quinta-feira, 14 de junho de 2018

Veículos apreendidos vão a leilão 

em Passos



A Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Passos faz, na sexta-feira, 15, mais um leilão de veículos apreendidos na cidade. Serão cerca de 250 carros e motocicletas que estão depositados nos pátios credenciados da Polícia Civil e que poderão voltar a circular nas vias públicas ou que serão leiloados na condição de sucatas, para serem desmanchadas e retiradas as peças. 
O leilão público, o segundo do ano em Passos, está sendo organizado pelo delegado Paulo Queiroz, titular da Delegacia de Trânsito da cidade e presidente da comissão leiloeira. Mais uma vez, será realizado em uma quadra de esportes particular localizada na rua Canjeranus, 777, no bairro Canjeranus, a partir das 10h.
Dos quase 250 lotes disponíveis, a maior parte são de carros e motos recuperáveis, que poderão voltar a circular. Os demais estão na condição de sucata e só deverão ser arrematados para desmanche e retirada das peças. Os lances mínimos variam de R$30 a R$7 mil, sendo que o mais caro é um GM Prisma, ano 2010, e o mais barato uma mobilete Caloi.

Segundo Paulo Queiroz, repetindo o que já aconteceu no último leilão do Ciretran em Passos, realizado em março, novamente a hasta pública será conduzida por um leiloeiro administrativo do Detran. Portanto, o arrematante não terá de arcar com os 5% de comissão da leiloeira, como ocorria tradicionalmente nos anos anteriores. “Fica até mais barato para quem for arrematar um bem, pois o leiloeiro é pago pelo Estado”, frisou ele.
 
Pagamento
Ao arrematar um lote, o comprador deverá retirar o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) no valor total do arremate, que deverá ser pago em até três dias úteis. No caso dos veículos recuperáveis, o arrematante também terá de pagar, em até 30 dias, o Dpvat (Seguro Obrigatório) e a taxa de licenciamento exercício 2018, sendo que a documentação já sairá em nome do comprador.

Quem adquirir as sucatas não terá mais nenhum encargo ou imposto. A baixa do veículo já sairá no nome do adquirente. No entanto, ainda conforme disse o delegado, a pessoa assinará um termo, dando ciência de que o bem só servirá para desmanche e não poderá voltar a circular nas vias públicas, sendo que a cópia desse documento é encaminhada à Justiça.
 
Crime
“A gente vê, até com uma certa constância, pessoas adquirindo essas sucatas e, em seguida, colocam uma placa fria e utiliza esse bem para andar na via pública, vende para outras pessoas dizendo que só pode andar na roça. 

Acontece que eles acabam vindo à cidade, e se forem flagrados pela polícia, em tese estão cometendo o crime previsto no artigo 311 do Código de Trânsito, que é adulterar o sinal identificador do veículo. A pena para esse crime vai de 3 a 6 anos, e o veículo apreendido, a pessoa não consegue resgatá-lo. Ele é apreendido e volta para ser leiloado novamente”, alertou Paulo Queiroz.

O leilão de veículos do Detran é aberto ao público e poderá participar qualquer pessoa maior de 18 anos e também pessoas jurídicas. Para tanto, os interessados deverão comparecer ao endereço indicado no dia do evento, munidos de CPF, RG e comprovante 

Fonte:clicfolha

Nenhum comentário:

Postar um comentário