Após denúncia, bebê com problema no coração é operada
A pequena Isabely Beatriz Orlando Dias, de apenas 2 meses, passou por cirurgia na quarta-feira, 17, no Incor (Instituto do Coração) em São Paulo.
Segundo Alex Dias, pai de Isabely, a filha foi diagnosticada com problema no coração e necessitava urgentemente de uma cirurgia. A denúncia foi feita na Rádio Difusora no dia 8 de janeiro.
Ainda segundo o pai da criança, a família, que reside no bairro City Petrópolis, em Franca, foi informada que a cirurgia só poderia ser feita em três cidades do país: São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e São Paulo.
Em um primeiro momento, a Santa Casa informou que a paciente havia sido colocada em uma fila de espera para a realização da cirurgia. No entanto, a Secretaria de Estado da Saúde, órgão responsável pela fila de espera, informou, por meio de nota, que não constava qualquer pedido de cirurgia referente à paciente na Central de Regulação e Ofertas de Serviços de Saúde (Cross). Logo após, a Santa Casa informou que o caso de Isabely não era classificado como urgência e que, por esse motivo, ela tinha sido encaminhada para atendimento ambulatorial.
Desesperados com a situação, os pais até lançaram uma campanha pelas redes sociais para arrecadar dinheiro e pagar a cirurgia num hospital particular.
O secretário municipal de Saúde, Rodolfo de Moraes, foi informado a respeito do caso, se mobilizou e conseguiu uma vaga para a consulta em São Paulo, onde o procedimento foi realizado.
“Ela entrou na sala de cirurgia às 16h e a operação só terminou às 21h. No final da cirurgia, deu uma arritmia e precisou colocar uma marcapasso que deverá ser retirado em 15 dias”, explicou Alex Dias, em entrevista à Rádio Difusora nesta quinta-feira, 18.
Ainda segundo Alex, a reportagem foi fundamental para o problema ser resolvido. “Depois da denúncia o negócio começou a se desenrolar. Depois o secretário da saúde conseguiu a vaga aqui no Incor. Se alguém tiver com algum problema tem que denunciar, colocar a boca no trombone”, disse Dias.
Isabely Beatriz ficará internada aproximadamente um mês no Incor devido ao processo de recuperação.
Fonte:gcn.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário