O Aeroporto Joaquim Montans Júnior, em São Sebastião do Paraíso registrou no final da tarde desta quarta-feira,9, mais um resgate aeromédico. Uma criança de dois meses e uma semana, que estava internada na UTI Neonatal da Santa Casa de Misericórdia foi transferida para Belo Horizonte. Segundo informações a criança apresentava problemas cardíacos.
O transporte aéreo foi realizado através de uma aeronave com UTI que teve de ser alugada pelo governo de Minas Gerais. Através do sistema SUS Fácil somente foi encontrada vaga disponível na capital mineira. Em Passos, onde também é feito este tipo de procedimento cirúrgico, não havia vaga disponível.
Para o transporte da criança do hospital também foi utilizado uma ambulância UTI da Unimed. A aeronave vinda de Belo Horizonte pousou no aeroporto local às 17h45. Na sequência a incubadora foi transferida para a ambulância que deslocou até o hospital e depois retornou com a criança. Todo o procedimento levou cerca de 50 minutos.
No retorno à capital a aeronave Táxi Aéreo Hércules, prefixo PRMDQ, decolou às 18h35. Além da tripulação, composta pelo piloto e copiloto, também foi embarcada criança e sua mãe Renata Silveira. Não foi divulgado para qual hospital a criança foi levada.
Segundo o enfermeiro Ulisses Weriston Pereira que acompanhou a criança no transporte do hospital até o aeroporto, “não seria possível o transporte terrestre, por isso a necessidade do transporte aéreo”, disse.
A criança estava hospitalizada desde quando nasceu em setembro. Ele assinalou que há grandes possibilidades de a criança se recuperar após cirurgia e ter uma vida saudável. “É mais um voo pela vida”, completou.
Fonte: jornaldosudoeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário