Trecho da MG-050 entre Passos e Itaú de Minas já teve 115 acidentes em 2017
Só em 2017, já foram registrados 878 acidentes na MG-050, que liga o Sul de Minas à região metropolitana de Belo Horizonte, segundo a Polícia Militar Rodoviária. Além disso, só no trecho entre Passos e Itaú de Minas, foram 115 ocorrências, com 12 mortes.
Um dos mais graves foi na última sexta-feira (29), quando uma batida entre um ônibus e uma carreta terminou com três mortes e nove feridos. A pista tem sinalização e a placa diz que é proibido ultrapassar, mesmo assim, a PMR explica que as imprudências são frequentes no trecho.
“O que a gente tem verificado através dos registros dos acidentes, dos atendimentos dessas ocorrências é que a maioria deles é culpa do condutor, seja pelo excesso de velocidade, ultrapassagem, falta de manutenção do veículo, um pneu liso”, diz o tenente Fábio José de Oliveira Maia.
Três pessoas morreram em batida entre ônibus de estudantes e carreta em Passos (MG). (Foto: Helder Almeida)
A preocupação com os acidentes virou motivo de uma petição online, que pede melhorias na rodovia. “Tem desnível na pista, a pista é escorregadia, muito remendo na pista. Então eu acho que tem que ser feito um trabalho diferenciado nesse trecho de Passos a Itaú de Minas”, diz Marcelo Daher Grilo, que é presidente da Cooperativa de Transportes Rodoviários de Passos.
Só na ultima sexta feira foram quatro acidentes em menos de três horas. No que deixou as três vítimas, o ônibus que levava 40 estudantes de Passos para Pratápolis bateu na lateral de uma carreta, depois que ela deslizou na pista molhada. Um detalhe chama a atenção no acidente: a maioria dos pneus da carreta está em bom estado de conservação, menos dois que ficam na lateral direita.
“Quando o motorista acionou os freios, possivelmente os pneus podem não ter dado a aderência suficiente necessária para efetuar a parada e acabou invadindo a pista o contrário e ocasionando esse acidente. Além disso também, nesse mesmo acidente, foi constatado que os veículos estavam acima da velocidade máxima permitida no local”, diz o tenente.
Muitos reclamam que o risco aumenta principalmente se estiver chovendo. “É uma pista que eu acho que deveria ter pelo menos mais uma via. Duas vias para ir e para voltar, que já ajudaria bastante”, diz o supervisor de compras Alessandro Bacculi.
Pneus carecas podem ter contribuído para acidente, diz polícia (Foto: Reprodução EPTV)
A concessionária da MG-050, "Nascentes das Gerais", enviou uma nota oficial sobre o assunto. Leia na íntegra:
A concessionária informa que o pavimento existente no local é composto por asfalto do tipo CBUQ (concreto betuminoso usinado a quente) e TSD (Tratamento Superficial Duplo), que oferece as condições de aderência necessárias entre pneu e o pavimento, e sua geometria é de pista simples, com as declividades longitudinais e transversais para drenagem das águas e adequação ao relevo existente, as quais estão corretas em relação aos seus aspectos físicos. Esclarecemos que, em razão da rodovia ser do tipo pista simples, há sinalizações horizontais e verticais de regulamentação nos locais indicando onde é proibido ultrapassar e a velocidade máxima permitida, e que devem ser respeitadas pelos usuários, de modo a não produzirem situações de risco.
Na MG-050, entre os municípios de Passos e São Sebastião do Paraíso foram realizadas as seguintes obras: 4,4 km de duplicações, 21,1 km de correções de traçado, 44,7 km de terceiras faixas, 4 interseções, 1 passagem inferior de veículos e pedestres, 2 viadutos, 2 passarelas e 42,2 km de acostamentos. Neste trecho estão em andamento a implantação de 0,9 km de duplicação, 1 obra de interseção e uma passagem inferior de veículos e pedestres.
Para os próximos anos estão previstas a execução de 7 km de duplicações, 2,7 km de terceiras faixas, 5 interseções, 3 viadutos e 6 passarelas.
Informamos, ainda, que não há registros de reclamações para os locais citados pela reportagem.
É importante ressaltar que a concessionária estuda, periodicamente, todos os acidentes das rodovias concedidas com base nos boletins de ocorrência da Polícia Militar Rodoviária, utilizando as normas rodoviárias do DNIT e DENATRAN, e através do diagnóstico resultante realiza ações de melhorias e campanhas educativas, visando a redução de acidentes.
Em relação ao comparativo de redução de acidentes divulgado recentemente pela concessionária, com a redução de 29% (1º semestre de 2016 x 1º semestre de 2017), informamos que estes dados se referem aos 371,4 km de rodovias que fazem parte da concessão e que a ocorrência de acidentes ocorre em todo o trecho e não em um ponto específico.
Fonte: g1 globo sul de minas
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