Ministério da Saúde confirma 944 casos de recém-nascidos com microcefalia
Boletim divulgado ontem (30) pelo Ministério da Saúde informa que 944 bebês nasceram com microcefalia e outras alterações do sistema nervoso, sugestivas de infecção congênita. Foram registrados 4.291 casos em investigação.
Os números se referem a registros feitos entre outubro de 2015, quando o ministério começou a investigar a relação entre o vírus Zika e a microcefalia, e 26 de março desse ano.
Do total de 944 confirmados, apenas 130 tiveram exame laboratorial positivo para o Zika. Mas a área técnica do Ministério da Saúde tem defendido que 130 é número menor do que o total de casos relacionados ao vírus. Isso ocorre porque o exame de laboratório para confirmar a ação do Zika não foi feito em todos os bebês.
Do total de 6.776 casos registrados de bebês com suspeita de terem a malformação, 1.541 foram descartados por apresentarem exames normais, ou apresentarem microcefalias e/ou alterações no sistema nervoso central por causas não infeciosas.
A maioria foi registrada na região Nordeste, (5.315 casos), o que corresponde a 78%, sendo o Pernambuco o estado com o maior número de casos que estão sendo investigados (1.207).
A microcefalia pode ter como causa diversos agentes infecciosos, além do Zika, como sífilis, toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus e herpes viral.
Nesta semana, os estados do Acre, Amapá, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul informaram a circulação autóctone do Zika. Dessa forma, todas as 27 unidades da Federação confirmam a circulação interna do vírus.
Fonte:Agência Brasil
terça-feira, 29 de março de 2016
TAXISTA É ESFAQUEADO E TEM CARRO ROUBADO DURANTE CORRIDA EM ITAÚ DE MINAS
Um taxista de 53 anos foi assaltado e esfaqueado no final da tarde desta segunda-feira (28), enquanto fazia uma corrida na cidade de Itaú de Minas/MG.
A vítima informou aos militares que foi solicitado por um homem desconhecido para fazer uma corrida até a zona rural do município, quando chegou ao destino o "passageiro" sem motivos desferiu dois golpes de faca contra o taxista, que atingiram as costas e a região do pescoço.
O taxista foi rendido e teve o veículo de trabalho VW/Gol de cor azul, modelo quadrado, roubado, além de um celular e documentos pessoais.
Um homem que passava próximo ao local deparou com o taxista caído ao solo e o socorreu até o hospital da cidade, sendo posteriormente transferido para a Santa Casa de Misericórdia de Passos.
Fonte:passos24horas
Doze pessoas são presas por assalto a banco em Santa Rita do Sapucaí
Eles teriam participado de assalto à agência do Sicoob nesta segunda (29). Segundo a PM, prisões aconteceram na madrugada desta terça-feira (30).
Onze homens e uma mulher foram presos na madrugada desta terça-feira (29) sob suspeita de envolvimento no assalto a uma agência do Banco Sicoob em Santa Rita do Sapucaí (MG). O assalto aconteceu no final da manhã desta segunda-feira (28). Outras duas pessoas já haviam sido detidas ainda na tarde de segunda-feira. Cerca de R$ 73 mil foram recuperados.
Segundo a Polícia Militar, pelo menos seis suspeitos invadiram a agência bancária nesta segunda-feira e renderam funcionários e clientes. Ninguém se feriu, mas malotes de dinheiro foram levados. Testemunhas disseram que o grupo fugiu em um carro Chevrolet Captiva, de cor prata e placas de São Paulo (SP).
A PM informou que os suspeitos foram encontrados em uma casa no Bairro Recanto das Margaridas. Além dos R$ 73 mil em dinheiro, foram apreendidas com eles três armas. Parte do grupo foi identificada como sendo de Minas Gerais e outra parte, de São Paulo. Os suspeitos foram levados para a delegacia da cidade.
Agência do Sicoob foi assaltada em Santa Rita do Sapucaí (Foto: Reprodução/ EPTV)
2º assalto em uma semana
Este é o segundo roubo a uma agência do Sicoob em menos de uma semana no Sul de Minas.Na última quinta-feira (24), a agência do Sicoob foi atacada em Lambari (MG). Câmeras registraram quando dois homens se passaram por clientes. Um deles rendeu o vigia enquanto o outro foi até o cofre. Eles pegaram o dinheiro dos clientes e do banco e fugiram.
Questionado, o delegado responsável pelo caso, Diego Bruno explicou o que pode levar os criminosos a buscarem essas cidades. "Minas Gerais tem muitos municípios e eles são muito pequenos, com população muito baixa, o que acaba favorecendo um pouco estas ações, porque eles se preparam, se planejam, muitas vezes fazem vigilância e tem informações privilegiadas, tanto que este banco, esta agência, já foi assaltada em outra oportunidade", explicou.
Fonte:g1.globo.com
Preso na Paraíba acusado de matar ex-mulher asfixiada com fio de TV no RN
A Polícia Militar da Paraíba prendeu, na noite desse sábado (26), na cidade de Sapé, o homem acusado de matar a ex-companheira asfixiada com um fio de TV a cabo, na última sexta-feira (25), na região metropolitana de Natal, no Estado do Rio Grande do Norte.
De acordo com a Divisão de Homicídios e de Proteção à Pessoa do Rio Grande do Norte, o crime aconteceu por volta das 21h da Sexta Feira Santa e o suspeito agiu de forma premeditada. O corpo da jovem de 25 anos, Síntia Nadia de Souza foi encontrado despido na sala da casa.
Pedro Gustavo de Lima e Silva, de 31 anos, fugiu para a Paraíba logo após o crime e foi preso durante buscas realizadas por policiais da 3ª Companhia do 7º Batalhão da PM, que receberam informações sobre o suspeito através de policiais militares do Rio Grande do Norte, por meio de um grupo de aplicativo de mensagens instantâneas (whatsapp).
De acordo com o tenente Lucenildo Roberto, da Polícia Militar da Paraíba, o acusado fugiu do Rio Grande do Norte em uma moto e foi encontrado escondido em uma casa, na Zona Rural de Sapé. “Assim que aconteceu o crime, começamos a receber as informações de que o suspeito teria fugido para a casa do pai, que fica aqui na cidade de Sapé, foi quando de forma ininterrupta começaram as buscas pelo acusado. Durante a noite desse sábado, localizamos a casa que o pai conseguiu para ele ficar escondido e prontamente prendemos o suspeito, que ainda tentou fugir pulando o muro”, detalhou.
Pedro Gustavo confessou o crime e deu detalhes de como fez para tirar a vida da ex-companheira, com quem tem um filho de 10 anos.
O acusado foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil, em Sapé, e será levado para o Estado onde aconteceu o crime pelos próprios policiais civis do Rio Grande do Norte.
Fonte:portaldolitoralpb
Menina descarrega a pistola em namorado e pede socorro
Foto: Átila Alberti.
Uma adolescente, de 14 anos, é a principal suspeita de matar a tiros o namorado, de 19, na tarde desta segunda-feira (28), em Fazenda Rio Grande. Na delegacia, com os dois olhos roxos, a garota disse que o jovem duvidou que ela fosse atirar.
O crime ocorreu na residência em que o casal estava morando há quatro meses, na Rua Rio Madeira, no bairro Iguaçu. Depois de supostamente descarregar uma pistola nove milímetros contra o rapaz, a adolescente gritou por socorro, mas nada pôde ser feito.
A garota permaneceu na casa mesmo depois de constatada a morte e foi apreendida pelos policiais. Na delegacia, segundo o delegado, ela disse que estava brigando há algum tempo com o namorado. Em uma das discussões, o rapaz teria deixado um dos olhos dela roxo.
Conforme a adolescente relatou à polícia, depois da agressão ela tentou sair de casa, mas o namorado insistiu para que voltasse. Nesta segunda, o casal voltou a brigar e, desta vez, ele teria feito um hematoma no outro olho da garota.
Fonte: parana-online
Mulher é achada morta dentro de sala de cinema de shopping
Foto de: Divulgação
Na poltrona ao lado, estava uma embalagem com pipoca e uma faca. Como a mulher não apresentava sinais de violência, a hipótese é de que ela tenha tirado a própria vida
Uma mulher foi encontrada morta dentro de uma sala de cinema em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
No início da noite de segunda-feira, dia 28, por volta das 19h30, funcionários de um cinema dentro do Shopping Iguatemi entraram na sala 01 para realizar a limpeza do local, uma vez que uma sessão tinha se encerrado. Em uma das poltronas, uma mulher estava morta, com um corte na veia femoral da perna esquerda e outro corte na jugular, feito também no lado esquerdo, segundo o site Porto Alegre 24 Horas.
Na poltrona ao lado, estava uma embalagem com pipoca e uma faca. Como a mulher não apresentava sinais de violência, a hipótese é de que ela tenha tirado a própria vida.
A sala de cinema foi interditada por cerca de 3 horas a fim de que fossem realizados os trabalhos de perícia e remoção do corpo. Em nota, o shopping lamentou o ocorrido. "O Shopping Center Iguatemi Porto Alegre lamenta profundamente o ocorrido. O empreendimento reforça que segue à disposição das autoridades competentes para solução do caso", diz a nota.
A identidade da mulher não foi divulgada e o caso será investigado.
Fonte: gcn
segunda-feira, 28 de março de 2016
Mulher proíbe marido de jogar bola e acaba espancada
Um eletricista espancou a mulher na frente do filho do casal, que tem apenas 2 anos. A briga, registrada no Jardim Aeroporto 3 em Franca-SP, na Sexta-Feira Santa, 25, teve início quando o homem se preparava para sair para jogar bola com os amigos. A mulher não concordou e teve início uma discussão acalorada que terminou em chutes e pontapés.
O eletricista agrediu a mulher na frente da criança. A dona de casa acionou a PM, que foi até o local, mas o agressor já havia fugido.
A vítima registrou a ocorrência no Plantão Policial.
Fonte:gcn
Censo Escolar: 3 milhões de alunos entre 4 e 17 anos estão fora da escola
Os dados do Censo Escolar de 2015 mostram que as matrículas diminuiram em todas as etapas de ensino, menos na creche, que atende as crianças até os 3 anos de idade. Os números refletem a queda da população, em geral, que tem reduzido entre criança e jovens, mas, de acordo com especialistas ouvidos pela Agência Brasil, refletem também desafios para o sistema educacional. São 3 milhões de crianças e jovens de 4 a 17 anos fora das salas de aula, e que, por lei, deverão ser incluídos até este ano. O censo foi divulgado nessa semana pelo Ministério da Educação (MEC).
As idade mais críticas são 4 anos, 690 mil de crianças não são atendidas, e 17 anos, em que 932 mil adolescentes deixaram os estudos. O censo mostrou que a pré-escola, voltada para crianças de 4 e 5 anos, teve uma redução de 1% de matrículas em relação a 2014, passando de 4,96 milhões para 4,92 milhões, aproximadamente. Foi a primeira queda desde 2011. O ensino médio, que já reduzia as matrículas pelo menos desde 2010, teve, desde então, a maior queda, entre 2014 e 2015, de 2,7%. O número de estudantes passou de 8,3 milhões para 8,1 milhões.
“Nos dois casos, ainda tem um percentual alto de crianças fora da escola e a gente não pode desperdiçar essa janela de oportunidade, de conseguir inserir mais crianças na rede escolar”, diz a superintendente do Todos Pela Educação, Alejandra, Meraz Velasco. A educação até os 17 anos é obrigatória no Brasil de acordo com a Emenda Constitucional 59 e com o Plano Nacional de Educação (PNE). Termina neste ano o prazo previsto no PNE para que todas as crianças e jovens de 4 a 17 anos estejam matriculados.
Crise
Para o coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara, a crise orçamentária pela qual passam tanto União, quanto estados e municípios, impacta a educação. “Não só na redução das matrículas, mas na dificuldade de expansão. Ao invés de estarmos diminuindo ou patinando, precisaríamos aumentar o número de matrículas”, diz.
Cara ressalta que isso é necessário até mesmo no ensino fundamental, tido como universalizado. “Temos 1% das crianças fora da escola, não pode sobrar ninguém. Para aquele 1%, a educação é definitiva para várias possibilidades na vida. Educação não pode ser secundarizada, tem que ver as opções orçamentárias que o Brasil faz”.
Ensino médio e pré-escola
Os cenários da educação infantil e do ensino médio são diferentes. Enquanto no ensino médio, a falta de atratividade, a busca por trabalho, a gravidez precoce fazem com que estudantes abandonem os estudos, no ensino infantil faltam salas de aula para incluir todas as crianças. No ensino médio, a maior parte dos jovens está na cidade e, na pré-escola, está no campo.
“O ensino médio não é atrativo para os alunos. O abandono é maior que em outras etapas”, diz o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Eduardo Deschamps. Outro fator que pode ter levado à queda foi a implantação do 9º ano do ensino fundamental, que começou em 2006. As escolas tinham até 2010 para se adequar. Aqueles que entraram no ensino fundamental em 2006, concluiram os nove anos no ano passado. Assim, estudantes que iriam para o ensino médio, no ano passado, acabaram indo para o 9º ano, o que impactou nas matriculas.
Reformulação do currículo
O Consed aposta na reformulação do ensino médio para atrair mais os jovens. Entre outras mudanças, a intenção é que parte do currículo seja dedicado ao ensino técnico ou outros caminhos que poderão ser escolhidos pelos estudantes. A questão está em discussão na definição da Base Nacional Comum Curricular.
Já na pré-escola, segundo a vice-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Manuelina Martins, há um esforço enorme de todas as secretarias para incluir esses alunos. “A maioria das crianças de 4 e 5 anos que estão fora da escola está no campo. O pai não manda porque acha que é muito pequena. O fechamento de escolas rurais pode ser um dos fatores que contribuiu para a redução das matrículas, não podemos descartar essa possibilidade”.
Manuelina explica, no entanto, que o cenário é complexo. “Houve o esvaziamento do campo. As pessoas estão vindo mais para a cidade. E as escolas do campo que atendiam um número bem significativo de alunos, tiveram redução enorme”. Manter essas escolas fica caro, de acordo com Manuelina, as matrículas nessa unidades custam de 50% a 80% a mais do que as matrículas na cidade. “Fica caro ofertar essa educação, porque uma escola que atendia 50 estudantes, hoje tem 15. O gestor acaba optando por transportá-los para a área urbana. Mas tem se feito um esforço enorme para manter a escola e tem municípios que estão construindo escolas rurais”.
A creche, que atende a crianças com até 3 anos, foi a única etapa regular que apresentou aumento nas matrículas, 5,2% a mais que em 2014. O número de crianças atendidas passou de 2,9 mihões para 3 milhões aproximadamente. O número vem crescendo desde 2010. A maioria das creches está na zona urbana (76,3%) e 40,7% são privadas, a maior participação da iniciativa privada em toda a educação básica.
Para garantir o cumprimento da lei, o MEC fará uma busca ativa para localizar jovens de 15 a 17 anos que estão fora da escola. Além dos estados e municípios, o ministério buscará a ajuda de agentes de saúde, assistência social, entre outros para contactar os jovens. Quanto à pré-escola, o MEC afirma que tem priorizado, junto com os municípios, a construção de pré-escolas e de módulos que atendam a essa faixa etária.
Educação para Jovens e Adultos
Além da educação regular, a queda de matrículas na Educação para Jovens e Adultos (EJA) preocupa os especialistas. No total, 3,4 milhões de adultos frequentavam a escola em 2015, número 4,5% menor que em 2014. A queda já vinha ocorrendo desde 2007, segundo os dados divulgados pelo MEC.
“A queda de matrículas é uma vergonha. Nao é de hoje, é uma queda constante. A EJA é um atendimento que tem uma especificidade, é importante, dá uma opção para as pessoas que abandonaram a escola, que não se adequam ao sistema regular porque há uma desagregação por faixa etária”, diz Alejandra. “A EJA deveria ter ótimos centros, ótimos programas que incorporassem a vivência da pessoa com uma idade maior, que já tem uma vivência no trabalho e tem um cotidiano muito diferente do aluno do regular”.
Cara diz que quando há dificuldade, as escolas rurais e a EJA são as que mais sofrem com os cortes. “A EJA não tem sido tratada como um direito, mas como uma etapa secundarizada. Gestores priorizam crianças e adolescentes. Acreditam que jovens e adultos que não conseguiram estudar no tempo regular, não têm tanta prioridade. Um aluno da EJA representa resiginficação do processo de ensino e aprendizagem na escola. Para todas as crianças e adolescentes que convivem com ele, é um exemplo positivo”.
O ponto também foi tratado pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, quando divulgou os dados nessa semana. Segundo ele, há um esforço para aumentar a oferta do ensino técnico junto à etapa. Também entre 2014 e 2015, houve um aumento de 4,8% nas matrículas na educação profissional, chegando ao atendimento de 105,8 mil. A EJA é destaque na nova etapa do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), lançada no início do mês, com a meta de oferecer 2 milhões de vagas.
Mais de 160 mil veículos são esperados no Sistema MG-050 no recesso
O Sistema MG-050/BR-265/BR-491 espera mais de 160 mil veículos durante o recesso da Semana Santa. A AB Nascentes das Gerais, responsável pela administração e operação da via, informa que a movimentação deve começar a partir desta quinta-feira (24), quando mais de 50 mil veículos devem utilizar toda a extensão da via, que liga Juatuba, na região metropolitana de Belo Horizonte, a São Sebastião do Paraíso, na divisa entre Minas Gerais e São Paulo. O outro dia de grande movimentação deve ser no domingo, quando o tráfego deve ficar próximo dos 50 mil veículos novamente. Esse número representa um acréscimo de 20% em relação aos dias normais.
Durante o recesso, a AB Nascentes das Gerais reforça que os motoristas devem prestar atenção nos pontos em obras. Em Mateus Leme, do km 69,1 ao km 75,6, e em Divinópolis, do km 123,6 ao km 127,2, recebem obras de duplicação. Em Itaú de Minas, no km 372, está em construção o trevo em desnível com a MG-344. Nesses pontos, em virtude das obras, a velocidade está reduzida para 40 km/h e os usuários precisam respeitar a sinalização implantada nos locais.
A concessionária reforçará os serviços prestados aos usuários durante o recesso, com colaboradores em ação nos guinchos, no Centro de Controle Operacional (CCO), Atendimento ao Usuário (AU) e praças de pedágio. A AB Nascentes das Gerais disponibiliza o telefone 0800 282 0505 para atendimento aos usuários 24 horas.
O gerente de operações da AB Nascentes das Gerais, Marcelo Aguiar, lembra que, como há previsão de pancadas de chuva para a Semana Santa, o motorista deve checar o estado de conservação das palhetas do veículo. “Se chover, o motorista necessita estar com as palhetas em boas condições, assim como os pneus para garantir sua segurança. É igualmente importante observar os limites de velocidade”, afirma.
Fonte: AB Nascentes das Gerais
HOMEM MORRE ELETROCUTADO EM PASSOS
Um homem de 35 anos, natural de Belford Roxo-RJ morreu eletrocutado no final da tarde deste domingo (27), após um fio energizado tocar na água onde ele se banhava. O acidente foi registrado por volta das 11h da manhã na zona rural de Passos, região conhecida como Três Ilhas.
Bombeiros Militares da 2a. Cia de Passos foram acionados por amigos da vítima que presenciaram a eletrocussão e retiraram o corpo da vítima da água e iniciaram manobras de ressuscitação no rapaz até a chegada dos Bombeiros porém sem êxito.
De imediato, os Bombeiros continuaram as manobras de reanimação enquanto transportavam David da Silva Santos, 35 anos, para a Santa Casa de Misericórdia de Passos, onde uma equipe já estava ciente do fato e aguardando a vítima.
A equipe médica de plantão tentou reanimar o rapaz por mais alguns minutos, até que o médico de plantão vendo que nada mais poderia ser feito constatou o óbito da vítima.
O corpo da vítima, foi levado para o PPI - Posto de Perícias Médicas Integradas onde foi submetido a necropsia e liberado posteriormente.
Fonte:virounoticia
domingo, 27 de março de 2016
POLÍCIA CIVIL DE MINAS GERAIS ALERTA PARA O GOLPE DO FALSO EMPREGO
Uma dica confiável é acessar, na página Sedese, as vagas de emprego do Sistema Nacional de Emprego
O golpe da promessa de emprego continua a fazer vítimas em Minas Gerais. Embora não seja incomum, esta armadilha permanece como uma prática de golpistas, que se aproveitam de momentos de dificuldade e fragilidade das pessoas para agir. Como resultado, a vítima, ludibriada, acaba por realiza pagamentos, mesmo sem ter condições financeiras.
O operário Rafael Vieira, 27, por exemplo, está entre as vítimas recentes. Desempregado há nove meses, ele foi atraído por uma falsa vaga em empresa de ônibus, em Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). “A vaga era para cobrador. Porém, eu tinha que pagar R$ 100 para a taxa de admissão”, conta.
Para a sorte de Rafael, no entanto, o ofertante José Izaias de Oliveira, 43, já estava sob investigação da Polícia Civil de Minas Gerais, justamente por suspeita de aplicar o golpe do falso emprego. Para detê-lo, a corporação montou uma operação para monitorar por telefone uma negociação que envolvia o suspeito e o operário. No momento da negociação de emprego, o suspeito foi preso em flagrante pelo crime de estelionato e Rafael recuperou a quantia transferida.
Jovens na mira
A delegada Silvia Helena de Freitas diz estar acostumada a receber reclamações de pessoas enganadas por golpistas. Inclusive, muitos jovens acabam sendo alvos preferenciais, por estarem à procura do primeiro emprego. “As abordagens aos jovens acontecem ainda nas portas das escolas. Os jovens são convencidos a assinar um contrato, com pagamento antecipado e o emprego não vem”, relata.
De acordo com a delegada, este contrato oferecido pelos golpistas seria, na verdade, para realização de um falso curso para ajudar as pessoas a conquistar as vagas que também não existem. Segundo ela, é bastante comum, nessas situações, a constituição de uma com a finalidade apenas de dar calote nas pessoas. “Por isso, a recomendação é a de sempre pesquisar sobre a empresa nos órgãos de proteção ao consumidor, para saber se existem reclamações”, orienta.
Atenção redobrada
Outro ponto chave que precisa ser observado, segundo a delegada, é a exigência de pagamento prévio em troca de emprego. “O candidato deve desconfiar sempre da cobrança antecipada”, alerta.
Qualquer pessoa que estiver participando de um processo de seleção e notar alguma irregularidade pode fazer uma denúncia na Superintendência Regional de Trabalho e Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego ou procurar o Ministério Público do Trabalho, que investigará o caso.
Se mesmo assim, a pessoa for enganada por uma empresa com a falsa promessa de emprego, a recomendação é registrar Boletim de Ocorrência e ajuizar uma ação para tentar reaver o valor pago. “Neste caso, configura crime contra as relações de consumo e cabe penalidade”, diz. A pena para este tipo de crime varia de 2 a 5 anos em regime fechado, além de multa.
No Mais Emprego, especificamente, o trabalhador pode fazer o seu cadastro online, sem a necessidade de comparecimento a uma unidade física do SINE. É possível, ainda, que o trabalhador verifique uma oportunidade de emprego e, caso se enquadre no perfil da vaga, encaminhe-se, gratuitamente, para o processo seletivo diretamente na empresa.
Por: agenciaminas
sexta-feira, 25 de março de 2016
Chuva causa transtornos em vários pontos de Franca; VEJA
Do:gcn
Ponte que liga o Jardim Palmeiras foi tomada pela enxurrada
A chuva que cai neste momento em Franca já acumula transtornos para a população.
Na rua João Matias da Silva, próximo ao número 237, no Cidade Nova, o asfalto não suportou a vazão da água e acabou rompendo.
Também na rua Zeferino Ferraz, na Vila Santa Terezinha (imagem acima), a água invadiu calçadas chegando próximo a residências e assustou os moradores.
Na rotatória da Afonso Pena (imagem abaixo) no cruzamento com a Hélio Palermo o trecho ficou completamente inundado. O mesmo aconteceu no cruzamento com a Tuffy Jorge.
A ponte do bairro Jardim Palmeiras ficou completamente coberta pela água, tornando impossível passar pelo local.
Foto da ponte que liga o bairro Jardim Palmeiras
O mesmo aconteceu na ponte da General Teles, onde os canos não aguentaram a vazão da água. Na Santa Casa de Franca (imagem abaixo) a chuva invadiu os corredores e invibializou a entrada de funcionários e os pacientes e acompanhantes não conseguiam transitar sem se molhar.
Diversos semáforos do Centro e na avenida Major Nicacio também sofreram pane e pararam de funcionar. A reportagem tentou contato com o engenheiro líder da CPFL, Luís Carlos da Silva, mas ele não atendeu às ligações feitas para o seu celular. Até o momento não existem informações sobre queda de energia na cidade.
O Corpo de Bombeiros informou que até as 14 horas nenhuma ocorrência relacionada a chuva foi registrada.
Mulher posta foto de parto e é denunciada no Facebook
Francie (nome fictício para preservar a mulher) decidiu publicar a foto do parto de sua filha caçula, quando a menina completou um ano
A foto de uma mulher que havia acabado de dar à luz causou polêmica no Facebook e foi apagada da rede social.
A norte-americana Francie (nome fictício para preservar o perfil da mulher nas redes sociais) decidiu publicar a foto do parto de sua filha caçula, quando a menina completou um ano. "Nós planejamos um parto em casa para a nossa segunda filha. Ela veio muito rápido, menos de uma hora depois que eu percebi que estava em trabalho de parto, e ninguém chegou à tempo. Eu gritei para o meu marido pegar a câmera quando estava prestes a empurrá-la para fora. Ele tirou duas fotos", contou ela à revista NY Magazine.
A imagem, postada em um grupo fechado, foi denunciada e apagada do Facebook por mostrar Francie nua enquanto segurava a filha recém-nascida. "O Facebook me mostrou a foto informando que violou normas de nudez. Em seguida, me mostrou outras fotos minhas que supostamente também continham nudez. Nas duas eu aparecia trocando o meu bebê, totalmente vestida", revelou Francie.
O Facebook não permite qualquer imagem que mostre genitais, nádegas ou seios femininos que deixem os mamilos à mostra. Nora Painten, dona do grupo fechado NYC Birth afirmou estar indignada com a situação. "Estes não são atos sexuais. Isto não é pornografia. Espero que mães postando suas fotos de parto (que estão muitas vezes entre seus bens mais preciosos) chamem a atenção para esta questão e permitam que outras compartilhem suas imagens alegres de afirmação da vida. Sem medo de serem envergonhadas e censuradas", explicou Nora.
Fonte:gcn.net
TAXISTA VÍTIMA DE ASSALTO É ATINGIDO POR TRÊS DISPAROS EM PARAÍSO
Na noite de quarta-feira, 23/3, por volta das 21h, o taxista Gaspar João Neves, 54 anos, foi vítima de disparos em uma tentativa de assalto. Segundo informações da Polícia Militar, dois indivíduos teriam solicitado um táxi no Terminal Rodoviário de São Sebastião do Paraíso, com destino ao bairro João XXIII, onde aconteceu a ação.
No caminho, os indivíduos teriam rendido o taxista, que tentou fugir. Durante o fato, um dos suspeitos efetuou três disparos de arma de fogo. Os tiros atingiram a nuca, o braço direito e a região direta do peito do taxista. Apesar da gravidade, Gaspar não corre risco de morte.
Conforme a PM, o taxista foi socorrido e encaminhado ao setor de Urgência e Emergência da Santa Casa, onde passou por cirurgia. De acordo com militares, a vítima relatou que um dos suspeitos aparentava ser menor de idade; o outro, aparentemente maior, possuía uma tatuagem no antebraço esquerdo e uma na panturrilha direita.
Até o fechamento desta matéria, nenhum suspeito havia sido localizado.
Fonte:virounoticia
quarta-feira, 23 de março de 2016
Vídeo mostra mototaxistas brigando por cliente
Do: gcn.net
Uma briga entre mototaxistas movimentou a Praça 9 de Julho na última sexta-feira, 18.A cena foi filmada com um celular e mostra quando dois homens começam a se agredir. Um deles, usando capacete, parte para cima do outro com um pedaço de pau nas mãos e o acerta várias vezes nas costas.Em meio às barracas de camelôs, o homem que aparece sendo agredido com pauladas se apodera de um banco de madeira e acerta o outro rapaz.
A briga teve início quando um passageiro chegou e o mototaxista que estava na frente não teve a vez respeitada, foi então que os dois começaram a discutir.
Segundo Paulo Custódio, presidente do Sindicato dos Mototaxistas, este tipo de problema é frequente no local.
terça-feira, 22 de março de 2016
Traficante esconde crack e cocaína em bola de futebol
Dinheiro, crack, cocaína e até uma bola foram apreendidos
Uma denúncia anônima levou a Polícia Militar a prender um traficante de 33 anos no início da tarde de segunda-feira. O morador do Jardim Brasilândia foi flagrado com vários pinos de cocaína, porções de crack, dinheiro e uma balança de precisão. Parte do entorpecente e o objeto estavam escondidos em uma bola de futebol.
Segundo o cabo Thiago, que, ao lado do cabo Lopes, esteve no local dos fatos, o acusado foi abordado na porta de sua residência. A denúncia feita dava conta de que parte dos entorpecentes estaria escondida dentro da bola. Quando os policiais militares verificaram, os 27 pinos de cocaína e a balança de precisão estavam no interior do objeto. Além disso, com o suspeito, foram localizados mais sete gramas de crack, fracionadas em várias porções, R$ 1.670 em espécie e várias peças de prata de origem duvidosa.
Conduzido até a Dise (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes) de Franca, o homem foi autuado em flagrante por tráfico de drogas pelo delegado Djalma Batista. Posteriormente, acabou recolhido ao CDP (Centro de Detenção Provisória), onde permanece à disposição da Justiça.
Fonte:gcn.net
Polícia Militar Rodoviária dá orientações para quem vai pegar estrada na Semana Santa
Atitudes simples e preventivas garantem a segurança das famílias nas rodovias durante o feriado religioso
Polícia Militar Rodoviária Estadual vai participar da operação Semana Santa, com fiscalizações entre quinta (23//7) e domingo (27/3)
A Polícia Militar Rodoviária Estadual (PMRv) reforça o alerta para os motoristas que vão trafegar pelas estradas durante o feriado da Semana Santa. Por conta do grande fluxo de veículos com destino às cidades históricas e de tradição religiosa, os condutores devem ter atenção redobrada às condições do veículo e das principais vias de acesso e saída de Minas Gerais.
De acordo com a PMRv, mesmo com a queda de 21,8% no índice de mortes nas estradas federais e estaduais que cortam o estado, em 2015 (25 mortes) em comparação com 2014 (32 mortes), cuidados simples e preventivos podem garantir a segurança das famílias nas rodovias.
“É sempre bom estar com a revisão do veículo em dia”, aconselha a chefe da Assessoria de Comunicação Organizacional do Batalhão da PMRv, tenente Grazielly Oliveira. Além do grande fluxo de veículos, a possibilidade de chuvas pode surpreender os motoristas. Desse modo, é importante também “consultar a previsão do tempo e ainda checar a situação atual do trajeto escolhido”, completa a tenente.
A pressa também é responsável por boa parte das infrações e acidentes e do comportamento imprudente dos motoristas. Por isso, uma das recomendações é a de que se faça um planejamento de horário. “A maior parte dos acidentes é provocada nas ultrapassagens”, conta Grazielly. “As colisões traseiras também engrossam a lista de acidentes”, acrescenta.
Para reforçar ainda mais a segurança, a Polícia Militar Rodoviária Estadual vai fazer parte da operação especial de Semana Santa. A fiscalização tem início a partir da meia-noite de quinta-feira (24/3) e se estende até às 23h59 de domingo (27/3).
Pontos críticos
De acordo com a tenente Grazielly Oliveira, alguns dos trechos com maior movimento de veículos são conhecidos pelos altos índices de acidentes. O Anel Rodoviário, em Belo Horizonte, com 27 km de extensão, é um deles, tendo em vista que engloba a união das rodovias BR-262 e BR-381, e segue até a confluência com a BR-040.
A atenção também precisa ser reforçada especialmente nas saídas da capital, onde o fluxo de veículos aumenta de forma considerável. São exemplos as estradas MG-010, MG-424, LMG-808, MG-040, MG-030 e MGC-262, que ligam às cidades históricas, sítios e condomínios fechados.
Rodovias federais
Em relação às rodovias federais, recomenda-se precaução nas rodovias BR-040 e BR-381, que mantêm um calendário de obras e intervenções. Conforme já antecipado pela concessionária que administra a BR-040, a Via-040, no sábado (26/3), das 7h às 18h, estão programados serviços de manutenção e recuperação do pavimento entre Curvelo (Km 400) e Belo Horizonte (Km 543). Haverá, também, estreitamento das pistas (sem interdições) nos sentidos Brasília e Rio de Janeiro.
Ainda no sábado (26/3) das 9h às 16h, a empresa vai realizar pequenos reparos no pavimento da BR-040, entre Belo Horizonte (Km 543) e Nova Lima (Km 550). Na ocasião, haverá estreitamento das pistas (sem interdições) no sentido Brasília. Das 7h às 17h e das 21h às 5h, também entre os dois municípios, estão previstas intervenções entre o Km 570 (Nova Lima) e Km 543 (BH), com estreitamento de pistas, mas sem interdições nos sentidos Brasília e Rio de Janeiro.
Por sua vez, a concessionária Autopista Fernão Dias, que administra a BR-381, alerta aos motoristas quanto à sinalização das obras no Km 588, pista ao norte do município de Carmópolis de Minas, na Região Oeste do estado. As intervenções estarão interrompidas durante o feriado, mas os condutores devem ficar de olho nos desvios e alterações na via.
Cuidados com as crianças
Os motoristas não podem abrir mão dos equipamentos que contribuem para a segurança das crianças. São eles: bebê conforto, para crianças de 0 a 1 ano de idade; cadeirinha, para crianças de 1 a 4 anos de idade; e assento de elevação, para crianças de 4 a 7 anos.
Se o veículo for flagrado sem a cadeirinha, por exemplo, o motorista está sujeito a multa de R$ 191,54, além da perda de 7 pontos na carteira nacional habilitação e retenção do veículo, até que a irregularidade seja resolvida.
Atendimento
Em caso de acidentes em rodovias estaduais, o recomendado é acionar a Polícia Militar Rodoviária pelo telefone 190. Nas rodovias federais, o telefone de emergência da Polícia Rodoviária Federal é o 191.
Além disso, as concessionárias disponibilizam serviços de atendimento médico, socorro mecânico e combate a incêndios. Via 040 – 0800 040 0040 / Autopista Fernão Dias – 0800 2830 381.