terça-feira, 3 de novembro de 2015

Violeiro é escolhido representante de Franca no Mapa Cultural SP



Foto: Divulgação


Reinaldo Toledo foi o nome escolhido para representar Franca na edição 2015 do Mapa 
Cultural Paulista, na categoria solo. O violeiro já superou as duas etapas classificatórias do programa - a municipal e a regional - e aguarda para seguir à fase estadual. “Na fase estadual (os artistas) apresentam-se na capital paulista e ao final, cada expressão artística, ao seu modo, circula sua produção pelo Estado”, informa em seu site a Abaçaí, organização parceira do Governo do Estado na promoção do Mapa Cultural. Teatro, dança, artes visuais, canto coral, música instrumental, literatura e vídeo são as expressões artísticas contempladas neste programa.
 
Diferentemente do que aconteceu nas duas primeiras, Reinaldo não mais precisará se apresentar para uma comissão de seleção formada por jurados de São Paulo a fim de disputar vaga para o programa com outros artistas. A partir de agora, ele mostrará seu talento em apresentações coletivas, junto aos artistas selecionados nas tapas anteriores nas 15 regiões do Estado.
 
“É a primeira vez que participo do Mapa. Eu compus uma série de estudos instrumentais para viola caipira que se chama: 11 Estudos para viola caipira. Toquei os estudos 3 e 5 na Fase Municipal e, depois, o Estudo 5 e a música Não mexe comigo, do compositor paulista Fernando Deghi, na Fase Regional”, disse Reinaldo. “É um projeto muito importante porque é um mapeamento do que está sendo produzido no Estado. Se o meu trabalho, as minhas composições foram escolhidas para integrá-lo, para mim é um reconhecimento.”
 
Sobre o artista
Reinaldo Toledo tem 31 anos e nasceu em Cássia (MG). Reside em Franca há cinco anos, é formado em música pela Faculdade Federal de Uberlândia e leciona em escola de Franca bem como no Projeto Guri. 
 
Seu envolvimento com a música começou aos 9 anos de idade, quando ele passou a integrar o coral Pequenos Cantores de Cássia e, posteriormente, aos 10, à Banda Maestro Godofredo de Barros.
 
“Aos 13 anos, passei a tocar em bandas de formatura e a viver da música. A música está em minha vida desde a infância”, disse Reinaldo. Atualmente, além do Mapa Cultural, Reinaldo se prepara para participar do XIII Encun, em Campinas, e 10ª Fejacan Festival Jacarezinhense da Canção, no Paraná. No primeiro evento, que promove debates sobre a composição e criação musical em seu contexto atual, sua participação se dará em 1º de dezembro. Já no segundo, que promove canções autorais de seis Estados, será entre os dias 19 e 20 de novembro. 
 
Sobre o Mapa
O Mapa Cultural Paulista é um programa da Secretaria da Cultura de São Paulo produzido em parceria com a Organização Social de Cultura Abaçaí Cultura e Arte. Durante a realização do evento, são selecionados artistas de 15 regiões administrativas do Governo do Estado para participarem de atividades culturais distribuídas em quatro fases: municipal, regional, estadual e circulação. 
 
Em todas elas, os artistas que se destacam apresentam seus trabalhos, primeiro no município de origem, depois na região em que está inserido, na fase estadual apresentam-se na capital paulista e ao final, cada expressão artística, ao seu modo, circula sua produção por todo o Estado de São Paulo.

Fonte: gcn.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário