quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Bandidos da 'marcha-ré' voltam a atacar loja de celulares em Franca



Aconteceu de novo: por volta das 5h30 da manhã desta quarta-feira, 30, o “bando da marcha a ré” invadiu outra loja de celulares no Centro da cidade. Os criminosos invadiram a loja, com o que aparenta ser um veículo Verona, utilizado para destruir a grade e o blindex da fachada do estabelecimento.
O alvo dos ladrões foi a loja MM Celulares, localizada na rua General Osório, próximo ao Posto de Saúde na área central. Dois criminosos desceram do carro e entraram no local. A ação foi gravada por câmeras de segurança e durou menos de 1 minuto. O dono da loja, um comerciante de 31 anos, disse que os bandidos levaram pelo menos 15 aparelhos celulares, tablets e acessórios, deixando um prejuízo de aproximadamente mais de R$10 mil. A polícia vai investigar o caso, que deve ser encaminhado para o 1º Distrito Policial.

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

|EDUCAÇÃO|
Parceria entre Secretaria Municipal de Educação e EPTV 
para a realização do Projeto EPTV na Escola.


O Projeto EPTV na Escola foi criado em 1999, como projeto–piloto e devido o seu sucesso, passou a acontecer todos os anos.
A Secretaria Municipal de Educação fez a adesão e o tema abordado neste ano de 2015 foi “A Educação que tenho é a que eu deveria ter?
O assunto tem como objetivo a interatividade entre os alunos e um veículo de comunicação; conhecer o processo de produção de um telejornal, programação da EPTV como recurso educacional; integração entre as escolas; propiciar aos alunos, através do tema, uma reflexão importante para ser debatida em sala de aula que possa levar o jovem a pensar sobre o processo de educação formal, portanto, a educação realizada dentro do espaço escolar, visando identificar obstáculos, propostas e desafios que possibilitem uma “educação transformadora”.
São escolhidas 10 redações por município, onde ganham um dia de passeio em Varginha, com direito de visita à EPTV e a uma sessão de cinema. No final, são escolhidos os dez melhores trabalhos da região, onde os autores ganham prêmios e produzem uma série de reportagem baseadas no texto das redações finalistas que será exibida no telejornal.
A Secretaria Municipal de Educação se encarregou do transporte dos alunos que tiveram as redações selecionadas e dos profissionais da escola que os acompanharam.
       
Puderam participar os alunos do 9° ano do Ensino Fundamental e foram estes os classificados:
Flávia Cássia Machado Arantes -  FAMA
Caio Oliveira Rodrigues Alves – FAMA
Rafaela de Freitas Amaral dos Reis – FAMA
Taciana Cabral Santos – E.E. São Gabriel
Samuel Inácio de Sousa Dias – E.E. São Gabriel
João Victor Rangel de Sousa – E.E. São Gabriel
Gabriel Fraga de Paula – E.E. São Gabriel
Júlia Ferreira Carvalho – E.E. Melo Viana
Larissa Araújo Finatti – E.E. Melo Viana
Maria dos Reis Nogueira Silva – E.E. Melo Viana

Parabéns alunos, professores e todos envolvidos.

Fonte:cassia.mg.gov.br

PRIMAVERA COMEÇA HOJE E TERÁ 


CHUVAS ATÍPICAS



Por: Agência Brasil
No dia 23 de setembro é oficialmente declarado o início da Primavera no Hemisfério Sul, pois no Hemisfério Norte, nesse mesmo dia, inicia-se o outono (Antonio Cruz/Agência Brasil)
No dia 23 de setembro é oficialmente declarado o início da Primavera no Hemisfério Sul. No Hemisfério Norte, inicia-se o outono Antonio Cruz/Agência Brasil

A primavera começou oficialmente hoje (23), às 5h21, e a estação será de chuvas atípicas em quase todo o país. Segundo o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Mozar Salvador, no próximo trimestre, de outubro a dezembro, o Brasil estará praticamente dividido em duas grandes áreas: uma terá chuva acima da média e outra, abaixo.
As temperaturas também serão proporcionais às chuvas. “Nas regiões onde a probabilidade de chuva ficar abaixo da média a tendência é que as temperaturas fiquem mais altas. E, em dias de chuva, a temperatura máxima tende a diminuir um pouco”, explica.
O meteorologista diz que o fenômeno do El Niño já está em curso há alguns meses e que seus efeitos são notadamente registrados em todo o país, com chuvas acima da média no Sul e Norte e seca no Nordeste. A próxima estação deve seguir essa tendência.
Na Região Sul e na parte sul das regiões Sudeste e Centro-Oeste, como áreas dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, a probabilidade é que as chuvas fiquem acima da média. “Estamos vendo que, desde o início de setembro, esse perfil tem seguido o padrão previsto, com muitas chuvas no Sul e chuvas regulares em áreas do Sudeste”, acrescenta.
Já nas regiões Norte e Nordeste e a parte norte do Sudeste e Centro-Oeste, como o estado de Goiás, o Distrito Federal e o norte de Minas Gerais, a probabilidade é que as chuvas fiquem abaixo da média.
Mozar Salvador pondera que essa previsão do Inmet [http://www.inmet.gov.br/portal/index.php?r=clima/prev_estocastica] é trimestral e que o volume de chuvas pode variar entre os três meses, com mais chuvas em um mês e menos em outro. De acordo com ele, não é possível também afirmar que o volume de chuvas será regular em todos os locais. Para o meteorologista, apesar de o estado de São Paulo ter a chance de chuvas regulares ou acima da média, pode não chover, por exemplo, nas regiões de captação das bacias com deficit de recursos hídricos.
Estações do ano
Segundo o Observatório Nacional, o início da primavera é quando ocorre o segundo equinócio do ano: quando o dia e a noite têm a mesma duração. O primeiro equinócio ocorreu no início do outono, em 20 de março.
As estações do ano são decorrentes da inclinação do eixo da Terra em relação ao Sol. Em setembro, o Sol chega à linha do Equador, indo de Norte para Sul – o que marca o equinócio de primavera no Hemisfério Sul e de outono no Hemisfério Norte.
A partir daí, segundo o Observatório, os dias ficarão cada vez longos e as noites cada vez mais curtas, até a entrada do verão, no dia 22 de dezembro, quando ocorre o solstício de verão, com o maior dia e a menor noite do ano. Os dias, então, vão ficando cada vez menores até que no equinócio do outono novamente o dia e a noite têm a mesma duração. Depois, os dias continuam ficando mais curtas e as noites mais longas até que, no solstício de inverno, é registrado o menor dia e a maior noite do ano.

CFM suspende idade limite para mulheres usarem técnicas de reprodução assistida



Mulheres com mais de 50 anos que queiram engravidar vão
poder utilizar técnicas de reprodução assistida, desde que assumam os riscos do procedimento. A decisão faz parte de resolução divulgada ontem (22) pelo Conselho Federal de Medicinal (CFM) que atualiza as regras para reprodução assistida no Brasil.
O coordenador da Câmara Técnica de Ginecologia e Obstetrícia do CFM, José Hiran, ressaltou que a entidade continua defendendo o limite máximo de 50 anos para a mulher passar por esse tipo de procedimento. Isso porque, segundo ele, há graves riscos tanto para a mãe, como hipertensão e diabetes gestacional, quanto para o feto, como prematuridade. “Cada caso deverá ser analisado pelo profissional que toma conta do procedimento”, disse Hiran.
Outra mudança anunciada trata do uso da reprodução assistida por casais homoafetivos do sexo feminino. As novas regras permitem a chamada gestação compartilhada – quando o embrião gerado por meio do óvulo de uma das mulheres é implantado na parceira. Segundo o diretor da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida, Adelino Amaral, a alteração, neste caso, foi apenas na redação, para que não surgissem dúvidas entre casais ou entre os próprios médicos.
A resolução também trata da doação de gametas (espermatozoides e óvulos). No caso de gametas do sexo feminino, só poderá ocorrer da seguinte forma: mulheres com até 35 anos em processo de reprodução assistida poderão doar óvulos para outras que não podem mais produzi-los, em troca do custeio de parte do tratamento. “Trata-se do princípio da solidariedade”, destacou o diretor.
O texto faz ainda alterações no capítulo que trata do diagnóstico genético pré-implantação de embriões. Segundo Amaral, a regra vale para casos em que sabidamente existe uma doença genética na família, como hemofilia ou distrofia muscular progressiva. A estratégia consiste em utilizar a evolução da medicina para evitar que uma criança nasça com graves problemas de saúde, além de permitir a seleção de embrião compatível para doar células-tronco a um irmão doente, por exemplo.
A primeira resolução do CFM que trouxe normas éticas para a utilização de técnicas de reprodução assistida no Brasil foi publicada em 1992. As atualizações seguintes vieram em 2010, 2013 e agora, em 2015. A previsão da entidade é que o texto seja publicado até a próxima quinta-feira (24) e, em seguida, entrará em vigor.
As resoluções são as únicas normas no país que tratam diretamente do assunto, já que o Congresso Nacional ainda não aprovou nenhuma lei sobre o tema. A estimativa é que existam 106 clínicas de reprodução assistida no país, responsáveis por mais de 60 mil transferências de embriões apenas no ano passado.

Fonte:Agência Brasil

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Vestibular Uemg 2016 abre inscrições com curso inédito de Medicina 

Este é o primeiro processo seletivo unificado da universidade estadual. Serão oferecidas mais de 6 mil vagas nas 21 unidades espalhadas por Minas Gerais. 

Estão abertas, até o dia 8 de novembro, as inscrições para o vestibular 2016 da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg). Serão oferecidas mais de 6 mil vagas em graduações distribuídas nas 21 unidades espalhadas pelo estado. Manual do candidato e inscrições podem ser acessados no hotsite www.uemg.br/vestibular. 
Este é o primeiro processo seletivo unificado da universidade estadual após o período de estadualizações – em que foram incorporadas novas unidades - ocorrido nos últimos dois anos. 
“Desde sua fundação, nossa universidade vem aumentando de modo significativo sua abrangência territorial e humana. Sendo assim, novas regiões passaram a fazer parte da família Uemg, abrangendo maior contingente de alunos, professores e funcionários”, avalia o reitor Dijon Moraes Júnior. 
Mais médicos 
Outra novidade deste ano será a estreia do curso de Medicina na unidade de Passos. Anunciado pelo governador Fernando Pimentel em julho deste ano, durante a instalação do Fórum Regional do Território Sudoeste, o curso, a exemplo das demais graduações, será oferecido gratuitamente. 
Para o secretário de Estado de Governo, Odair Cunha, que apoiou e acompanhou todo o processo de implantação do curso, esse vestibular marcará uma nova fase no Ensino Público Superior do Estado e, consequentemente, da Saúde. “O grande desafio hoje é ampliar, de maneira significativa, a quantidade de médicos formados em Minas Gerais. Ciente disso, o governador Fernando Pimentel tem feito um grande esforço para garantir aos mineiros e as mineiras uma saúde de mais qualidade. Com este curso de medicina, Uemg de Passos começa a fazer parte desse desejo de termos mais médicos atuando no Estado. Sem dúvida, mais uma grande conquista para a Educação e Saúde em Minas”, afirmou.  
Financiado pelo Governo do Estado, o curso de Medicina foi aprovado com nota 4 pelos órgãos responsáveis pela abertura e fiscalização de bacharelados na área. 
A diretora acadêmica da unidade de Passos da Uemg, professora Tânia Maria Delfraro, destaca que a abertura desse curso trará benefícios na área da saúde, ajudando a reduzir uma carência histórica. 
“A baixa média brasileira, de 1,8 médico por mil habitantes, é ainda menor no Sudoeste mineiro, onde atualmente é de 1,5 por mil habitantes”, diz a diretora. 
Tânia Mara acredita que esse indicador deve melhorar com a abertura do curso. Ela informa que os estudantes atuarão, durante seu percurso de formação, nos hospitais públicos da região, com os quais a Uemg já assinou convênios de cooperação. 
Provas 
O processo seletivo para o curso de Medicina, assim como para as outras graduações, será realizado em etapa única no dia 6 de dezembro. Os candidatos farão provas gerais objetivas de disciplinas correntes no ensino médio, além de uma prova de língua estrangeira e uma questão de redação. 
Somente os cursos oferecidos pela Escola de Música e pela Escola Guignard, em Belo Horizonte, possuem etapa eliminatória anterior de provas de habilidades específicas. 
As obras literárias indicadas para a realização das provas do vestibular da Uemg são “Olhos D’água”, livro de contos de Conceição Evaristo, e “Crônicas Para Ler na Escola”, livro de crônicas de Zuenir Ventura. 
Sisu 
Para os candidatos que irão participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 há também a possibilidade de concorrer a vagas pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu). 
Serão oferecidas nessa modalidade 50% das vagas disponíveis para graduação. As inscrições para o Sisu ainda serão definidas pelo Ministério da Educação, mas a previsão é que ocorram nos primeiros meses de 2016. 
Os interessados podem participar tanto pelo vestibular tradicional quanto pelo Sisu, sem decorrência de qualquer prejuízo. 
Reserva de vagas 
Em ambas as modalidades - vestibular e Sisu -, a Uemg utiliza o sistema de reserva de vagas, chamado Procan, no qual 45% do total são destinadas a candidatos carentes afrodescendentes (20%), egressos de escola pública (20%), portadores de deficiência e indígenas (5%). 
Para concorrer ao vestibular pela reserva de vagas, o candidato deverá encaminhar alguns documentos exigidos em edital, que comprovam sua situação socioeconômica em um dos grupos listados. 
Uma vez habilitado, o candidato concorrerá a vagas na universidade com candidatos do mesmo grupo socioeconômico, minimizando desigualdades no acesso ao ensino superior gratuito. 

Cronograma 
Inscrições: de 21/9 a 8/11 
Inscrições do Procan: de 21/9 a 11/10 
Provas de habilidades específicas: 14/11  e 15/11 (cursos da Escola Guignard e Escola de Música) 
Provas Gerais: 6/12/2015 
Acesso ao manual do candidato e inscrições no hotsite: www.uemg.br/vestibular 

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Cadeirante fica ferido após ser atropelado em Uberaba

Acidente aconteceu na noite deste domingo (20), no Bairro Abadia.
Motorista fugiu sem prestar socorros e não foi localizado.

Do G1 Triângulo Mineiro
Um cadeirante de 64 anos ficou ferido após ser atropelado na noite deste domingo (20) no Bairro Abadia, em Uberaba. O idoso foi atingido por um veículo na Rua São Mateus. O Corpo de Bombeiros esteve no local e prestou atendimento à vítima. Segundo os bombeiros, o idoso apresentava escoriações na face, nos braços e nas pernas. Ele foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Parque do Mirante, onde ficou sob cuidados médicos. O motorista do veículo fugiu sem prestar socorros e não foi localizado.

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Extintor de incêndio em automóveis deixa de ser obrigatório

O uso de extintor de incêndio em automóveis passa a ser optativo no Brasil. A decisão foi tomada por unanimidade dos membros do Conselho Nacional de Trânsito – Contran durante reunião na manhã desta quinta-feira (17). A mudança na legislação ocorre após 90 dias de avaliação técnica e consulta aos setores envolvidos, e torna facultativo, também, em utilitários, camionetas, caminhonetes e triciclos de cabine fechada. 

O equipamento será obrigatório para todos os veículos utilizados comercialmente para transporte de passageiros, caminhões, caminhão-trator, micro-ônibus, ônibus e destinados ao transporte de produtos inflamáveis, líquidos e gasosos. A obrigatoriedade do uso do equipamento foi estabelecida em 1968 e passou a vigorar em 1970. 

Cristino Martins
Cristino Martins


A decisão é anunciada perto da data de 1º de outubro, que havia sido estabelecida para a obrigatoriedade do extintor ABC. "Tivemos encontros com representantes dos fabricantes de extintores, corpo de bombeiros e da indústria automobilística, que resultaram na decisão de tornar opcional o uso do extintor", explica o presidente do Contran e diretor do Departamento Nacional de Trânsito - Denatran, Alberto Angerami.

Fonte:bonde.com.br