Vestibular Uemg 2016 abre inscrições com curso inédito de Medicina
Este é o primeiro processo seletivo unificado da universidade estadual. Serão oferecidas mais de 6 mil vagas nas 21 unidades espalhadas por Minas Gerais.
Estão abertas, até o dia 8 de novembro, as inscrições para o vestibular 2016 da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg). Serão oferecidas mais de 6 mil vagas em graduações distribuídas nas 21 unidades espalhadas pelo estado. Manual do candidato e inscrições podem ser acessados no hotsite www.uemg.br/vestibular.
Este é o primeiro processo seletivo unificado da universidade estadual após o período de estadualizações – em que foram incorporadas novas unidades - ocorrido nos últimos dois anos.
“Desde sua fundação, nossa universidade vem aumentando de modo significativo sua abrangência territorial e humana. Sendo assim, novas regiões passaram a fazer parte da família Uemg, abrangendo maior contingente de alunos, professores e funcionários”, avalia o reitor Dijon Moraes Júnior.
Outra novidade deste ano será a estreia do curso de Medicina na unidade de Passos. Anunciado pelo governador Fernando Pimentel em julho deste ano, durante a instalação do Fórum Regional do Território Sudoeste, o curso, a exemplo das demais graduações, será oferecido gratuitamente.
Para o secretário de Estado de Governo, Odair Cunha, que apoiou e acompanhou todo o processo de implantação do curso, esse vestibular marcará uma nova fase no Ensino Público Superior do Estado e, consequentemente, da Saúde. “O grande desafio hoje é ampliar, de maneira significativa, a quantidade de médicos formados em Minas Gerais. Ciente disso, o governador Fernando Pimentel tem feito um grande esforço para garantir aos mineiros e as mineiras uma saúde de mais qualidade. Com este curso de medicina, a Uemg de Passos começa a fazer parte desse desejo de termos mais médicos atuando no Estado. Sem dúvida, mais uma grande conquista para a Educação e Saúde em Minas”, afirmou.
Financiado pelo Governo do Estado, o curso de Medicina foi aprovado com nota 4 pelos órgãos responsáveis pela abertura e fiscalização de bacharelados na área.
A diretora acadêmica da unidade de Passos da Uemg, professora Tânia Maria Delfraro, destaca que a abertura desse curso trará benefícios na área da saúde, ajudando a reduzir uma carência histórica.
“A baixa média brasileira, de 1,8 médico por mil habitantes, é ainda menor no Sudoeste mineiro, onde atualmente é de 1,5 por mil habitantes”, diz a diretora.
Tânia Mara acredita que esse indicador deve melhorar com a abertura do curso. Ela informa que os estudantes atuarão, durante seu percurso de formação, nos hospitais públicos da região, com os quais a Uemg já assinou convênios de cooperação.
O processo seletivo para o curso de Medicina, assim como para as outras graduações, será realizado em etapa única no dia 6 de dezembro. Os candidatos farão provas gerais objetivas de disciplinas correntes no ensino médio, além de uma prova de língua estrangeira e uma questão de redação.
Somente os cursos oferecidos pela Escola de Música e pela Escola Guignard, em Belo Horizonte, possuem etapa eliminatória anterior de provas de habilidades específicas.
As obras literárias indicadas para a realização das provas do vestibular da Uemg são “Olhos D’água”, livro de contos de Conceição Evaristo, e “Crônicas Para Ler na Escola”, livro de crônicas de Zuenir Ventura.
Para os candidatos que irão participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 há também a possibilidade de concorrer a vagas pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu).
Serão oferecidas nessa modalidade 50% das vagas disponíveis para graduação. As inscrições para o Sisu ainda serão definidas pelo Ministério da Educação, mas a previsão é que ocorram nos primeiros meses de 2016.
Os interessados podem participar tanto pelo vestibular tradicional quanto pelo Sisu, sem decorrência de qualquer prejuízo.
Em ambas as modalidades - vestibular e Sisu -, a Uemg utiliza o sistema de reserva de vagas, chamado Procan, no qual 45% do total são destinadas a candidatos carentes afrodescendentes (20%), egressos de escola pública (20%), portadores de deficiência e indígenas (5%).
Para concorrer ao vestibular pela reserva de vagas, o candidato deverá encaminhar alguns documentos exigidos em edital, que comprovam sua situação socioeconômica em um dos grupos listados.
Uma vez habilitado, o candidato concorrerá a vagas na universidade com candidatos do mesmo grupo socioeconômico, minimizando desigualdades no acesso ao ensino superior gratuito.
Inscrições: de 21/9 a 8/11
Inscrições do Procan: de 21/9 a 11/10
Provas de habilidades específicas: 14/11 e 15/11 (cursos da Escola Guignard e Escola de Música)
Acesso ao manual do candidato e inscrições no hotsite: www.uemg.br/vestibular