Taxista planta árvores para compensar quilômetros rodados e vira ‘eco táxi’
Um taxista da cidade de Passos, no Sul de Minas Gerais, teve uma ideia que já trouxe bons frutos nos últimos cinco anos. Francis Ney Carvalho, conhecido como “ecotaxista”, tem um projeto simples – plantar uma árvore a cada 1,5 mil quilômetros rodados nas suas corridas. Tudo para reduzir a emissão de poluentes causada pelo veículo.
A ideia, batizada de "Eco Táxi - Preservando o Meio Ambiente", já deu mais de 200 novas árvores de presente à cidade, entre elas palmeiras e ipês. Muitas delas vieram de mudas doadas por colegas que conhecem o projeto e outras foram compradas pelo próprio taxista. As árvores são plantadas em calçadas, parques e até escolas de Passos.
Em uma delas, na última semana, as crianças participaram do plantio. “Você não imagina o tanto que é satisfatório a gente plantar com as crianças, perto delas, o olhar delas. Isso não tem preço. Durante todo o meu projeto, eu procuro chamar as pessoas para me ajudarem a plantar, então a ideia é plantar uma semente na cabeça das pessoas”, explica Ney.
O taxista teve a ideia após perceber que o próprio trabalho era responsável por poluir o ar na cidade e pesquisar qual seria a melhor ideia para compensar a emissão. De olho em mudar essa realidade, começou o plantio.
“Na questão do monóxido de carbono que meu trabalho provoca, a árvore faz justamente o serviço ao contrário. Ela consome esse monóxido de carbono e joga fora o oxigênio que a gente respira”.
A ideia foi aprovada pelos clientes. “Eu passei a usar o táxi quando conheci o projeto do táxi. Sei da importância de plantar árvores na cidade e cada dia ter mais”, conta a pedagoga Jane Fernandes Espanhol.
A intenção de Ney é que mais colegas taxistas entrem no projeto e plantem novas árvores pela cidade.
Fonte: g1.globo sul de minas
Nenhum comentário:
Postar um comentário