domingo, 28 de fevereiro de 2016

‘Allan Kardec’ de Franca, pode perder seus 68 moradores

Sessenta e oito pacientes que vivem - em muitos casos, há décadas - no Hospital Psiquiátrico “Allan Kardec” poderão mudar de endereço após o início de um plano de ação proposto na audiência de conciliação entre Município, Estado, União e entidade ocorrida na última terça-feira. De acordo com o procurador da República Wesley Miranda, ainda não há um prazo para que a desinternação desses moradores aconteça, mas a expectativa, caso não haja intercorrências, é que daqui a dois anos uma rede extra-hospitalar entre em funcionamento em Franca.
 
“É uma rede muito complexa que envolve vários equipamentos como leitos de hospital, unidades de atendimento e residências terapêuticas (onde viverão os desinternados). Isso tudo demanda tempo, programação e orçamento”, afirmou. “Vamos tentar ajustar essa implementação fora dos autos do processo e, a partir do momento que a gente conseguir estabelecer esse alcance no atendimento, formular um termo de ajustamento e apresentá-lo à Justiça”, completou.
 
De acordo com a secretária de Saúde do município, Rosane Moscardini, as residências terapêuticas estão sendo estruturadas a fim de que estejam prontas em 8 meses. Já na próxima semana, a expectativa é que um edital deva ser lançado para que entidades civis se candidatem à gestão das mesmas. 
 
“As residências são casas normais, que podem ser alugadas. Existe um financiamento por parte do Estado e da União para que se faça um investimento para mobiliá-las”, afirmou. “Nessas casas poderão ficar até 8 pessoas com um cuidador. Dependendo do grau de dependência do paciente, ele terá um técnico de enfermagem, além do cuidador, que ficará à sua disposição 24 horas.”
 
Ainda segundo a secretária, o diferencial entre as residências e o Hospital “Allan Kardec” seria a reinserção desses pacientes ao convívio social. “Quando ele está internado, está institucionalizado. Ele fica no hospital usando a mesma roupa que todos, segregado. Quando ele vier para a residência, terá a ‘vidinha’ dele podendo sair, ter o próprio dinheiro, comprar suas próprias coisas e ressocializar.” Sobre possíveis traumas causados pela separação desses pacientes de seu antigo ambiente bem como de seus cuidadores e companheiros, que passaram a ter status familiar em suas vidas, a secretária diz que essas 68 pessoas serão divididas conforme suas afinidades. 
 
Rede extra-hospitalar
A rede extra-hospitalar que está sendo planejada prevê uma reestruturação completa do atendimento que é oferecido atualmente aos pacientes com problemas psiquiátricos em Franca. Atualmente, de acordo com a secretária de Saúde, quando apresentam alguma crise, eles são encaminhados pelas famílias ao Pronto Socorro “Álvaro Azzuz”, estabilizados, e, posteriormente, enviados ao Hospital “Allan Kardec”, que acolhe casos de tratamento e internação. 
 
“A proposta é que esse paciente continue indo até o Pronto Socorro a fim de ser estabilizado por até 72 horas e, depois, se ele precisar continuar internado, seja encaminhado a um Caps 24 horas. Lá, terá leito e o paciente poderá ficar até 30 dias. Depois que ele sair, haverá um acompanhamento por parte do Caps, ou seja, ele passará o dia na unidade e, à noite, se estiver bem, vai para casa.” Ainda segundo Moscardini, além do Caps já existente, um novo será implantado, no antigo consultório do Pronto Socorro Infantil, com atendimento 24 horas.

‘Allan Kardec’ pode perder seus 68 moradores

Wanderley Cintra, presidente do Allan Kardec, é totalmente contrário às modificações propostas

Fonte:gcn.net.

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Eleito presidente, Infantino promete: "Vou resgatar a imagem da Fifa"

Suíço diz que vai implementar as mudanças aprovadas e trabalhar duro para colocar a entidade no lugar que ela merece estar: "Entrei nessa competição para vencer"


O novo presidente da Fifa, Gianni Infantino, afirmou em sua primeira entrevista coletiva que "começou uma nova era" na entidade que manda no futebol mundial. Prometeu implementar as reformas aprovadas e "trabalhar duro" para colocar a Fifa no lugar que ela "merece estar". 
- Vamos resgatar a imagem da Fifa. Vocês podem ter certeza disso. Estou muito emocionado, eu acho que ainda não entendi completamente o que acontece. Eu entrei nessa competição para vencer - afirmou.
Gianni Infantino eleição presidente Fifa (Foto: Patrick B. Kraemer/Keystone via AP)
Telão anuncia a vitória de Gianni Infantino como presidente da Fifa (Foto: Patrick B. Kraemer/Keystone via AP)
No segundo turno da eleição, realizada nesta sexta-feira em Zurique, Infatino fez 115 votos (de 207 possíveis) e derrotou o Xeque Salman Ibrahim Al-Khalifa, que fez 88. Os outros candidatos foram o francês Jérôme Champagne e o príncipe Ali Bin Al-Hussein, da Jordânia.
Infatino contou com o apoio da Europa - afinal foi secretário-geral da Uefa entre 2009 e 2015 - e da América do Sul. Em entrevista ao GloboEsporte.com logo após a eleição, o presidente da CBF, Coronel Antonio Carlos Nunes, disse que a eleição do suíço é "uma vitória do Brasil".
Instado a falar sobre Michel Platini, que seria o candidato da Uefa mas acabou impedido de concorrer por ter sido banido pelo Comitê de Ética da Fifa, Infantino se disse grato ao ex-chefe. 

- Claro que eu agradeço a Platini por tudo o que me ensinou.

Confira a íntegra da entrevista coletiva:
Como imagina a Fifa em 2020?
Eu não sei ainda se vou ser presidente da Fifa, mas quero ver um grande desenvolvimento do futebol em muitos países e ações concretas feitas pela Fifa em cada uma das confederações. Quero ver futebol no Caribe, novas academias na África, meninos jogando futebol na Oceania, quero ver o futebol crescendo no mundo inteiro. 
Como vai lidar com os problemas financeiros da Fifa?
Temos de tomar medidas onde seja necessário para reduzir os gastos e o digo porque tenho experiência nisso. Nos últimos anos que a Uefa triplicou seu faturamento, apesar de estarmos em crise financeira. Isso não me preocupa minimamente.

Quem vai ser seu secretário geral?
Eu disse na campanha que, se fosse o presidente, não queria que o secretário-geral fosse o europeu. Temos que estudar.

O mundo do futebol sai dividido desta eleição?
Eu não estou de acordo que o futebol esteja divido. Hoje fizemos uma competição esportiva, as eleições, não uma guerra. As eleições se ganham ou se perdem e a vida continua. Agora temos de virar página e trabalhar todos juntos. Eu não era um candidato europeu. Temos de construir pontes e não erguer muros.
Fonte:globoesporte.globo.com

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

ARMAS são APREENDIDAs EM  DELFINÓPOLIS-MG



DELFINÓPOLIS - Na tarde da ultima quinta-feira (25), na cidade de Delfinópolis, um produtor rural  de 60 anos compareceu  ao quartel da Policia Militar alegando que desde que contratou um homem de 36 anos, lavrador, há quatro anos, vem notando o desaparecimento de gado em sua fazenda. 
Na quinta feira, a vitima  tomou conhecimento de que seu funcionário, em parceria com um funcionário da fazenda vizinha, furtaram alguns bezerros. Durante deslocamento até a fazenda, que fica na região da Bateia, a  polícia localizou um homem de 62 anos, caseiro, que alegou ter comprado do suspeito , cinco bezerros. Durante a negociação o suspeito relatou ao caseiro que era um acerto que fizera com o patrão e que precisava retirar o gado com brevidade.
A vítima, o proprietário da fazenda,  reconheceu onze cabeças de gado bovino que estavam no local. A PM indagou sobre armas ao autor José, o qual entregou uma espingarda de pressão calibre 5.5.
A PM ao realizar buscas no imóvel, localizou em uma bolsa, cor preta, que estava no quarto, uma pistola marca Beretta, calibre .22, municiada com seis  cartuchos intactos, também foram apreendidas dezessete munições intactas calibre .32.
Embaixo do colchão da cama, foi apreendido 01 (um) revólver calibre .32, municiado com 04 (quatro) munições intactas, foi localizado também 01 (uma) munição calibre .38.  Já em cima da geladeira, foram apreendidaa oito munições calibre .22.
Em seguida, a PM localizou o autor que transitava nas imediações na motocicleta Honda/NXR125 Bros ES, cor vermelha, ano 2005, placa HCK-5374, Delfinópolis/MG, porém não possuía CNH. Os autores foram conduzidos para a Delegacia de Polícia e a motocicleta ao pátio credenciado pelo Detran.
Fonte:virounoticia

Morre o cantor sertanejo Chico Rey, da dupla com Paraná

Cantor sofreu uma parada cardíaca enquanto passava por uma sessão de hemodiálise

Reprodução/Facebook

Morreu na tarde desta sexta-feira (26/2), o cantor sertanejo Chico Rey, que durante mais de três décadas fez dupla com o irmão Paraná. O cantor estava de férias com a família em Maceió e passava por uma sessão de hemodiálise quando sofreu uma parada cardíaca. Ele tinha 63 anos.

O quadro de saúde do cantor ficou instável desde um transplante de rim, que foi rejeitado e gerou complicações.

A carreira de Chico Rey começou em Brasília, na década de 1980, com o irmão Paraná, quando eram conhecidos como Devanil e Denival. Batizados Francisco Aparecido de Jesus e José Cláudio Gomes, os irmãos se tornaram referências na música sertaneja. Principalmente, a partir de 1988, quando estourou o sucesso "Quem será seu outro amor".

Fonte: em.com.br

Carro cai em represa e mata pais e criança de 2 anos em Batatais


Carro cai em represa e mata pais e criança de 2 anos em Batatais
Uma tragédia ocorrida em Batatais matou os pais e uma garotinha de apenas 2 anos. A família foi encontrada, na tarde desta sexta-feira, 26, presa dentro do próprio carro, um GC Celta, que estava quase completamente submerso em uma represa às margens da vicinal Prefeito Geraldo Marinheiro, que liga Batatais a Patrocínio Paulista, conhecida como estrada do Tomba Carro. Todos já estavam mortos, a princípio, por afogamento.
Segundo o registro feito pela Polícia Militar, morreram na tragédia o agricultor José Batista de Oliveira, de 53 anos, a mulher dele Marcilene Rosa de Oliveira, 37, e a filhinha do casal, Beatriz Batista de oliveira, que havia completado 2 anos no último mês de novembro. Informações preliminares da Policia indicam que José Batista não era habilitado.
Ainda segundo informações iniciais passadas pela Polícia, a família morava na fazenda São João, zona rural de Batatais, e teria saído de casa na tarde de ontem, 25, por volta das 16 horas, com destino a um posto de atendimento médico na cidade.
Chovia muito neste horário na região e, desde então, ninguém teve mais notícias dos três. Parentes faziam buscas na região e viram, na tarde de hoje, o carro com as rodas para cima na represa. O corpo de bombeiros foi acionado e constatou, no local, que todos já estavam mortos.
Devido à correnteza do córrego, os bombeiros tiveram bastante trabalho para retirar o veículo e as vítimas da água. Seis bombeiros participaram da operação e foi necessário utilizar uma retroescavadeira para completar a ação.
Fonte:gcn.net

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

   MARMORARIA EM CÁSSIA REUTILIZA ÁGUA DE      CHUVA HÁ QUASE 10 ANOS

Alguns moradores e empresários de Cássia, estão investindo em economia de água, simples mudança de atitudes, residências e empresas dão exemplos de criatividade  e utilizam água da chuva para realizar atividades diárias sem prejudicar o meio ambiente.
Muitas montaram recentemente e outras já contam com o sistema de captação de água da chuva á vários anos.

Foto: Claudinei Pereira da Costa Jornal CP Cássia



Um dos bons exemplos vem de uma marmoraria. A empresa, que consome cerca de 2000 mil litros por dia, investiu em um sistema de recuperação de água ha mais de 10 anos. 
A água da chuva que cai no telhado é conduzida para calhas,canos e depositada em um reservatório de 26 mil litros.
O sistema de captação de água da chuva e de reaproveitamento de líquidos, já que a água é produto fundamental para resfriar discos e brocas diamantados de corte das pedras. Também para evitar que o pó se espalhe durante o corte  é preciso muita água na operação do reuso, todo o líquido que cai das máquinas é coletado. 


                  Tanque com capacidade para armazenar 26 mil litros de água

O pó da pedra se separa da água por decantação que quando fica limpa, é bombeada novamente para as caixas e volta a ser usada.
Praticamente toda a água consumida na empresa vem desse sistema. Ao todo, a Marmoraria reutiliza 26 mil litros de água reciclada por mês.
“Desde quando o sistema foi implantado, a conta de água só vem o mínimo, dois anos atrás  ficamos praticamente sem chuva, mesmo assim não faltou água, por que toda água do reservatório é tratada, bombeada e reutilizada, sem o sistema, se fosse para marmoraria usar somente a água da Copasa, eu não teria ideia de quanto iria pagar todo mês, nós usamos aproximadamente 2000 mil litros de água por dia, iríamos gastar mais de 50 mil litros de água durante o mês e com certeza a conta seria muito alta,  a economia é muito grande a conta de água só vem o mínimo para pagar”. Afirma o proprietário

Outro exemplo vem de um proprietário de uma oficina mecânica no bairro Canta Galo, que há mais de 6 anos instalou o sistema de captação de água da chuva. A água que cai no telhado é coletada por calhas e canalizada  até uma caixa de 5000 litros.

Várias residências de Cássia também já adotaram o novo sistema e a tendência é  aumentar.
São deias simples que fazem a diferença para o planeta e para o bolso.
O mais importante: é que estão ao alcance de qualquer pessoa.




LIMPEZA DE TERRENOS NOS BAIRROS BELA VISTA E 
BELA VISTA II EM CÁSSIA



Com o objetivo de garantir os direitos de cidadania da população, o Município de Cássia, visando à prevenção no aparecimento de animais peçonhentos, ao acúmulo de lixo e ao combate às doenças epidemiológicas, com ênfase na prevenção ao mosquito da Dengue pede a colaboração e solidariedade de todos os proprietários ou responsáveis por lotes nos bairros Bela Vista e Bela Vista II para que providencie a limpeza dos terrenos. 
O Município de Cássia alerta aos proprietários ou responsáveis que a limpeza dessas áreas é de responsabilidade do proprietário, conforme prevê o Código de Posturas do município.
“A população muitas vezes cobra esse serviço da prefeitura, mas a responsabilidade é do dono do terreno e não da prefeitura, a quem cabe apenas e fiscalização. A cidade cresceu muito e há muitos lotes abandonados tomados por matos e materiais propícios a se tornarem criadouros do mosquito aedes aegypti. As pessoas ligam bravas na prefeitura dizendo que tem lixo, ratos, mato. Porém a responsabilidade pela limpeza é dos proprietários”, informou Denner Belizario, fiscal da prefeitura.
Dono de lote e sujo pode ser multado
A Lei Municipal nº 1592/2015 prevê punição aos proprietários que deixarem de limpar seus lotes e terrenos. O processo começa com a notificação do dono do imóvel, a qual dá um prazo de 15 dias corridos para que o proprietário faça a limpeza do terreno. Caso a notificação não seja atendida, automaticamente o proprietário será multado em valores que variam de R$ 240,00 a R$ 780,00.
Fonte: Município de Cássia

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

QUADRILHA INVADE FAZENDA NA ZONA RURAL DE DELFINÓPOLIS

DELFINÓPOLIS - Pelo menos seis bandidos invadiram uma fazenda localizada distante cerca de 50km do perímetro urbano de Delfinópolis e assaltaram o local na madrugada desta quarta-feira (24).
Foto: Divulgação
Segundo as primeiras informações, o produtor rural L. I. S., estava dormindo quando os bandidos arrombaram a porta e após agredir o produtor o amarraram.
O grupo perguntava a todo tempo onde estava o dinheiro e reviraram todo o imóvel. Na fuga os bandidos levaram vários objetos de valor além de celulares, talões de cheque e o carro da família, uma caminhonete Mitsubishi L200 Triton de cor prata, placa OQG-6052/São João Batista do Glória-MG.
Foi realizado rastreamento porém até a publicação desta reportagem os autores não haviam sido encontrados.
Fonte:virounoticia

Protesto de moradores fecha acessos do bairro de Lage em Ibiraci

Imagem das IlhasImagem das Ilhas
Um grupo de moradores do bairro rural de Lage, em Ibiraci (MG), fecha desde as primeiras horas da manhã, as três entradas do local em sinal de protesto. A reivindicação é por melhorias na infraestrutura do bairro e nas condições da rodovia que liga o povoado até a cidade.
Os manifestantes bloquearam os acessos com pneus e estão no aguardo da chegada do prefeito de Ibiraci, José Fernando Hermogenes de Freitas (PSDB), juntamente com o presidente de Furnas, Flávio Decat de Moura. Os dois têm uma reunião, seguida de almoço, agendada na Usina Mascarenha de Moraes em Peixoto ainda nesta manhã.
Segundo Michel Ribeiro Rodrigues Heitor, morador do bairro e um dos organizadores do manifesto, a intenção é chamar a atenção das autoridades para a situação de “abandono” da Lage. “O bairro está esquecido. Não temos asfalto, estamos sem ambulância, a gente não tem assistência. Nem mesmo a Polícia vem aqui”.
Heitor disse ainda que o grupo só deixará as entradas e liberará o trânsito após ter uma resposta positiva do prefeito.
Por conta do fechamento dos acessos, uma longa fila de veículos tem se formado no local. Em maio do ano passado, manifestação semelhante foi registrada após uma pessoa morrer e outra ficar ferida depois de um acidente na rodovia que liga Ibiraci até o povoado.
Fonte:gcn.net.

Briga entre meninas - raysa tem convulsão após apanhar ( CENAS CHOCANTES)

Briga entre alunas só termina após uma delas sofrer convulsão; VÍDEO


Duas estudantes de uma escola estadual em Belém, no Pará, protagonizaram um dos vídeos mais vistos nas redes sociais desde a última quarta-feira. A filmagem, inicialmente lançada no Facebook, mostra as duas garotas brigando na rua lançando chutes, socos e pontapés. A agressão só termina quando uma delas sofre uma convulsão.
Há quem diga que a jovem que teve a convulsão não resistiu e morreu. No entanto, a Secretaria Estadual de Educação do Pará divulgou nota à imprensa revelando que a dupla que aparece no vídeo está bem e o caso está sendo acompanhado pelo Conselho Tutelar. O motivo da violência não foi divulgado.

Leia na íntegra a nota:

“A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) esclarece que a briga entre as alunas da Escola Estadual Santana Marques, no bairro da Marambaia em Belém, ocorreu na quarta-feira (17), fora do espaço escolar. As estudantes já estão em casa e passam bem.
Logo após o ocorrido, as famílias das estudantes envolvidas no conflito foram informadas sobre o fato e chamadas pela equipe pedagógica a comparecem na instituição de ensino. Todos os procedimentos foram registrados em relatório e entregue ao Conselho Tutelar, para que seja feito o acompanhamento. A escola também fará o acompanhamento das adolescentes dentro da instituição.

A Seduc informa que atua na prevenção e combate a atos de violência dentro e fora do ambiente escolar na rede estadual e desenvolve o Projeto Bem Conviver que acontece em parceria com a Polícia Militar, onde são desenvolvidas atividades e palestras sobre a importância da convivência harmoniosa entre estudantes e a comunidade”.




Fonte:gcn.net







Mulher é morta a golpes de picareta em chácara em Franca


Mulher é morta a golpes de picareta em chácara
Corpo encontrado sem vida na tarde de ontem em Franca. DIG não tem suspeitos sobre o ocorrido em condomínio de chácaras

A dona de casa Etiene Josefa de Arruda Coelho, de 33 anos, foi encontrada morta no jardim da chácara onde morava, próximo ao Parque Universitário. O crime é o segundo homicídio registrado em Franca em três dias. Segundo o cunhado da dona de casa, Luiz Fernando Rocha, o corpo de Etiene foi encontrado pelo seu marido Carlos Eduardo Coelho, de 35 anos. 
 
À polícia, Carlos Eduardo contou que chegou ao imóvel por volta das 17h20 de terça-feira e teria estranhado o fato de a caixa d’água que fica ao lado do portão do imóvel estar vazando. “Ele tinha ligado a bomba para encher a caixa antes de sair para trabalhar e combinado com a Etiene para que a desligasse. Como estava vazando, ele estranhou”, disse o cunhado. 
 
Ao descer do carro, ele procurou pela mulher. “Ele disse que entrou na varanda e viu o corpo dela deitado de bruço no jardim. Chamou e, como ela não reagiu, decidiu me ligar”, contou Luiz Fernando. 
 
Ao cunhado, Eduardo teria dito que a mulher já estava morta. Luiz Fernando resolveu ir até a chácara para averiguar o que estava acontecendo. “Quando eu cheguei lá, liguei para o Samu. A médica que atendeu me pediu para ver se a Etiene tinha alguma pulsação. Mas pelo braço dela não percebi nada. Então, pediu que eu a virasse para fazer massagem cardíaca. Foi quando vi os ferimentos e que ela já estava realmente morta”, contou Luiz Fernando.
 
Eduardo, então, teria acionado a polícia que compareceu ao local minutos depois. Próximo à varanda da casa, que fica a uns três metros de onde o corpo foi encontrado, os policiais acharam uma picareta ainda com sangue, que eles acreditam tenha sido usada como a arma do crime. 
 
Em um exame preliminar, o corpo da dona de casa apresentava dois grandes ferimentos condizentes com a picareta. Um na cabeça e outro no ombro direito. Não tinha sinais de violência sexual. Etiene estava vestida, apenas com a blusa levantada até a altura do estômago.
 
Segundo o cunhado, Etiene e Carlos Eduardo eram casados há sete anos e se davam bem. Os dois não tinham filhos e costumavam sair aos finais de semana para viajar. Luiz Fernando disse que era comum a cunhada ficar sozinha com os três cachorros do casal enquanto Carlos Eduardo saía para trabalhar. “Ela gostava muito desse lugar. Não tinha medo de ficar sozinha e dizia que não queria se mudar”. Carlos Eduardo afirmou à polícia que o imóvel nunca foi assaltado ou furtado e que nunca tiveram problemas de invasão. No condomínio de chácaras onde tudo aconteceu, há imóveis próximos que contam com câmeras de segurança. A polícia deve requisitar as imagens para averiguar quem teve acesso ao imóvel onde o corpo de Etiene foi encontrado. 
 
O caso foi registrado no Plantão Policial e deve ser encaminhado para a DIG (Delegacia de Investigações Gerais). O corpo da dona de casa passou pelo IML (Instituto Médico Legal) para os exames de praxe e será liberado para a família.

Fonte:gcn.net

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Em menos de dois meses, suspeitas de dengue beiram os mil casos em Franca


Em menos de dois meses, suspeitas de dengue beiram os mil casos em Franca

No último sábado, a própria população, com a ajuda de agentes municipais, realizou um mutirão contra a dengue por diversos bairros da zona Leste da cidade

O número de suspeitos de dengue em Franca já beira os mil casos. Até a tarde de ontem, de acordo com a secretária municipal de Saúde, Rosane Moscardini, foram registrados 956 casos de pessoas com sintomas da doença. Outros 28, além de 11 importados, foram confirmados. São, em média, 18 novos casos suspeitos por dia. Mas a situação tem ficado cada dia mais alarmante, porque, apenas nos últimos quatro dias, surgiram em média 48 casos suspeitos por dia. 
 
O número de suspeitos com sintomas da febre chikungunya também subiu - de 7 para 8 -, além de um caso importado - esse já confirmado. Já sobre o vírus zika, são três suspeitos sob investigação. 
 
No ano passado, a cidade enfrentou a maior epidemia da sua história, quando mais de 1,5 mil casos da doença foram confirmados. Neste ano, o diretor de Vigilância em Saúde, José Conrado Netto, já confirmou que, se a situação prosseguir a mesma, Franca registrará outra epidemia histórica. 
 
Até a semana passada, as regiões com mais casos suspeitos, de acordo com a Vigilância em Saúde, eram o Complexo Aeroporto, ¶ngela Rosa, Santa Terezinha, Francano, Paulistano, Vila Formosa e Centro. Nesses locais, para evitar que o contágio seja permanente, os agentes de Controle de Vetores estão realizando ações de bloqueio. Mas, a participação da comunidade é extremamente importante para evitar a proliferação da doença.
 
“Existem casos suspeitos em toda a cidade, mas em alguns bairros percebemos que a contaminação, mesmo com o trabalho contínuo dos agentes, continua se espalhando. Por isso, enfatizamos que a população é nossa maior aliada nessa luta. As pessoas devem manter a luta contra o mosquito de forma constante”, disse Cléber da Silva Benedito, gerente de Serviços da Vigilância Ambiental.
 
Ações contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya, estão sendo realizadas diariamente em várias partes da cidade. De acordo com especialistas, a única forma de evitar a proliferação da doença é aniquilar o mosquito e, para isso, é preciso eliminar os criadouros. “Estamos falando de um mosquito muito resistente e adaptável. Ainda existem muitos mitos relacionados a ele e sua reprodução, por isso, precisamos eliminar qualquer possibilidade que ele viva. A população deve separar, ao menos, 15 minutos por semana, olhar toda sua casa e eliminar os focos. É um trabalho contínuo e, quando a comunidade entender isso, teremos um resultado bem mais efetivo”, completou Cléber Benedito.
 
Devido à epidemia que o país vive de zika, os resultados de exames estão demorando mais que o previsto, entre 15 e 30 dias, para ficarem prontos. Segundo a secretária de Saúde, até o momento nenhum exame laboratorial dos casos de zika vírus e febre chikungunya que estão sob investigação tiveram resultado. No caso da dengue, dos resultados apresentados, além dos casos positivos, outros 11 negativos foram entregues. O resultado do laudo sobre a morte do corretor Joaquim Pedro Farias, de 52 anos, que morreu no fim do mês passado com suspeita da síndrome de Guillain-Barré e poderia ter contraído o vírus zika, também ainda não foi divulgado.

Fonte:gcn.net
 
 

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Homem anuncia o próprio rim na internet no CE; secretaria investiga

Um homem que se identifica como morador do Bairro Vila Peri, em Fortaleza , colocou um de seus rins a venda em um site da internet. Com o título de ''Rim Perfeito'', o vendedor oferece o órgão pelo valor de R$ 40.000. Na descrição do produto, publicada na madrugada do último sábado (20), o anunciante afirma ter 35 anos, tipo sanguíneo O negativo e rim em perfeito funcionamento.
A TV Verdes Mares ligou para o número de telefone colocado no anúncio simulando interesse pelo produto e conversou com o homem que oferece o órgão. De acordo com o anunciante, ele está desempregado e resolveu vender o próprio rim para conseguir dinheiro. O homem afirma ainda que irá fazer exames para garantir que o rim está saudável e mostrar os resultados para os compradores interessados. “Eu vou fazer exames nesta semana ainda, para quando for conversar com alguma pessoa já ir com eles na mão”, disse. Segundo o vendedor, outras pessoas entraram em contato interessadas no produto.
Quando questionado sobre o processo de doação, que segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) deve contemplar as pessoas da fila de espera, com serviços gratuitos e ocorrer de forma voluntária, o vendedor afirmou que não é obstáculo para concretizar o negócio, que pode, inclusive, ter o valor negociado. 

Atualmente os portadores de doença renal crônica precisam está cadastrados no Sistema Nacional de Transplantes (SNT), aguardar numa fila de espera por um órgão compatível e a doação é gratuita. A venda e compra de órgãos é crime previsto na lei 9.434 de fevereiro de 1997, com punição que vai de três a oito anos de prisão.
Em nota, a Secretaria da Saúde informou que pediu providências a superintendência regional da Polícia Federal. A Secretaria afirma ainda que quer resguardar a credibilidade do processo de doações e transplantes realizados no Estado. O Ceará é um dos estados que mais realizam transplantes de órgão no país. Em 2015 foram 1.433 e este ano, 143 transplantes realizados.
Além da Polícia Federal, a Polícia Civil informou que também irá investigar a suposta comercialização de rim em Fortaleza.
Fonte:jornalfloripa

Mulher acorda no próprio velório, causa pânico na família e morre

"A mulher foi dada como morta no pronto-socorro. No meio do velório, ela acordou. Mexeu o olho, mexeu os braços. Começou aquele desespero, todo mundo começou a gritar", disse o marido da vítima


Uma jovem de 24 anos causou pânico entre os familiares após abrir os olhos durante o próprio velório em Conselheiro Lafaiete, na região central de Minas Gerais. A Polícia Civil quer apurar se houve crime.
De acordo com o marido, Jéssica passou mal e sofreu um infarto, e foi dada como morta no Pronto-socorro em que foi levada. A causa da morte foi registrada como embolia pulmonar.
No velório, quando o caixão estava prestes a ser fechado, a jovem se mexeu, abriu os olhos e apresentou sinais vitais, como respiração leve. Houve gritaria e muitas pessoas saíram correndo.
"A mulher foi dada como morta no pronto-socorro. No meio do velório, ela acordou. Mexeu o olho, mexeu os braços. Começou aquele desespero, todo mundo começou a gritar", disse o marido da vítima.
Segundo informações do R7, o Corpo de Bombeiro foi chamado, mas Jéssica acabou não resistindo e morreu no local.
A Polícia CIvil informou que vai abrir procedimento investigativo para apurar a causa da morte da jovem. O laudo deve ficar pronto em até 30 dias.
Fonte:noticiasaominuto

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Idoso é agredido e roubado no meio da rua na zona Norte de Franca


Idoso é agredido e roubado no meio da rua na zona Norte de Franca

A manhã deste domingo, 21, ficou marcada pela violência na zona Norte de Franca. Um aposentado de 81 anos foi agredido e assaltado por um sapateiro, de 30, na Vila Santa Terezinha. O bandido, que é morador de rua, acabou contido por populares e preso minutos depois.
De acordo com a Polícia Civil, o idoso, que reside na avenida Chico Júlio, foi abordado pelo acusado na avenida Doutor Flávio Rocha. Ele o agrediu e fugiu com R$ 70. Pessoas que estavam nas imediações e presenciaram a cena conseguiram conter o sapateiro. Revoltados com o ocorrido, os populares bateram no acusado.
A Polícia Militar foi acionada e levou o morador de rua até o Plantão Policial. Na delegacia, o homem foi autuado em flagrante por roubo e recolhido ao CDP (Centro de Detenção Provisória). O aposentado passa bem.
Fonte:gcn.net

Subtenente da PM é agredido por populares em Ituverava-SP

Subtenente da PM é agredido por populares em Ituverava
















O que era uma averiguação de tráfico de drogas em Ituverava transformou-se em um caso de violência contra a Polícia Militar na noite de sábado, 20. O subtenente Newton foi agredido por moradores e familiares de acusados de promoverem o tráfico na cidade. Ele sofreu uma lesão no rosto, foi levado para Franca, mas passa bem.
Ao chegarem em um local conhecido como ponto de venda de drogas, os policiais foram recebidos com resistência e agressões por parte dos moradores e da família dos acusados. Segundo a Polícia Militar, foi necessário o uso de força física moderada. No meio da confusão, o subtenente foi agredido e precisou ser levado para o Pronto-socorro de Ituverava. De lá, foi transferido para Franca com suspeita de afundamento na face. Ele passa bem.
Após controlarem a situação, os policiais levaram os envolvidos para a delegacia de Ituverava, onde um boletim de ocorrência de resistência, lesão corporal e tráfico foi elaborado.
Fonte: gcn.net

sábado, 20 de fevereiro de 2016

           Cortes em MG serão de R$ 2 bilhões 


   Na PM, economia de R$ 70,1 milhões afetará combustível, manutenção de viaturas e    até munição



Movimentacao da Policia Militar apos briga na Menos recursos. Pacote de cortes irá afetar orçamento da PM em 31,7% do que já estava previsto
Sem realizar até agora a anunciada reforma administrativa, que pretende cortar cargos e reduzir órgãos para gerar economia aos cofres públicos estaduais, o governo de Minas quer enxugar R$ 2 bilhões em despesas e custeio da máquina em 2016. O objetivo é reduzir o déficit estimado em R$ 8,9 bilhões para este ano. Apesar de o anúncio das medidas estar marcado para a próxima segunda-feira, num evento que deve reunir a cúpula do governo, o decreto está publicado desde nesta quinta no “Minas Gerais”.

Para áreas consideradas prioritárias como segurança pública, meio ambiente e infraestrutura estão previstos cortes de quase R$ 700 milhões.

Os anexos do Decreto 46.949, disponível no site da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), apontam que o governo Fernando Pimentel (PT) realizará cortes em custeio, investimentos e inversões financeiras (que também são investimentos). O decreto contempla apenas algumas fontes de recursos e grupos de despesa. Não estão incluídos, por exemplo, despesas de pessoal, de convênio e empréstimos, e ainda os recursos de emendas parlamentares.

Principais. Na Polícia Militar, o corte previsto será de pelo menos R$ 70,1 milhões em custeio, impactando nos gastos com combustível, manutenção das viaturas, munição e outros insumos. O montante equivale a 31,78% do previsto no orçamento deste ano. Já na Polícia Civil, serão R$ 28,7 milhões a menos em 2016, o que representa um corte de 17,53%. No Corpo de Bombeiros, a taxa de segurança pública, atualmente responsável por uma arrecadação de R$ 7,6 milhões, terá nova destinação, que não fica clara no decreto. Isso significa que os recursos usados na manutenção de atividades como vistorias em prédios, análise de projetos e concessão de auto de vistoria deverão ser utilizados para fazer caixa ou repassados para cobrir despesas com pessoal.

O mesmo deve acontecer com os R$ 9,4 milhões arrecadados com a taxa de incêndio, normalmente aplicada no compra de equipamentos, na capacitação e atualização de recursos humanos e na manutenção do Corpo de Bombeiros. Além disso, serão contingenciados outros R$ 4,7 milhões, o que corresponde a 15,2% do custeio.

Na área ambiental, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) sofrerá corte de R$ 6,3 milhões, ou 12%, na utilização dos recursos hídricos, e de R$ 2 milhões, ou 100%, dos recursos da taxa de controle e fiscalização ambiental.

Na Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), o corte será de quase 50% em custeio, o equivalente a R$ 6,3 milhões. Já o Fundo de Recuperação, Proteção e Desenvolvimento Sustentável das Bacias Hidrográficas de Minas (Fhidro) sofrerá corte de 100% em investimentos nas bacias.
É anseio, diz líder

Crise. 
O líder do governo na Assembleia, deputado Durval Ângelo (PT), confirmou que o Estado quer economizar cerca de R$ 2 bilhões este ano, para reduzir o déficit. O petista disse ser um anseio da sociedade e “um imperativo econômico” a ser seguido no país para enfrentar a crise. Procurado, o governo de Minas não comentou os dados disponíveis e avisou que o detalhamento do pacote será feito na segunda. 
Fonte: otempo.com.br

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Ladrões mascarados invadem chácara, ameaçam as vítimas e roubam objetos



assalto a chacara rodovia mg 050Uma família viveu momentos dramáticos nas mãos de dois assaltantes, o fato aconteceu na na tarde desta quinta-feira (18) em uma chácara localizada às margens da Rodovia MG 050, próximo à Itaú de Minas. Segundo a vítima J.B.P., 58 anos, disse que estava na sala com seus dois filhos e sua esposa M.A.F.M., 46 anos, estava na cozinha quando chegou um indivíduo com o rosto coberto por uma máscara do "Mister M" adentrou na cozinha com um facão em companhia de um outro indivíduo com o rosto coberto por uma camiseta preta e de posse de uma arma de fogo.

O rapaz que estava com o revólver anunciou o assalto e mandou que todos ficassem sentados no sofá da sala, enquanto o outro indivíduo vasculhou toda a residência e ameaçava as vitimas querendo saber onde estava o dinheiro, diante da alegação das vítimas que não havia dinheiro os autores apossaram das chaves do veiculo Ford Fiesta, cor prata, ano 2005, colocou vários objetos no interior do carro, trancaram as vitimas no banheiro e em seguida fugiram do local sentido a cidade de Passos. Após os bandidos saírem do local as vítimas foram à margem da Rodovia pedir ajuda, quando parou uma ambulância do SAMU e acionou a PM. Os bandidos deixaram sobre a pia da cozinha o facão e a máscara que foi usada por um deles.

Fonte:passosnews

 Idoso reage e coloca assaltantes    para correr


Contrariando todas as orientações policiais e dicas de especialistas, um homem de 64 anos reagiu a um assalto na noite desta quarta-feira, 17, quando chegava em sua casa no bairro Santa Luzia e colocou três assaltantes para correrem. Um dos bandidos chegou a efetuar um disparo de arma de fogo em direção à vítima, que por sorte não foi atingida. Os autores fugiram sem levar nada.

O fato foi registrado por volta das 23h e aconteceu em uma residência na Rua Rio Pardo, naquele bairro. O aposentado J.L.S., 64, contou aos policiais militares que tinha acabado de entrar na garagem de casa com sua caminhonete, quando três indivíduos pularam o portão e anunciaram o assalto.

A vítima relatou à Polícia Militar que os assaltantes aparentavam ser menores de idade, eram todos negros e de estatura mediana, usavam roupas escuras e camisetas enroladas na cabeça. Apenas um deles empunhava um revólver prateado.

Os bandidos renderam o idoso, exigindo dele dinheiro e o aparelho celular. Durante a ação, o assaltante que estava armado ainda desferiu coronhadas contra o rosto do aposentado, que se armou com uma cadeira e reagiu, entrando em luta corporal com os criminosos.

Depois de também serem atacados, um dos autores efetuou um disparo em direção à vítima, que por sorte não foi atingida. O tiro acertou a parede do imóvel.

Além de não conseguirem roubar nada, os assaltantes ainda deixaram para trás uma camiseta preta e a mochila que um deles portava, possivelmente, na intenção de carregar os objetos roubados. Eles fugiram, tomando rumo ignorado.

Os materiais foram apreendidos para investigação pela perícia técnica da Polícia Civil, que também recolheu no local um projétil de arma de fogo, aparentando ser de calibre 22.

Apesar de reclamar dores no rosto, J.L.S. não quis ser socorrido e disse que se necessário posteriormente procuraria atendimento médico.

A PM realizou um intenso rastreamento pelas imediações do bairro, mas nenhum suspeito foi identificado.
Posto é assaltado

Também na noite desta quarta-feira, 17, dois indivíduos montados numa motocicleta Honda NXR-150 Broz, cor azul, invadiram o posto de combustíveis que fica na Avenida Dona Liquinha da Silveira, no bairro da Penha, e praticaram um assalto, levando certa quantia em dinheiro que estava no caixa.

O funcionário do estabelecimento H.R.B.O., 23 anos, contou aos militares que estava caminhando em direção ao caixa quando os assaltantes chegaram. O passageiro da motocicleta desceu armado com uma arma de fogo prateada e o ameaçou de morte, ordenando a ele que entregasse todo o dinheiro.

Fonte:.clicfolha

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Polícia Militar e Bombeiros fecham o cerco aos trotes em Minas Gerais

Ligações são rastreadas e redes sociais monitoradas; polícia alerta que a prática é crime e pode chegar à detenção do autor ou responsável

O falso comunicado de ocorrência, conhecido como trote, é um crime que atrapalha o serviço da Policia Militar de Minas Gerais (PMMG) e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), além de encarecer o serviço de segurança pública. Somente no ano passado, foram registradas mais de 1,6 milhões de ligações fictícias para a PMMG e o CBMMG, gerando gastos de mais de R$ 2,4 milhões. Além disso, a ampliação do uso das mídias sociais pelas polícias e a popularização dos telefones móveis abriram ainda mais espaço para a prática.

Na web, embora possa haver a impressão de que tudo é permitido, todos os casos monitorados nas redes sociais são investigados por meio da identificação do endereço de IP (Internet Protocol) dos dispositivos móveis e computadores. Os autores são punidos na categoria de crimes virtuais, entre os quais está o uso indevido da imagem. Uma pessoa, ao propagar informações falsas, pode ser responsabilizada por injúria, difamação e calúnia. Nesse caso, a pena pode variar de três meses a um ano de prisão e multa.

Por telefone

Para se ter uma ideia, na Polícia Militar, cerca de 20% de todos os acionamentos via telefone são falsos. A identificação do perfil de quem liga e os picos de horário mais comuns das chamadas ajudam a evitar que o trote seja consumado.

De acordo com o sargento Luciano Fernandes, do Centro Integrado de Comunicações Operacionais (CICOp), da Polícia Militar, os trotes são feitos, em grande maioria, por crianças e jovens com idade entre 7 a 23 anos, e o intervalo de maior frequência é o das 17h às 23h. “A maioria das ligações é feita em dias úteis. Durante o período escolar os registros também ficam ainda mais incidentes”, ressalta.

No Corpo de Bombeiros, o problema é ainda maior: cerca de 25% de todas as chamadas são comunicados falsos. A corporação tem, inclusive, detalhamento de que os trotes ficam mais intensos no período das 14 às 21h.

Segundo o sargento Varlei de Almeida, do Centro de Operações de Bombeiros, por conta de um falso comunicado, feito por uma criança que ligou mais de cinco vezes no mesmo dia, a corporação mobilizou uma operação especial para identificar o autor. “Quando chegamos na casa de onde vinham as chamadas, descobrimos que a criança estava utilizando o aparelho do pai, que não sabia das ligações. Por se tratar de uma criança, a família foi conscientizada sobre o acontecido”, explica. 

O Centro de Operações de Bombeiros trabalha na prevenção dos trotes, por meio da distribuição de informativos nas proximidades dos batalhões. Além disso, a corporação utiliza meios de comunicação como rádio e televisão para fazer propaganda. Frequentemente, há também a utilização das redes sociais e o próprio portal dos Bombeiros, espaços em que são postadas dicas que previnem a população, especialmente os pais, já que as crianças de 5 a 12 anos são maioria entre os autores. “Muitas crianças e adolescentes têm seu próprio aparelho e outros utilizam o dos pais. Pedimos ainda que monitorem as ligações dos filhos, especialmente nos finais de semana e feriados, dias nos quais as ligações são mais intensas”, enfatiza Almeida.

Campanhas

 Visando minimizar os números das falsas ocorrências as corporações passam a monitorar falsas informações via internet e a criar campanhas preventivas em escolas voltadas para crianças e adolescentes.

Para atingir boa parte da faixa etária autora dos trotes a Polícia Militar começa, em março, a campanha “Amiguinhos do 190”. O objetivo é orientar, por meio de apresentações teatrais e musicais, alunos de escolas públicas e privadas sobre as consequências do trote.

As informações nesta estratégia têm linguagem adaptada às crianças e adolescentes. Além disso, as peças são baseadas em casos reais vividos por militares, como o vivenciado pelo sargento Fernandes. Ele participou de uma operação no qual um grande número de viaturas, além do Grupo de Ações Táticas (GATE), foi acionado para desativar uma bomba que estaria dentro de uma caixa em frente a um prédio da capital mineira. A mentira custou aproximadamente R$ 800 para a corporação, além de ter causado inconvenientes como o fechamento da rua e comércios da região.

Prejuízos

As ligações feitas para o 190 são custeadas com o dinheiro do cidadão.  O deslocamento de uma equipe policial ou de bombeiro por causa de trote pode atrasar ou impedir o atendimento de um caso verdadeiro. E ligar para esses serviços para pedir informações pode ocupar um atendente indevidamente. Por isso, para pedir informações sobre o número de outros órgãos públicos, é necessário ligar para o serviço de lista telefônica.

Punição

Quem pratica trote pode ser punido de acordo com o Código Penal - Decreto Lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940 Art. 340 que prevê que ao interromper ou perturbar o serviço telefônico poderá incorrer em pena de detenção de um a seis meses ou multa.

Fonte:agenciaminas