Obra bilionária abrirá 500 vagas em Ibiraci
O município mineiro de Ibiraci será o ponto final de uma obra bilionária, a Linha de Transmissão Corrente Contínua Xingu/Estreito. Entre Lage e Estreito, ainda será construída a sede da maior subestação de energia elétrica da América Latina, segundo o prefeito da cidade, José Fernando Hermógenes de Freitas (PSDB). O projeto total - duas subestações e mais de 2 mil quilômetros de linha de transmissão - está orçado em mais de R$ 4 bilhões. De acordo com Freitas, apenas na subestação de Ibiraci serão investidos R$ 2,1 bilhões. Com previsão de conclusão em oito anos, a construção deverá empregar até 500 pessoas.
“Essa é uma obra importante para o município pela sua imensidão. Quando falarem de energia, irão falar de Ibiraci, pois ligaremos todo o complexo de Furnas a Belo Monte. Isso, para a gente, é muito importante”, Freitas.
A nova subestação está sendo erguida em uma região conhecida como Guerreiro, que está localizada entre o bairro rural da Lage e Estreito, distrito de Pedregulho (SP). As obras tiveram início no começo de abril e as atividades ainda estão em fase de montagem do canteiro de obras. No local, já existe uma subestação de transmissão e o novo empreendimento deve ampliar o espaço existente em três vezes.
A ligação entre Ibiraci e Belo Monte ficará por conta da Linha de Transmissão Corrente Contínua Xingu/Estreito, que terá 2.086,9 quilômetros de extensão e passará por 65 municípios de quatro Estados. As cidades mineiras de Araxá e Sacramento, além de Ibiraci, estão na lista dos oito municípios de Minas por onde a linha deve passar.
Quando pronta, a nova subestação de transmissão terá 14 transformadores, que serão responsáveis por transformar a energia de alta tensão vinda das usinas hidrelétricas e distribui-la para os centros consumidores. A nova subestação deverá fornecer energia elétrica principalmente para cidades das regiões Sul e Sudeste do país.
“Quando estiver faltando água aqui, poderemos pegar energia de Belo Monte. E o contrário também pode ser feito, pois essa será uma linha de mão dupla. As várias cidades existentes no caminho da linha de transmissão também serão beneficiadas”, disse Freitas.
A nova subestação deve trazer benefícios para Ibiraci, como aumento na arrecadação tributária e geração de postos de trabalho. “A longo prazo vem também novas farmácias, mercados, etc., para atender a essa nova comunidade da subestação, o que abre espaços para a geração de emprego. Mas também tem o ônus do aumento da população. Por isso, estamos ampliando a rede educacional, construindo mais uma escola que oferecerá ensino fundamental. Também devemos investir na construção de mais uma unidade básica de saúde”, disse Freitas.
Audiência pública
Os impactos ambientais que a subestação de transmissão trarão para o município de Ibiraci devem ser discutidos hoje. Uma audiência pública está marcada para as 19 horas, no Ginásio de Esportes “Saturnino de Andrade”, localizado na rua Presidente Getúlio Vargas, 359, Centro.
Durante o evento, será apresentado à população um estudo sobre os possíveis impactos. “É a oportunidade da população questionar sobre a obra”, disse o prefeito. “Essa audiência vem selar o início das obras que, com certeza, será maravilhosa para o município”, concluiu.
Clique na imagem para ampliar:
Fonte: gcn.net.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário