quarta-feira, 11 de março de 2015

Aumenta o número de casos confirmados de dengue em Paraíso





Aos 11 dias da última divulgação que o Jornal do Sudoeste fez sobre os números da dengue em Paraíso, um grande aumento já foi registrado. Agora, segundo o coordenador da Vigilância Sanitária Municipal, Gustavo Bernardino, são 64 casos confirmados e 272 notificações, ou seja, possíveis confirmações futuras.

Desses casos positivos, 58 são “autóctone” (locais) e seis são importados, ou seja, aqueles em que a pessoa foi picada pelo mosquito em outras cidades. Dezoito casos foram verificados e deram negativo; 180 casos estão aguardando resultados de sorologia. O “JShavia confirmado 22 casos e registrado 160 notificações, no dia 28 de fevereiro.

A cidade vai receber um veículo especial da Secretaria do Estado de Saúde para fazer a aplicação do chamado “fumacê pesado”. É uma pick up, da marca Mitsubishi, modelo “Triton”, com equipamento para aplicação do veneno que mata o mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.

“Esse veículo tem a capacidade três vezes maior do que o de aplicação costal portátil. Isso porque a ideia é abranger com veneno maior área, em menor tempo, com o emprego de menos funcionários”, explica Gustavo.

O trabalho com a caminhonete, segundo Gustavo, deve começar hoje, quarta-feira, (11/3), com aplicação, sempre a partir das 16h, até 22h, de domingo a domingo.

Será suspenso se estiver chovendo. “Isso porque o veneno precisa permanecer no ar de 40 a 50 minutos, para ter a eficácia de matar o mosquito. A chuva faz com que o veneno vá para o chão antes desse prazo”, diz ele.

Antes de o veículo passar, um serviço de moto som vai avisar os moradores do local. Eles devem deixar as janelas e portas abertas e permanecerem dentro de casa, para não sofrerem grande exposição ao veneno.

As vasilhas de comida e água de animais de estimação devem ser recolhidas, caso tenha sido expostas, todo o conteúdo deve ser trocado e o recipiente lavado. Passarinhos devem ser recolhidos, cães e gatos nada sofrem. Hortas podem ser mantidas normalmente, lavando a verdura antes de ingerir.

“O carro pode transitar na contramão, sinalizando, pois possui apenas uma saída para o veneno, geralmente, do lado direito. Desta forma, pedimos a compreensão da população para parar com seus carros e aguardar, porque se o veículo para vai haver concentração e desperdício do veneno em um só lugar”, diz.

Gustavo informa também que o início dos trabalhos com o novo veículo será na avenida Dárcio Cantieri, descendo por todos os bairros que ladeiam a avenida Zezé Amaral. Essa ação deve durar de quatro a cinco meses.

“Paralelamente a isso, vai continuar a aplicação do fumacê costal em outras regiões da cidade, onde há menos aglomeração de notificações”, finalizou Gustavo.

Fonte:jornaldosudoeste.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário