terça-feira, 1 de setembro de 2015

Crise atrasa ampliação do aeroporto de Franca


Crise atrasa ampliação do aeroporto de Franca

Aeroporto de Franca faz parte de plano do governo federal para viabilizar voos comerciais regulares em cidades do interior do país, com subsídios a empresas aéreas


Inicialmente previsto para 2015, o início das obras de ampliação do aeroporto “Tenente Lund Presotto”, que serão realizadas através do Governo Federal, via Programa de Investimentos em Logística (PIL), não deve acontecer neste ano. A informação foi confirmada pela Secretaria da Aviação Civil (SAC), que aguarda o licenciamento ambiental para dar prosseguimento ao projeto. Mas a culpa pelo atraso é da atual situação econômica do país. O programa será financiado com recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac), que estão contingenciados para auxiliar a atingir a meta fiscal.
 
O aeroporto de Franca foi escolhido junto a outros 270, para integrar o plano para a aviação regional, que tem o objetivo de viabilizar nessas regiões voos comerciais regulares. Aqui, os investimentos serão, prioritariamente, na ampliação do terminal de passageiros e no pátio de aeronaves.
 
O plano para a aviação regional é dividido em cinco etapas. A primeira é o Estudo de Viabilidade Técnica (EVT), quando é estudada a topografia do local. No segundo momento, é detalhado o EVT, definindo tamanho da pista, pátio e terminal, além do investimento que será realizado. 
 
Já na terceira etapa, processo que o projeto do aeroporto de Franca se encontra, é solicitada a licença ambiental e posteriormente elaborado o projeto de engenharia para a licitação. Depois de concluída essa etapa, é iniciado o processo de licitação e, finalmente, as obras começam. 
 
O valor de investimento para as obras no aeroporto de Franca não foram informados pela SAC, que informou apenas que entre os investimentos a serem realizados estão a implantação de sistemas e equipamentos no terminal de passageiros, que deve ser ampliado; readequação e recuperação da pista; ampliação do pátio de aeronaves para 10 aviões e reforma e ampliação da área contra incêndio. 
 
O programa também contempla o subsídio para voos regionais. Com isso, haverá uma redução dos custos operacionais de rotas regionais e aumento do interesse das empresas em operarem voos regulares.
 
De acordo com a SAC, estudos realizados pela Secretaria mostram que o aeroporto de Franca, em 2035, poderá atender mais de um milhão de passageiros por ano.
 
A previsão atual é que as obras sejam concluídas em 2018.
 
Futuro
Entre as principais companhias áreas do país, Azul, Gol e TAM informaram não descartar a possibilidade de operar voos no aeroporto de Franca após a conclusão dos investimentos do plano para a aviação regional, mas também que atualmente não existe qualquer novidade sobre ofertas de voos na cidade.
 
Por meio de nota, as três empresas enfatizaram apoiar as iniciativas do Governo Federal, além de dizer que realizam frequentemente estudos para novas possibilidades de operação.
 
Última empresa a operar em Franca, a Passaredo, que deixou de atuar na cidade em 2008, não retornou o contato da reportagem sobre o interesse ou não de voltar a realizar voos com partida do aeroporto francano, até o fechamento desta edição.

Fonte:gcn.net.br
 
 

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