Antonio Traversi.
Fonte: agenciabrasil

sábado, 28 de julho de 2018

Caso de H1N1 é confirmado em Cássia 


De acordo com informações da Secretária de Saúde do município de Cássia, recentemente foi confirmado um caso de gripe influenza A H1N1.

Eliane David de Oliveira, secretária de saúde do município, contou que o paciente, um senhor de 65 anos, que não procurou o posto para a imunizado na última campanha contra a gripe, foi levado à Santa Casa de Misericórdia de Passos, após ter sido diagnosticado com a patologia.
Sabendo da confirmação da enfermidade, a Secretaria de Saúde fez o bloqueio no local onde o idoso mora, vacinando todos os familiares e orientando”, informou.
O quadro clínico do paciente não pode ser informado pela equipe da Santa Casa, assim como a previsão para alta do senhor, que permanece internado no hospital.
Contudo, Eliane de Oliveira salientou a importância da procura para a imunização não apenas pelos munícipes, mas por todos os cidadãos, independentemente da região.
Aqui em Cássia, realizamos uma campanha intensa contra a gripe, chegamos a atingir a meta de 90% da cobertura vacinal nos grupos prioritários, mas, mesmo assim, as pessoas ainda são muito resistentes quanto à necessidade de se vacinarem. Por esse motivo, devemos ressaltar a importância da imunização em todos os âmbitos”, completou.
O município possui um estoque completo de vacinas para a prevenção de diferentes patologias; dessa maneira, os interessados podem procurar o posto de saúde que atende entre 7h30 e 17h, sem necessidade de agendamento prévio.
No caso de vacinas contra a gripe, o Ministério da Saúde (MS) ampliou o público-alvo. Atualmente, podem ser imunizadas crianças de seis meses a nove anos e adultos com idade acima de 50 anos, além trabalhadores de saúde, professores das redes pública e particular, povos indígenas, gestantes, puérperas, pessoas privadas de liberdade e portadores de doenças crônicas.
Fonte: portalondasul

Palco pega fogo e assusta fãs durante show do cantor Luan Santana; veja vídeo

Músico cantava quando uma lâmpada superaqueceu e parte da estrutura entrou em chamas




O palco em que Luan Santana se apresentava na cidade de Cianorte, no Paraná, pegou fogo durante a madrugada da última quinta-feira, 26. O show fazia parte da programação de aniversário do município e desesperou os fãs, que registram o momento em vídeo.


Fonte: jornaldafranca

sexta-feira, 27 de julho de 2018

Inscrições para o Encceja Nacional terminam hoje

Termina hoje (27) o período de inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja Nacional PPL) 2018. A prova pode garantir a regularização da situação educacional.
Neste caso, o Encceja se destina às pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada e atualmente estão detidas em unidades prisionais ou socioeducativas.
Desde o último dia 16, as inscrições - gratuitas e pela internet - vêm sendo feitas pelos responsáveis pedagógicos das unidades prisionais e socioeducativas que aderiram ao exame, entre 9 e 20 de julho. Os candidatos precisam ter, no mínimo, 15 anos para tentar a certificação do Ensino Fundamental e, pelo menos 18, no caso do Ensino Médio.
Os inscritos farão as provas nos dias 18 e 19 de setembro. Os exames estarão divididos em 30 questões objetivas e uma redação. Para conseguir o certificado escolar, o candidato deve obter, no mínimo, 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento, o que corresponde a 50% do total distribuído.

Como é

O exame para o ensino fundamental inclui questões de Ciências Naturais, História e Geografia, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Redação e Matemática.
Para o ensino médio, o exame exigirá conhecimento nas áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias.
Na edição do ano passado, 74,1 mil pessoas privadas de liberdade se inscreveram no Encceja Nacional PPL. Do total, 44,1 mil buscavam a certificação do ensino fundamental e quase 30 mil a certificação do ensino médio. As provas foram aplicadas em 1.329 unidades prisionais.
Fonte:agenciabrasil

Eclipse total da Lua ocorre hoje; veja dicas para acompanhar


Eclipse total da lua.

Hoje (27) os olhos do mundo inteiro estarão voltados para o céu. No fim do dia, terá início o maior eclipse lunar já registrado neste século. Este tipo de fenômeno ocorre quando o sol, a Terra e a lua ficam alinhados nesta ordem e o planeta faz sombra sobre a última, diminuindo ou até mesmo impedindo a iluminação do corpo. Brasileiros se organizam para contemplar o evento, que deve durar pouco menos de duas horas.
Um atrativo será a iluminação por um efeito laranja avermelhado na lua, que ganhou o nome de “Lua de Sangue”. A razão das cores é a atmosfera terrestre. “O vermelho depende da quantidade de poluição suspensa na atmosfera, que pode ser partícula de pó lançada por vulcões. Quando atividade vulcânica aumenta, ela fica mais vermelha. Quando isso não acontece, ela continua no tom mais alaranjado”, explica o tecnologista da Agência Espacial Brasileira, Ademir Xavier.
O espetáculo atrai atenções de diversas pessoas, desde aquelas envolvidas com astronomia até cidadãos curiosos com o fenômeno. Um primeiro aspecto que merece atenção para quem quer acompanhar são os horários. Como o eclipse ocorrerá no fim da tarde, ele terá características especiais diferentes daqueles na parte da noite.

Horários

A lua nascerá em horários diferentes nas cidades brasileiras, começando no litoral. Segundo a Sociedade Astronômica Brasileira, entre as capitais a primeira deve ser Recife (17h15), seguida por Vitória (17h18), Natal (17h19), Salvador (17h22), Rio de Janeiro (17h26) e Belo Horizonte (17h34). A visibilidade total se dará em apenas parte do país, nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste. 
Segundo o professor do Instituto de Física da Universidade de Brasília (UnB), Paulo Eduardo de Brito, o efeito laranja avermelhado não será visível em todos os pontos do Brasil, mas apenas para as cidades mais próximas do litoral.
“Quando já estiver bem escuro, a lua vai estar escondida e vai ter um tom mais avermelhado. Assim que a lua nascer, por volta de 18h, vai ser possível conferir a lua escondida. Assim que o sol sumir, as pessoas vão conseguir ver a lua avermelhada”, explica Brito. Em regiões mais no centro do país, como em Brasília, esse aspecto não deve ficar tão perceptível.


Horários do Eclipse lunar

Instrumentos

Embora o eclipse tenha uma visibilidade diferenciada dependendo do ponto onde o observador estiver, a lua ficará bem visível a olho nu. Quem quiser conferir com maior nitidez a superfície dela ou o efeito laranja avermelhado pode usar telescópios, lunetas binóculos ou até mesmo câmeras fotográficas equipadas com lentes contendo bons zooms.
Além da lua, no eclipse lunar desta sexta-feira, o planeta Marte também ganhará visibilidade e instrumentos de observação podem contribuir para conferir este e outros planetas, como Vênus, Júpiter e Saturno.

Atividades

Variados grupos se mobilizam para acompanhar o espetáculo. Em Brasília, o clube de astronomia da cidade vai reunir interessados na Praça dos Três Poderes, com instrumentos de observação disponíveis aos interessados. “Vamos ter telescópios e pessoas que possam explicar o fenômeno. Aqui em Brasília, vamos pegar só o final do eclipse, mas até 19h20 a lua vai estar saindo da sombra da terra”, conta o presidente do clube, Augusto Ornellas.
Diversas universidades vão abrir seus observatórios para que curiosos possam acompanhar o espetáculo. Será o caso da Universidade Federal de São Carlos e da Universidade Federal do Ceará. Em Campinas, o observatório municipal, o primeiro do país, vai também disponibilizar telescópios em uma sessão guiada para observar a lua e o planeta Marte. As inscrições foram encerradas devido à grande procura.
Em São Paulo, o Centro Cultural Butantã (CCB) vai promover um evento em seu terraço para os observadores. Em Niterói, a prefeitura vai abrir o Parque Municipal para que moradores possam acompanhar o eclipse do local. Os portões ficarão abertos até as 20h.

Como fotografar o eclipse lunar

O coordenador de fotografia da Agência Brasil, Marcello Casal Jr., dá algumas dicas de como fotografar o eclipse lunar: 
- Usar um tripé e disparador remoto. A recomendação vale para câmeras ou smartphone
- Evitar movimentos bruscos para que a câmera ou o celular não vibrem
- No caso de câmeras profissionais, usar o ISO corretamente. O ISO mede a sensibilidade do sensor à luz. Quanto maior o ISO, mais sensível ele está e, com isso, amplia a claridade e captação de luz. Quanto menor o ISO, menos informações serão captadas
- No caso de smartphones, que têm sensor pequeno e lente de dimensões reduzidas, é importante um bom enquadramento. A captação de nuvens podem ajudar a compor uma boa foto. "Timelapses” podem render boas e lindas misturas de fotografia e vídeo que captam a mudança de luz.
Fonte: agenciabrasil

quinta-feira, 26 de julho de 2018

Empresário é preso suspeito de aplicar golpe de R$ 1 milhão em cilindros de oxigênio na Santa Casa de Passos
A Polícia Civil de Passos (MG) prendeu na manhã desta quinta-feira (26) um empresário suspeito de aplicar um golpe de cerca de R$ 1 milhão na Santa Casa de Misericórdia da cidade. Segundo o delegado responsável pelo caso, Felipe Capute, o empresário fornecia oxigênio para o hospital, mas na entrega dos cilindros, alguns eram entregues vazios.

Com o empresário, a polícia apreende cinco veículos, além de joias e R$ 7 mil em dinheiro. Conforme a polícia, os desvios acontecem há pelo menos 9 anos. Segundo a polícia, o homem recebia os cilindros de um fornecedor, trocava os lacres, recebia pelo produto, mas entregava uma quantidade menor.

Um funcionário da Santa Casa que teria envolvimento no golpe, já foi identificado e deverá ser indiciado.
O empresário foi levado para a delegacia da cidade e deverá ser transferido pra o presídio.

Fonte: g1 sul de minas

Maior eclipse total da Lua do século 21 ocorre nesta sexta

Olhar para o céu no início da noite de amanhã (27) será um convite obrigatório. A partir das 16h30 começa o eclipse lunar mais longo do século 21, que deve durar cerca de uma hora e 43 minutos. Em quase todo o planeta será possível acompanhar o fenômeno que, geralmente, ocorre duas vezes por ano, com um tempo de duração de 60 a 80 minutos, podendo durar até muito menos. Em 2015, por exemplo, a cobertura total da Lua durou apenas 12 minutos.
“Agora a Lua vai atravessar bem no centro da sombra da Terra”, explicou a pesquisadora Josina Nascimento, do Observatório Nacional. E é por isso que vai demorar mais tempo até que ela volte a aparecer. Mas, no Brasil, essa fase do eclipse não será visível pelo período integral de 104 minutos. “Toda a parte leste do Brasil vai ver a Lua nascer já durante o eclipse total. Dependendo do lugar, no Rio de Janeiro, por exemplo, a Lua vai nascer 17h26, quando o céu ainda estará claro. Por volta de 18h13, fica mais visível e é quando começa o eclipse parcial [quando a Lua começa a sair da sombra da Terra]”, afirmou.
O eclipse da Lua acontece quando o Sol, Terra e Lua ficam alinhados nesta ordem. O Sol, iluminando a Terra, faz uma sombra no espaço em duas partes: a penumbra, que ainda revela raios do Sol, e a umbra que não recebe qualquer feixe de luz. “Quando a Lua, caminhando em torno da Terra, penetra totalmente na sombra escura temos o eclipse total”, completou a pesquisadora.
No Brasil, em toda a parte leste do país, a Lua já vai nascer na fase total do eclipse, fase que termina às 18h13, no horário de Brasília. A partir desse horário, a Lua começa a sair da sombra mais escura da Terra [umbra], iniciando o eclipse parcial, que dura até 19h19. O fenômeno completo, que inclui a fase penumbral do eclipse, termina às 20h29. Segundo Josina, o eclipse total será visto por toda as regiões Sul, Sudeste e Nordeste. “O Centro-Oeste e parte da Região Norte verá o eclipse parcial e a parte mais a oeste da Região Norte verá somente o eclipse penumbral”, disse.
Se o tempo do fenômeno já carrega um grau de ineditismo, o espetáculo promete ser ainda maior pelas cores com as quais a Lua despontará no horizonte: um efeito laranja avermelhado que dá nome à Lua de Sangue, provocado durante o eclipse total.
“Depois que o sol se põe você tem a tonalidade do horizonte avermelhado que é causado pelos raios de sol passando pela atmosfera. Ou seja, mesmo sem ver o sol, ainda recebe um pouco dessa luz. Os tons vermelhos são os menos filtrados e acabam se destacando mais. O mesmo acontece no eclipse total da Lua. Quando está totalmente na umbra [sombra mais escura da Terra] fica totalmente escura mas ainda chega à Lua os raios solares que passam pela atmosfera da Terra. Passam os mais próximos do vermelho e ela fica com essa tonalidade”, explicou a pesquisadora.
O show celeste ainda promete a maior visibilidade de planetas que estarão na mesma linha. Marte, sem dúvida, merecerá o destaque por estar, desde o início do ano, em máxima brilhância, se destacando como um ponto vermelho ao lado da Lua. O pico desse efeito está previsto para o dia 3 de agosto, mas já é impossível ignorar a presença desse planeta visto a olhos nus. “Júpiter também estará no alto. Vênus está a oeste e Saturno estará entre Marte e Júpiter, na mesma linha, também muito brilhante mas menos que Marte.”
Fonte: agenciabrasil

quarta-feira, 25 de julho de 2018

Arroba do boi gordo deve ficar firme em agosto

Preocupação do setor está no crescimento dos custos da ração, que podem ser alavancados por uma exportação maior de grãos para a China


O presidente do Sindicato Rural de Campo Grande (MS), Ruy Fachini, disse esperar uma reação mais intensa dos preços da arroba do boi gordo no mercado físico a partir de meados de agosto, em linha com um possível aumento na demanda por carne bovina. Nos bastidores do Global Agribusiness Forum (GAF 2018), o executivo, que também integra a diretoria da Federação da Agricultura e Pecuária do estado (Famasul), destacou que as cotações já estão em ritmo de recuperação, porém, gradual.

“O que tem nos preocupado muito é o aumento de insumos para ração. Se houver crescimento nas exportações de grãos para a China, o setor agrícola ganha, mas a pecuária perde”, ponderou, em referência aos efeitos da guerra comercial estabelecida entre norte-americanos e chineses. A questão dos custos tem desestimulado a adoção de confinamento em Mato Grosso do Sul. “Em um momento que não temos mais pastagens”, enfatizou.

Ainda sobre a guerra comercial, Fachini afirma que, grosso modo, a pecuária norte-americana pode sair beneficiada. “O gado produzido nos EUA pode ter o custo reduzido, já que os grãos colhidos no país estão mais baratos, dada a ampla oferta interna com a diminuição das vendas para a China”, analisa. 

Fonte:canalrural.uol

PM e ICMBio fiscalizam trilhas



PASSOS - A Polícia Militar do Meio Ambiente e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) responsável pelo Parque Nacional da Serra da Canastra, realizaram no último domingo uma ação de fiscalização para coibir o turismo predatório de trilheiros de moto ou carros 4x4 em áreas de preservação ambiental. A ação deste fim de semana foi realizada na região dos Canteiros, Vale do Céu e no Quilombo, em cerca de 160 km. 

Desde o início do ano, estão sendo realizadas ações planejadas para ajudar a combater a prática dessas atividades, que provocam sérios danos ao meio ambiente. Segundo o ICMBio, o principal problema é que não são respeitadas as estradas existentes, com abertura de diversas “trilhas” novas pelos veículos off road em áreas de campos nativos, com destruição da vegetação, afugentamento da fauna e remoção do solo nas trilhas, causando erosões. 

“Os solos das encostas e dos chapadões são sensíveis. A abertura de trilhas pode causar danos irreversíveis, e o problema é visível principalmente no Chapadão da Babilônia e região de São José do Barreiro, onde há maior concentração de motociclistas, e é observada frequentemente a abertura de novas trilhas, além de relatos de rompimento de cercas e desrespeito aos limites das propriedades”, explicou o chefe do parque, Fernando Tambelini Tizianel. Segundo ele, além da depredação provocada pelos veículos no solo, o barulho dos veículos também prejudica a biodiversidade, porque afasta e assusta animais, entre eles alguns de espécies ameaçadas de extinção. 

Em alguns locais, têm sido abertas diversas trilhas em áreas com alta declividade que podem evoluir para uma voçoroca. Além dos danos ao meio físico e biológico, o impacto visual descaracteriza a beleza cênica dos chapadões.

A circulação de veículos em áreas de preservação é crime ambiental e a multa é de cerca de R$5mil, além de apreensão do veículo e até detenção dos motoristas, em casos mais graves. A Polícia Militar do Meio Ambiente alerta para a responsabilidade dos donos de propriedades localizadas próximas a unidades de conservação, que também devem ajudar a evitar a criação de novas trilhas. “O proprietário que for conivente com a depredação também pode ser penalizado se facilitar o acesso desses trilheiros a áreas de preservação, ele não pode ser conivente com um crime ambiental”, alertou o subtenente Gilmar Santos Souza, que coordenou a equipe da Polícia Militar do Meio Ambiente de Passos durante a operação no domingo.

Segundo ele, participam do trabalho de fiscalização do parque as unidades policiais das cidades de Cássia, Passos e São Roque de Minas. 

Apesar do empenho das equipes, a fiscalização é dificultada pela extensão do parque e pela facilidade de divulgação entre os trilheiros de ações de fiscalização. “Muitos motoqueiros ficam sabendo que estamos em campo e mudam os trajetos, por isso, nosso trabalho depende muito mais da conscientização da população do que de uma fiscalização mais rigorosa”, avaliou. 

Da mesma forma, o chefe da unidade de conservação, Fernando Tambelini Tizianel, alertou sobre a importância da divulgação dos danos provocados pelos trilheiros. “É necessário o envolvimento de operadores turísticos da região para divulgar informações quanto aos danos ocasionados pela prática de off road de incentivar o uso de estradas existentes”, afirmou. 
 
Sem placas
A circulação de veículos sem placa é outro fato combatido pelos policiais e agentes do ICMBio. Conforme dita a legislação de trânsito, o uso de veículos sem placa só é permitido em circuitos fechados ou em competições nos locais autorizados; não são veículos próprios para circular em estradas oficiais. Nas Portarias do Parnacanastra, é proibida a entrada de veículos não emplacados.

Fonte: clicfolha

Celular se torna principal forma de acesso à internet no Brasil

Acesso internet celular

A conexão à internet somente pelo celular se tornou a forma mais comum de navegar na web no Brasil. A conclusão é da pesquisa TIC Domicílios 2017, produzida pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.Br), vinculado às Nações Unidas e ao Comitê Gestor da Internet no Brasil. O levantamento divulgado ontem (24) é um dos mais importantes do país sobre o tema.
Em 2017, 49% dos lares brasileiros dependiam de um celular para acessar a rede mundial de computadores. O índice foi pela primeira vez superior aos domicílios que usam tanto dispositivos móveis quanto computadores de mesa (os chamados desktops) para se conectarem. Dos lares pesquisados, 19% acessavam a internet mas não possuíam computador.
A exclusividade da conexão móvel está mais presente nas classes de menor renda. Enquanto na classe A o índice de domicílios com acesso à web e computador é de 98%, nas classes D e E esse índice é de apenas 7%. Entre os usuários deste segmento, 80% dependem de um celular pra navegar. Essa prevalência se manifesta também nas áreas rurais (72%) e no recorte de gênero, estando presente mais entre mulheres (53%) do que entre homens (45%).
O fator socioeconômico foi confirmado pelos entrevistados como barreira. A dificuldade de pagar pelo serviço foi apontada como principal obstáculo à conexão, mencionado por 27% dos entrevistados. Os dados revelam desigualdade no acesso à internet em geral com índice na casa dos 30% nas classes D e E e em 99% na classe A.
“Existe uma população de internautas no Brasil que tem relação exclusivamente mediada pelo telefone celular. Isso está ligado ao marcador socioeconômico. Os de A e B combinam atividades mais convenientes pelo celular e outras pelo computador, quando requer teclado ou tela maior. Quem não tem acesso ao computador utiliza apenas o celular e isso acaba sendo um fator de limitação dos serviços que a pessoa acessa e das habilidades que vai desenvolver”, analisa Winston Oyadomari, coordenador da pesquisa.
O coordenador acrescenta que esta exclusividade da conexão móvel muitas vezes não significa que seja por meio de tecnologias 3G ou 4G, ficando limitada, em determinados casos, apenas às transmissões sem fio conhecidas como Wi-Fi.

Limites econômicos

Na avaliação de diretor do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e Serviço Móvel Celular e Pessoal (Sinditelebrasil), Alexander Castro, as restrições econômicas de uma parcela da população fazem com que ela busque a conexão via celular em razão dos planos serem mais acessíveis e terem mais opções. “A banda larga móvel apresenta muito mais opções para a população, em termos de planos e preços, do que a banda larga fixa. Esta última trabalha com o plano ilimitado, com variação por velocidade", compara.
Segundo Castro, o preço médio do megabit no Brasil caiu de pouco mais de R$ 21,8 para R$ 4,64 entre 2011 e 2017. Contudo, por conta da situação econômica do país ainda há dificuldade nas camadas mais pobres de adquirir o serviço. “Com a crise, o desemprego, a população se manteve sem condições de contratar, mesmo com a queda nos preços”, opina.

Qualidade

Na avaliação da advogada que ocupa uma das representações da sociedade civil no Comitê Gestor da Internet Flávia Lefévre, o aumento da dependência do celular é uma tendência preocupante, já que evidencia a desigualdade entre ricos e pobres no acesso à Internet. Além disso, as limitações destes aparelhos e das conexões móveis, como planos com limites de dados, fazem com que a qualidade do acesso seja consideravelmente pior. São restrições que dificultam tarefas como assistir a filmes, baixar documentos pesados, usar chamadas de voz, acessar serviços de governo eletrônico, entre outros.
Par Lefévre, que também integra a campanha Internet Direito Seu, os brasileiros que dependem do celular vão ficar a mercê de pacotes limitados e dos serviços patrocinados, que não consomem dados da franquia. “Essas pessoas vão ficar sujeitas aos aplicativos ‘gratuitos’, à seleção editorial do Facebook. A internet vai virar o Facebook, o Whatsapp ou os apps definidos pela operadora. A gente não pode considerar que alguém com essa qualidade de acesso esteja sendo incluído digitalmente”, comenta.
Fonte: agenciabrasil

Governo deve cortar mais de R$ 5 bi de benefícios irregulares do INSS

Até o final do ano, mais de R$ 5 bilhões gastos em benefícios da Previdência Social deverão ser cortados por causa de irregularidades, que estão em apuração no Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU).

O corte segue o trabalho de revisão de benefícios sociais feito pelo Comitê de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas Federais (CMAP), criado em abril de 2016 com a Portaria Interministerial nº 102, e formado por técnicos e dirigentes da CGU e dos ministérios do Planejamento, da Fazenda e da Casa Civil.

Conforme o Secretário Federal de Controle Interno da CGU, Antônio Carlos Bezerra Leonel, ainda não é conhecido o número de pessoas que perderão os benefícios por causa de fraude. A CGU não divulgou quais irregularidades estão em apuração.

Nesta terça-feira (24), o governo anunciou a suspensão de 341.746 auxílios-doença e 108.512 aposentadorias por invalidez, que totalizam R$ 9,6 bilhões no pagamento de auxílios-doença acumulado entre o segundo semestre de 2016 e 30 de junho de 2018.

Até o fim do ano, serão revisados 552.998 auxílios-doença e 1.004.886 aposentadorias por invalidez.

Bolsa Família
Além de benefícios previdenciários, o CMAP revisou os benefícios pagos pelo programa Bolsa Família. Em dois anos, 5,2 milhões de famílias foram excluídas, e outras 4,8 milhões entraram no programa.

“No caso do PBF [Bolsa Família] não há propriamente uma economia de recursos, mas a focalização do programa”, assinala o ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame. Segundo ele, a exclusão de pessoas recebendo benefícios de forma irregular permitiu manter zerada a fila de espera de novos cadastrados no programa.

Os anúncios de corte de benefícios sociais e previdenciários são recebidos com cautela pela sociedade civil.

Lylia Rojas, do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), argumenta que falta à medida “transparência necessária” e que há casos de pessoas que tem o benefício indevidamente cortado e depois recuperam o direito na Justiça, gerando mais gastos ao erário.

Para o diretor-executivo da Transparência Brasil (ONG), Manoel Galdino, as fraudes ocorrem porque "o governo é desorganizado" e não mantêm a base dos cadastros eletrônicos interligados – o que dificulta cruzamentos, e não divulga informações sobre envolvidos e a abertura de processos.

Para Gil Castelo Branco, do site Contas Abertas, “é preciso que seja feito regularmente um trabalho de inteligência para evitar que as fraudes cheguem às atuais proporções”. De acordo com ele, “onde há benefício há alguém tentando se favorecer ilegalmente”.

Fraudes fiscais
Em resposta às críticas, o Secretário Federal de Controle Interno da CGU, Antônio Carlos Bezerra Leonel, afirma que “o corte de benefícios irregulares é na casa dos milhões e que os recursos judiciais são na casa dos milhares”.

De acordo com ele, o Comitê de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas Federais está investindo em tecnologia de informação para melhorar o cruzamento de dados cadastrais e registros administrativos. Ele pondera que a divulgação de nomes de supostos envolvidos em fraude tem que observar a lei, que prevê confidencialidade de dados cadastrais.

Conforme Bezerra Leonel, o governo também criará um comitê de monitoramento das políticas fiscais. Uma portaria está em elaboração na Casa Civil para a implantação de um grupo que apure eventuais fraudes de empresas beneficiadas com isenções de tributos e de renúncia fiscal.

*Colaboraram Samanta do Carmo e Lucas Pordeus Leon, do Radiojornalismo

Fonte: agenciabrasil

terça-feira, 24 de julho de 2018

MG tem sete concursos com 470 vagas e salários de R$ 15,4 mil

Para quem deseja ingressar na carreira pública, o estado de Minas Gerais tem sete concursos com 470 vagas em sete municípios. As oportunidades são para os níveis fundamental, médio e superior em várias áreas de atuação. 
Os salários vão de R$ 5.518,00 até R$ 15.430,50. O prazo para as inscrições variam conforme o edital de cada concurso.

Confira abaixo as vagas: 
MG – Fundação Hospitalar do Município de Varginha
São 23 vagas de nível médio e superior. Há vagas para nutricionista, enfermeiro, médico, entre outroas.
Salário:  até 6.357,69 reais
Inscrições: até 25 de julho pelo site RHS Consult

MG – Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso
São 119 vagas de nível médio e superior.
Salário: 5.518 reais
Inscrições: até 27 de julho pelo site Imam

MG – Prefeitura de Santa BárbaraSão 65 vagas para nível fundamental, médio e superior. Há oportunidades para bibliotecário, contador, auditor, engenheiro civil, engenheiro ambiental, nutricionista, entre outros.
Salário: até 15.430,50 reais
Inscrições: até 3 de agosto pelo site da Fundep

MG – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais
São 97 vagas de nível médio e superior. Há vagas de nível superior para engenheiro de produção, psicólogo, assessor jurídico, auditor, entre outras.
Salário: até 5.671,67 reais
Inscrições: até 10 de agosto pelo site Gestão Concurso

MG – Prefeitura de Itatiaiuçu
São 36 vagas de nível médio, técnico e superior. Há vagas para enfermeiros, médicos, cirurgião dentista, entre outras.
Salário: 13.802 reais
Inscrições: 10 de agosto pelo site Gestão de Concursos

MG – Prefeitura de Juiz de Fora
São 94 vagas para nível fundamental, médio e superior. Há oportunidades na área de saúde, como para médico e cirurgião dentista.
Salário: até 11.293,86 reais
Inscrições: até 20 de agosto pelo site da AOCP

MG – Prefeitura de Malacacheta
São 36 vagas de nível fundamental, médio e superior. Há vagas para assistente social, enfermeiro, médico.
Salário:  até 12.088 reais
Inscrições: até 5 de setembro pelo site Elo Assessoria

Fonte: popmundi