Francana completa 100 anos de vida com festa neste domingo
Foto de: Divaldo Moreira
Com a voz baixa e alguma dificuldade para ouvir. Foi assim que a francana Madalena José Dias, que completou 100 anos de vida no último dia 1º de fevereiro. Segundo o gcn.net, com os olhos brilhando e um sorriso no rosto, a centenária, que nasceu em 1917, na fazenda Córrego da Onça, zona rural de Franca, falou um pouco da sua relação com a cidade e os ingredientes fundamentais para uma vida longa e feliz: trabalho, fé e alegria.
“Sempre trabalhei muito durante toda a minha vida. A fé e a alegria de viver me trouxeram aqui. Perdi muitas pessoas pelo caminho, mas tive o privilégio de viver durante muitos anos com todos que amei”, disse.
Acompanhada dos quatro filhos e do marido, Madalena, que trabalhou como cozinheira, churrasqueira, lavadeira, diarista e ainda arranjava tempo nas horas vagas para praticar os ensinamentos de benzedeira que “herdou” da mãe, chegou a Franca em 1950. Antes já havia enfrentado as dificuldades da Revolução Constitucionalista de 1932 e da 2ª Guerra Mundial (1939-1945). “Me lembro vagamente que na época da guerra não recebíamos açúcar e tinha que adoçar o café com as raspas da rapadura que produzia na nossa fazenda”, disse.
Atualmente com problemas para se locomover, a aposentada, que desde que se mudou para Franca vivia no bairro Cidade Nova, vive no Parque São Jorge e está sob os cuidados do único filho vivo, Iris Dias Fernandes, de 74 anos e da nora Ana Lúcia Leite Dias, 69. “Minha mãe sempre teve uma alimentação normal, mas trabalhou durante a vida toda. Sempre fez questão de praticar o bem e, muito religiosa, frequentou a paróquia de Santo Antônio durante muitos anos. Hoje ela recebe a comunhão em casa toda semana”, disse o filho.
Entre os programas preferidos de Madalena estão assistir a novelas e missas do padre Robson, na Rede Vida.
Apesar do registro de Madalena indicar que ela nasceu em 1917, a história contada pelo pai da centenária, que faleceu com 88 anos, é que na verdade ela teria nascido dois anos antes de ser registrada e na verdade teria completado 102 anos.
Com a presença confirmada do filho, nora, netos, bisnetos, primos, sobrinhos e amigos, uma grande festa celebrará neste domingo, 5, os 100 anos de Madalena. “Minha mãe sempre foi uma pessoa muito querida e, além de criar eu e meus irmãos, tivemos muitos irmãos de coração e todos nós fazemos questão de celebrar essa data tão especial”, disse o filho.
A festa acontece em um salão da Vila Aparecida e deve contar com as presença de cerca de 100 pessoas, incluindo familiares de Patrocínio Paulista, Cristais Paulista e São Paulo.
Fonte:gcn.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário