segunda-feira, 25 de julho de 2016

Segurança Pública - Vereadores de Cássia, convoca reunião extraordinária.


 Dôra Borges

Devido ao grande índice de furtos e roubos que vem acontecendo em nossa cidade, uma reunião extraordinária foi convocada pelos vereadores convidando as autoridades responsáveis pela Segurança Pública da nossa região, para discutirem em conjunto o assunto e sugerirem ações a serem adotadas. A reunião aconteceu no final do mês de junho e estiveram presentes, além dos vereadores, o Juiz de Direito de Cássia Dr Armando, a tenente Sandra, o tenente Rivaldo, o delegado Dr Henrique, os promotores da Vara da Infância e Juventude de Cássia, Marcos e Dr Gilson. As autoridades relataram os problemas que enfrentam com falta de estrutura, viaturas e efetivos, o grave problema geral que Minas e todo o Brasil vêm enfrentando com relação à Segurança Pública. Dentre as sugestões para ajudar a amenizar o problema, a colocação e monitoramento de câmeras em pontos estratégicos da cidade é uma ação mais imediata. Para isso é preciso que haja mais colaboração dos comerciantes em geral, fazendo a sua parte também. É necessário que os que possuem câmaras as mantém ligadas e em bom estado de funcionamento para que registrem com nitidez as imagens ao redor do seu estabelecimento. Outras ações em médio prazo foram discutidas.  Ao final da reunião ficou decidido que uma comitiva de vereadores e representantes da Segurança Pública de Cássia iria a Belo Horizonte se reunir com o Secretário de Defesa social do Estado para discutir assuntos sobre a segurança da nossa região.
Nesta reunião foi comentado também que os índices de roubos e furtos em Cássia são baixos em relação às cidades vizinhas e que por terem acontecidos roubos em dias seguidos a população ficou apavorada. Mas que a situação é mesmo preocupante e merece a atenção de todos. O tenente Rivaldo alertou que a população precisa estar mais atenta com relação a deixar portões e janelas abertas, mesmo durante o dia, facilitando o acesso a suas casas, pois vários furtos têm ocorridos à luz do dia. E que os vizinhos devem denunciar qualquer situação suspeita à sua volta. Salientou que o povo tem medo de denunciar e evita essa prática por ter que comparecer à delegacia e, muitas vezes, ficarem esperando o dia todo para serem liberados dos depoimentos. 


Foi comentado também que a reabertura da cadeia de Cássia é praticamente impossível. O que se tem feito é a ampliação da penitenciária de Passos para atender toda a região. E que um dos grandes problemas enfrentados é a falta de vagas para os infratores de menor, pois o número de vagas para todo o Estado é de 1240, para uma população com mais de 250 milhões de habitantes. Há um grande descaso da administração pública com relação com relação a esse sério problema que o país está enfrentando. Nem sempre o problema está no atendimento local, mas sim na falta de recursos que se tem para que ele seja feito com eficiência. Se uma viatura sai de Cássia para levar um preso para Passos, fica lá o dia todo e aqui fica, muitas vezes, sem o veículo para atendimento a outros chamados.  
Na zona rural de Cássia existe a Patrulha Rural que tem ajudado a proteger as propriedades, mas ainda assim têm acontecido graves roubos nos últimos dias.
São muitos os problemas enfrentados, mas estão sendo discutidos e cobrados pelas autoridades políticas da nossa região. Espera-se que em médio prazo possamos ter mais segurança e apoio por parte do Governo para solucioná-los.



Nenhum comentário:

Postar um comentário