quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

   MARMORARIA EM CÁSSIA REUTILIZA ÁGUA DE      CHUVA HÁ QUASE 10 ANOS

Alguns moradores e empresários de Cássia, estão investindo em economia de água, simples mudança de atitudes, residências e empresas dão exemplos de criatividade  e utilizam água da chuva para realizar atividades diárias sem prejudicar o meio ambiente.
Muitas montaram recentemente e outras já contam com o sistema de captação de água da chuva á vários anos.

Foto: Claudinei Pereira da Costa Jornal CP Cássia



Um dos bons exemplos vem de uma marmoraria. A empresa, que consome cerca de 2000 mil litros por dia, investiu em um sistema de recuperação de água ha mais de 10 anos. 
A água da chuva que cai no telhado é conduzida para calhas,canos e depositada em um reservatório de 26 mil litros.
O sistema de captação de água da chuva e de reaproveitamento de líquidos, já que a água é produto fundamental para resfriar discos e brocas diamantados de corte das pedras. Também para evitar que o pó se espalhe durante o corte  é preciso muita água na operação do reuso, todo o líquido que cai das máquinas é coletado. 


                  Tanque com capacidade para armazenar 26 mil litros de água

O pó da pedra se separa da água por decantação que quando fica limpa, é bombeada novamente para as caixas e volta a ser usada.
Praticamente toda a água consumida na empresa vem desse sistema. Ao todo, a Marmoraria reutiliza 26 mil litros de água reciclada por mês.
“Desde quando o sistema foi implantado, a conta de água só vem o mínimo, dois anos atrás  ficamos praticamente sem chuva, mesmo assim não faltou água, por que toda água do reservatório é tratada, bombeada e reutilizada, sem o sistema, se fosse para marmoraria usar somente a água da Copasa, eu não teria ideia de quanto iria pagar todo mês, nós usamos aproximadamente 2000 mil litros de água por dia, iríamos gastar mais de 50 mil litros de água durante o mês e com certeza a conta seria muito alta,  a economia é muito grande a conta de água só vem o mínimo para pagar”. Afirma o proprietário

Outro exemplo vem de um proprietário de uma oficina mecânica no bairro Canta Galo, que há mais de 6 anos instalou o sistema de captação de água da chuva. A água que cai no telhado é coletada por calhas e canalizada  até uma caixa de 5000 litros.

Várias residências de Cássia também já adotaram o novo sistema e a tendência é  aumentar.
São deias simples que fazem a diferença para o planeta e para o bolso.
O mais importante: é que estão ao alcance de qualquer pessoa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário