Reunião do Conselho de Patrimônio Cultural com equipe da UFMG definirá novos passos em Cássia
Toda a comunidade está convidada para uma reunião nesta sexta-feira, 27 de outubro, às 10h, na Casa da Cultura, envolvendo integrantes do Conselho de Patrimônio Cultural de Cássia.
Irão participar da reunião Anielle Freitas, arquiteta e urbanista, e Caroline Cesari, antropóloga, ambas mestrandas pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), de Belo Horizonte, em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável.
A atual Administração Municipal re-convocou o Conselho, que pretende atuar mais ativamente na comunidade no próximo ano.
Anielle e Caroline são consultoras da UFMG para a realização do ICMS Cultural em Cássia neste ano. O Conselho de Patrimônio Cultural, há pelo menos 4 anos, não atua como deveria, ou sequer existia, demonstrando uma descontinuidade das políticas públicas na área.
Para se ter uma ideia, no Exercício 2018 Cássia obteve apenas 0,60 pontos dentro do programa, enquanto no Exercício 2012 o município possuía 6,60, maior pontuação até o momento obtida.
O ICMS Cultural é um programa de incentivo à preservação do patrimônio cultural do Estado, por meio de repasse de recursos para os municípios que preservam seu patrimônio e suas referências culturais através de políticas públicas relevantes.
O programa estimula as ações de salvaguarda dos bens protegidos pelos municípios por meio do fortalecimento dos setores responsáveis pelo patrimônio das cidades e de seus respectivos conselhos em uma ação conjunta às comunidades locais.
O propósito do encontro desta sexta-feira é nortear as ações para este e para o próximo ano.
Anielle e Caroline são da equipe do arquiteto e urbanista cassiense Leonardo Barci Castriota.
Na pauta da reunião desta sexta serão discutidos treinamento e capacitação sobre políticas de patrimônio; aprovação do plano de inventário e plano de ações para a educação patrimonial 2017/2018; aprovação da cartilha educativa e uso de recursos do FUMPAC (Fundo Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural); instalação dos processos de registro e tombamento e proposta de evento educativo com bens inventariados do município.
Fonte: Município de Cássia
Nenhum comentário:
Postar um comentário