quinta-feira, 20 de agosto de 2015

        
Reinaldo Toledo se destaca entre o violão 

viola e exalta nome de Franca


 Por:Fernanda Ribeiro( revista-enfoque-franca) Fotos: Ricardo Fernandes


A música está por toda a parte no dia a dia de Reinaldo Toledo. E não é de hoje que as melodias, sons, terras e ritmos fazem parte de sua vida. "Lembro-me de que desde criança minha mãe Paulina Toledo fazia os trabalhos de casa cantando o tempo todo, ouvindo músicas de Roberto Carlos, Billy Vaughn e orquestra, programações de rádios locais. Eu ficava ali ouvindo tudo,cantando junto com ela. Nessa época, minha influência foi totalmente de minha mãe e das músicas que ela ouvia", conta. Foi o primeiro passos para que aos oito anos, ele ganhasse do pai Gilberto Toledo, um violão, ensinando ao filho os primeiros toques. “Além do meu pai, tive outra pessoa importante também na minha iniciação ao violão, meu tio Vicente, que também me ensinava”.
Com esse "empurrão", aos nove anos, Reinaldo foi 
matriculado no Centro Musical Heitor Combat, em Cássia (MG), e lá passou a cantar no Coral Pequenos Cantores de Cássia, onde também teve aulas de canto, solfejo e leitura musical. Depois, aos 10 anos, ele começou a tocar instrumento de percussão, “pratos”, na Banda Maestro Godofredo de Barros e,conforme foi crescendo e se aprofundando nos estudos, aprendeu a tocar desde requinta, sax-tenor a fagote. “Fui estudante nesta escola até os 20 anos de Idade”, diz.

O reconhecimento

Ávido por aprender teoria e prática e evoluir na área musical, Reinaldo deu início à sua vida profissional aos 13 anos, tocando violão, guitarra elétrica e viola caipira com duplas sertanejas, bandas de baile e de rock. Mas foi aos 19 anos que ele deu um importante passo em sua carreira, ao passar no vestibular e ingressar no curso de Música da Universidade Federal de Uberlândia, continuando a desenvolver trabalhos de side manem bandas de diversos gêneros musicais. Após concluir a faculdade, ele passou a trabalhar como educador musical no Projeto Guri em Franca, ensinando viola caipira.Hoje, paralelamente a isso, leciona na rede municipal como educador musical.

Além de sua dedicação às aulas, Reinaldo Toledo vem obtendo reconhecimento por seu talento. Em 2013, ele foi premiado como “Melhor Intérprete” no 1º Festival Nacional de Viola de Cruzeiros dos Peixotos, promovido pela Universidade Federal de Uberlândia e SESC/ MG - Uberlândia em parceria com a TV Integração, em homenagem à lendária dupla Pena Branca e Xavantinho, que gravou inúmeros sucessos. Este ano ele foi escolhido para representar Franca na fase regional do Mapa Cultural Paulista, que ocorrerá em outubro, em Ribeirão Preto. “Sinto-me honrado em representar Franca, cidade de grandes músicos. É uma responsabilidade muito grande. O que posso dizer é que darei o meu melhor”, destaca Reinaldo nos últimos anos realizou ainda o sonho de trabalhar com o violeiro Ivan Vilela, de quem é fã. “Foi um trabalho com os alunos do Grupo de Referência do Projeto Guri. Aprendi muito com ele, o que me dá muito orgulho”, afirma.


Projetos e desejos

Reinaldo possui 12 composições – 11 instrumentais de viola caipira e uma de guitarra elétrica. Ele faz planos de gravar as de viola caipira cm CD, assim como de publicar um livro dos 11 Estudos para Viola. Não bastasse isso, ele tem aprovado no Ministério da Cultura, pela Lei Rouanet, o projeto “Violão e Viola: Retocando a História”, que prevê recitais gratuitos nas cidades que fazem parte do Circuito Nascentes das Gerais. “O objetivo é levar a música brasileira instrumental para cidades que não têm acesso a ela por estarem longe dos grandes centros, onde é mais comum esse tipo de música. E não é só a música, mas também o estilo de tocar os instrumentos, que muitas vezes as pessoas do interior desconhecem, porque raramente veem na televisão”, diz.

Para saber mais sobre a trajetória profissional de Reinaldo Toledo e ter acesso a fotos, vídeos, divulgação de recitais, além de materiais didáticos de viola caipira, basta acessar sua Fanpage e seu site: http://reinaldo-toledo.wix.com/reinaldotoledo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário