terça-feira, 4 de outubro de 2016

CEMIG ALERTA CONSUMIDORES PARA GOLPE USANDO
NOME DA EMPRESA


RELOGIO DA CEMIG


Golpistas ligam principalmente para comerciantes, passam até mesmo um número de protocolo e, por fim, ameaçam remover o relógio de energia caso um depósito de uma "multa" de R$ 2.700 não seja feito.
Após registros de golpistas utilizando o nome da Cemig agindo no Triângulo e Sul de Minas, a Companhia Energética de Minas Gerais resolveu emitir um alerta para todo o Estado para evitar que novos consumidores sejam vítimas. Por telefone, os golpistas abordam principalmente comerciantes, passam número de protocolo e, por fim, ameaçam retirar o relógio de energia caso um depósito de uma "multa" não seja feito em uma conta.

Antonio Darc, que é proprietário de uma casa de carnes no bairro Nossa Senhora Aparecida, em Uberlândia, conta que quase caiu no papo dos golpistas. "O telefone o açougue tocou na parte da manhã e disseram que teriam uma comunicação a fazer, pois eu teria que ter trocado o meu relógio e, como não o fiz dentro do prazo, deveria pagar uma multa de R$ 2.750. Questionei que não tinha recebido nenhuma comunicação anterior e eles me passaram um número de protocolo pra dar veracidade", conta.

Em seguida a pessoa afirmou que a previsão era de que o caminhão passasse no estabelecimento até 12h e que, para evitar que o relógio fosse removido, o comerciante deveria realizar o depósito. "Disse que não teria essa quantia e, então, falaram que eu teria que depositar pelo menos metade do valor, cerca de R$ 1.300, até 15h. Com isso eu fui correndo até a central da Cemig, onde me disseram que se tratava deste golpe e que alguns comerciantes até já teriam caído", lembrou Darc.

De acordo com a Cemig, em Uberlândia uma cliente teria chegado a depositar R$ 1,5 mil para os criminosos. Marco Antônio de Almeida, gerente de Gestão e Controle da Medição, das Perdas Comerciais e da Adimplência da Distribuição da Cemig, explica que nenhum empregado próprio ou terceirizado está autorizado a cobrar por qualquer serviço realizado, bem como vender produtos em nome da Empresa.

“Todas as taxas são cobradas via conta de energia elétrica ou documento emitido pela Cemig, e recebidas em agências bancárias e postos Cemig Fácil de Atendimento”, explica. Ainda segundo ele, caso receba uma ligação suspeita, os clientes deve imediatamente entrar em contato com a empresa por meio dos canais de atendimento, como o telefone 116 e o site www.cemig.com.br, ou comparecer à uma central de atendimento, como fez Antonio Darc.

“A Cemig orienta ainda que seja registrado boletim de ocorrência nesses casos, para que a polícia civil possa investigá-los”, complementa Almeida. Por fim, a empresa ressalta que a única ocasião em que entra-se em contato com os consumidores por telefone, é para negociar débitos.

Entretanto, os atendentes da prestadora de serviços não cobram depósitos bancários, mas apenas orienta os usuários a irem até uma agência ou que acessem a Agência Virtual, onde se emite os boletos a serem quitados em bancos credenciados.

Escrito por: Jornal o tempo

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