segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Após desastre, técnicos fazem reparos na represa do Castelinho


Começou na manhã desta segunda-feira (18), os trabalhos para os reparos na comporta da represa do Clube Castelinho que precisou ser completamente esgotada e causou a morte de toneladas de peixes, durante um acidente na última sexta-feira (15), em Franca (SP).

Técnicos estão realizando os trabalhos para a retirada da comporta que ficou soterrada após o desastre ocorrido durante a verificação das condições da represa por determinação do Ministério Público. No momento da ação dos funcionários da Prefeitura, dois trabalhadores quase foram sugados depois que eles não conseguiram fechar a barragem.

Houve muito desespero por parte das pessoas que estavam no local e equipes do clube a até um guindaste foi usado para retirar os homens da água.


O local faz parte do sistema de captação de água da cidade e devido ao assoreamento, que é quando a terra que existe às margens se acumula nos fundos da represa, tirando a profundidade e por consequência, diminui o volume de água.

De acordo com a diretoria do Castelinho, o assoreamento se agravou nos últimos anos depois que teve início a construção de um loteamento aos fundos da propriedade do clube. Inclusive, uma ação foi ingressada na justiça pelo clube e vem sendo acompanhada pelo Ministério Público.
A Prefeitura foi notificada e deu início a realização de um estudo ambiental para avaliar a situação

Equipes da Cetesb também foram ao local para verificar os danos ambientais e segundo as informações, a comporta já foi recuperada e a represa deve recuperar o nível normal até o fim de semana. 

Fonte:popmundi

Nenhum comentário:

Postar um comentário