BC reduz taxa básica de juros para 13,75% ao ano
Copom destacou a fraca atividade econômica como um dos fatores que podem intensificar o processo de desinflação
O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu nesta quarta-feira (30/11), por unanimidade, cortar a taxa Selic em 0,25 ponto porcentual, de 14% para 13,75% ao ano, sem viés. De acordo com o comunicado publicado pelo Banco Central após o término da reunião do colegiado, as projeções para a inflação de 2016 recuaram nos cenários de referência e de mercado e encontram-se em torno de 6,6%.
"O Copom destaca que o ritmo de desinflação nas suas projeções pode se intensificar caso a recuperação da atividade econômica seja mais demorada e gradual que a antecipada. Essa intensificação do processo de desinflação depende de ambiente externo adequado", apontou o BC em comunicado.
Para a inflação de 2017, as projeções do BC para os cenários de referência e mercado estão em torno de 4,4% e 4,7%, respectivamente. Para 2018, a estimativa da autoridade monetária para a variação de preços pelo IPCA é de 3,6% no cenário de referência e de 4,6% no cenário de mercado.
O Copom destacou a fraca atividade econômica - com uma projeção menor do PIB - como um dos fatores que podem intensificar o processo de desinflação. Por outro lado, colegiado apontou sinais de pausa no processo de desinflação no setor de serviços.
O BC também informou que "entende que a convergência da inflação para a meta de 4,5% no horizonte relevante para a condução da política monetária, que inclui os anos-calendário de 2017 e 2018, é compatível com um processo gradual de flexibilização monetária".
Fonte:epocanegocios
Nenhum comentário:
Postar um comentário