segunda-feira, 17 de novembro de 2014


Morador no Bairro Canta Galo em Cássia-MG cria sistema de aquecimento solar com garrafas pet

Fotos:Claudinei Pereira da Costa





























Sr Gicélio da Cunha, morador no Bairro Canta Galo em Cássia-MG criou um sistema de aquecimento de água inovador em vários sentidos. Além de utilizar materiais que seriam descartados na natureza, tem baixo custo.
A invenção foi criada a sete anos, e a família usa até hoje. O esquema de funcionamento é muito simples. O sistema utiliza garrafas “pet” de refrigerantes, embalagens “longa vida”e tubos de pvc esse é o material básico para se construir o sistema.
O sistema é montado de forma que o tanque reservatório de água fique acima do captador de luz, criando o desnível necessário para que a água se desloque para o sistema de aquecimento pela força da gravidade. Ao atingir os canos do aquecedor, a água exposta ao sol aquece gradativamente e muda sua densidade, devido ao calor, passando a subir pelos canos,toda água aquecida abastece o chuveiro.
"A energia elétrica é muito caro, depois que passamos a utilizar o sistema em minha casa a  conta de luz reduziu quase pela metade, estou muito satisfeito". Disse Gicélio.




 

Gicélio criou também um sistema que capta água da chuva, colocando canos de pvc em quase toda extensão do telhado com aberturas e conectados um no outro que levam a água da chuva até a caixa d’água que depois é enviada para outras duas caixas instaladas no quintal  da casa, com capacidade de armazenar  2 mil litros. 
A água armazenada vai para a caixa de descarga do banheiro, para as torneiras do tanque e do jardim para regar as plantas e  lavar o quintal. 
A medida refletiu nas contas de água da família, quem conta é a dona de casa  esposa de Gicélio, Ilma Soares de Souza,"nossa conta de água também diminuiu pela metade com o sistema que meu marido inventou eu uso a água todos os dias " 

Exemplo a ser seguido

A preservação do meio ambiente começa com pequenas atitudes diárias, que fazem toda a diferença.
Dona Ilma  tem um simples hábito de separar o lixo em sua casa: úmido de um lado, seco do outro.” Se as pessoas aderir as grandes ou pequenas ações em prol do meio ambiente de fazermos nossa parte que com um pouco de informação e atitude, juntos podemos preparar um caminho mais verde para as futuras gerações”.disse



Óleo de cozinha


Todo resto de óleo de frituras é aproveitado por D.Ilma ela vai armazenando até uma quantidade certa para fazer sabão que é de uso continuo em casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário