quinta-feira, 13 de novembro de 2014


ÁGUA DA CHUVA E DO TANQUINHO É REAPROVEITADA 

POR UM MORADOR EM CÁSSIA


    Fotos: Claudinei Pereira da Costa
                                                          

O Sr. Afrânio Antunes, morador no Bairro São Gabriel em Cássia teve a idéia de criar um sistema coletor para aproveitar a água da chuva e do tanquinho de lavar roupas. A água que cai no telhado corre por uma calha até chegar a um sistema de tubos, por onde segue até uma caixa d’água com capacidade para 550 litros. A água do tanquinho que dona Mariinha esposa de Afrânio lava as roupas também é canalizada até a caixa. 

O sistema tem ainda um filtro, que bloqueia a passagem de sujeira, folhas etc. Segundo o morador, o custo do sistema ficou entre R$ 450 e R$ 500. 




“Achei interessante e gostei da idéia depois que instalei o coletor choveu e fiquei muito satisfeito com o que foi coletado, espero que chova bastante para encher a caixa novamente,esta água servirá para lavar o quintal de minha casa, o bar e a minha caminhonete que já é uma grande economia” afirmou Afrânio.




OUTRA FAMÍLIA DO MESMO BAIRRO TAMBÉM 

UTILIZAM ÁGUA COLETADA DA CHUVA



Idéias simples fazem a diferença para o planeta e para o bolso. O mais importante: é que estão ao alcance de qualquer pessoa e foi assim que fez o Sr. José Luiz Soares, ele desenvolveu em sua casa, no Bairro São Gabriel em Cássia, um sistema de coleta de água a partir da chuva.
José buscou uma alternativa e optou por fazer a coleta de água da chuva, o sistema funciona de forma simples: a água é coletada da chuva diretamente pelo telhado e pelas calhas caindo em uma caixa de 1000 litros.Para aproveitar a água captada José fez o encanamento passando pela lavanderia até a cozinha,a água é utilizada para lavar roupas, louças e para outras utilidades - exceto para consumo.




Para a dona Maria Elena Soares esposa do Sr. José, conta que o sistema de coleta foi criado a seis anos.”Na época meu marido teve essa idéia e até hoje com muito orgulho nós utilizamos este sistema,alguns meses atrás só não teve jeito de usar por causa da estiagem,más a chuva que caiu nos últimos dias foi suficiente para encher a caixa e hoje mesmo eu lavei a roupa com a água coletada ” Disse Maria. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário