sexta-feira, 13 de março de 2015

Mulher abandona seis cachorros em terreno do Palermo

Uma cena de abandono animal ocorrido na tarde dessa quarta-feira deixou os moradores do Residencial Palermo indignados. Uma caixa de plástico com seis filhotes de cachorro foi deixada em um terreno por uma mulher em um Palio. As câmeras de segurança de uma residência flagraram a ação, que aconteceu às 13h30.
 
O veículo, que tinha cor escura, estacionou na rua Noel de Paula. Não foi possível identificar a placa do carro na gravação. Seis filhotes sem raça definida se apertavam em meio à ração esparramada na caixa. São três pretos e três castanhos. Havia também um vasilhame com água.
 
Essa foi a situação encontrada pela jornalista Geovana Ferreira, 36, que mora em frente ao terreno onde os animais estavam. “Uma pessoa que tem coragem de abandonar filhotes não tem sentimento. Se a pessoa não pode ficar com as crias, tem que procurar um jeito de doar”, disse.
 
Segundo ela, é comum o abandono de animais no bairro, por ser uma região afastada e com muitos terrenos desocupados. “Deixam animais magros, doentes e até cadelas prenhas”, afirmou.
 
A sapateira Andréia Jesus Cardoso, 37, confirmou a prática. “Ontem fiquei sabendo desse abandono, mas sempre deixam cachorros por aqui. A gente trata, quando dá”, disse a moradora.
 
Quando a reportagem esteve no local, três cães vagavam à procura de alimento pela rua Noel de Paula.
 
Sem lar definido
A dona de casa Camila Dadonas Freitas, 27, abrigou os animais provisoriamente em sua casa. Ela levará três dos filhotes para a feira de adoção da ONG Cão que Mia, neste sábado. Esse é o limite de animais que cada pessoa pode levar. A feira acontece em frente à padaria Estrela, na avenida Major Nicácio, a partir do meio-dia. Em caso de chuva, o evento ocorre no estacionamento do Walmart. Quem quiser adotar pode entrar em contato com Camila, pelo telefone (16) 3403-7831.
 
Crime ambiental 
O artigo 32 da lei federal 9.605/98 prevê punição ao crime de abandono de animais. Caso a pessoa que deixou os cachorros seja identificada, ela pode responder criminalmente pelo ato. A pena é detenção de três meses a um ano e multa.
 
O diretor da Vigilância em Saúde, José Conrado Netto, esclarece que os órgãos da Prefeitura não podem recolher os animais. A lei 12.916 de 2008 proíbe a captura e a eutanásia. “O ideal é que a pessoa anote a placa do veículo que se envolve em caso de abandono animal ou tire fotos. A pessoa pode comunicar na Vigilância, que encaminharemos para a Promotoria do Meio Ambiente”, disse Netto.
 

Fonte: gcn.net.br





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário