Dentistas da região fazem curso de capacitação sanitária
Quase 200 dentistas participaram da capacitação. / Foto: Divulgação
A Vigilância Sanitária Municipal, órgão da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Passos, realizou na última terça-feira (5), na Câmara de Vereadores, um curso de capacitação para dentistas de Passos e região, em cumprimento à resolução 1559/08 da Secretaria de Estado de Saúde. A abertura do evento foi feita pelo presidente do Conselho Regional de Odontologia (CRO), Luciano Elói Santos. A capacitação foi realizada pela especialista em prótese dentária e disfunção temporomandibular e dor orofacial Márcia Rosental da Costa Carmo.
Quase 200 dentistas de Passos e outras 16 cidades da região participaram da capacitação, que teve também as presenças de representantes de entidades ligadas a esses profissionais, como o diretor do Departamento de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde, Tarses Ferreira Alves, Heitor Cezar Maia, representante do CRO em Passos, Marluce da Silveira Terra Santos, delegada do órgão em Alfenas, e Maria Leonor Costa Andrade, conselheira em Varginha.
Segundo Tarses Alves, os consultórios e clínicas dentárias irão receber as visitas de orientações da Vigilância Sanitária para, num prazo de 12 meses, se adequarem às exigências da resolução 1559/2008, da Secretaria de Estado de Saúde, que regulamenta o funcionamento da assistência odontológica em Minas Gerais e prevê penalidades para os profissionais que a descumprirem.
“Mas ainda restam muitas dúvidas dos dentistas. Para esclarecê-las, marcamos uma nova reunião para 12 de junho, também na Câmara, até com a presença de um especialista em vigilância sanitária”, disse o diretor de Odontologia.
Participarão dessa reunião os representantes do CRO, da Superintendência Regional de Saúde, e o especialista sanitário Rogério Queiroz, que irá falar sobre as normas de acessibilidade para pacientes especiais nos consultórios, o descarte do lixo e questões sobre esterilização de material.
Durante o curso foram ministrados tópicos sobre biossegurança, uso de EPI (equipamento de proteção individual), limpeza, desinfecção, validação e monitoramento do equipamento e do processo de esterilização. A biossegurança em odontologia é um “conjunto de procedimentos realizados no consultório com o objetivo de dar proteção e segurança ao paciente, ao profissional e sua equipe, para reduzir o risco ocupacional de infecção cruzada e de transmissão de doenças infecciosas”.
Conforme o regulamento técnico para o funcionamento dos estabelecimentos de assistência odontológica, as instalações e equipamentos dos consultórios e clínicas de dentistas devem ser adequados, dotados de recursos humanos habilitados e capacitados para a realização dos procedimentos odontológicos.
Além dos profissionais de Passos, a capacitação teve dentistas de Capetinga, Cássia, Delfinópolis, Pratápolis, Itaú de Minas, Fortaleza de Minas, São João Batista do Glória, Alpinópolis, Carmo do Rio Claro, Guapé, Nova Resende, Guaxupé, Monte Santo de Minas, Guaranésia e São Sebastião do Paraíso.
Fonte:clicfolha.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário