Assaltos crescem 43% e Franca registra 20 roubos por semana
As três ocorrências aconteceram nesta semana em Franca. Elas são os exemplos mais recentes e violentos da escalada deste tipo de crime na cidade. De acordo com dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública, Franca registra 20 roubos - assaltos mediante violência - por semana. Os números das estatísticas oficiais são de janeiro a abril deste ano. Nos primeiros quatro meses de 2016, foram 340 roubos em Franca - sendo 29 de veículos. No mesmo período do ano passado, foram 238 ocorrências (21 de veículos) - um aumento de 43%.
Apesar dos mais recentes casos terem acontecido no Centro e na zona Norte, é a área do Complexo Aeroporto a responsável por liderar a escalada dos roubos na cidade. No 4º Distrito Policial, responsável pela região, foram registrados 81 roubos de janeiro a abril deste ano. Desses, 11 foram de veículos.
Na sequência, aparecem empatados os 2º (região do Jardim Guanabara) e 5º Distritos Policiais (Leporace), com 69 roubos cada, sendo 10 e 5 de veículos, respectivamente (veja os números de todas as regiões da cidade em quadro nesta página).
Violência
Na ação da última quinta-feira, dois bandidos invadiram o supermercado Sabrina, no Jardim Paineiras, por volta das 18h30, e anunciaram o assalto. Um policial ambiental que estava no local entrou em luta corporal com um dos ladrões e conseguiu desarmá-lo. Um assaltante morreu com um tiro disparado pela própria arma. O outro fugiu. O corpo de Bruno Henrique Muzulon, de 23 anos, que tinha uma extensa ficha policial, foi sepultado nessa sexta-feira.
Também na quinta, três jovens roubaram R$ 430 de um mercado do Jardim São Francisco. Um menor, 15, ficou do lado de fora enquanto os outros dois entraram e anunciaram o assalto. Um estava com uma garrucha de dois canos e o segundo com uma faca. Mediante ameaças de morte, eles exigiram que a vítima entregasse o dinheiro. Em seguida, fugiram. Os PMs conseguiram capturar um deles, imediatamente reconhecido pela vítima. Ele foi apreendido e o caso segue sob investigação.
Já na segunda-feira, próximo das 13 horas, em pleno Centro, um empresário de 64 anos, dono de uma rede de postos de combustíveis, foi rendido por dois bandidos em uma moto em frente à agência do Santander, no calçadão da rua do Comércio. A vítima tentou evitar que a dupla levasse o malote com cerca de R$ 100 mil, mas um bandido atirou e levou o dinheiro. A bala atingiu uma das portas da fachada do banco, levando pânico a quem passava pelo local.
A Polícia Civil não comenta a escalada nos registros de roubos na cidade. Mas, na quinta, apresentou um presidiário de 42 anos, acusado de praticar cinco roubos na região Norte de Franca desde janeiro deste ano. Ele foi ouvido pela DIG (Delegacia de Investigações Gerais) e negou todos os crimes. O bandido está preso desde 27 de maio, após agredir e tentar roubar um travesti na avenida Chico Júlio.
A Polícia Militar, por meio de sua assessoria de imprensa, afirmou que tem realizado reuniões com a Civil para traçar estratégias e ações conjuntas para combater os roubos e reduzir os índices criminais. Além disso, segundo o comunicado enviado à reportagem do Comércio, a PM informou que, nos quatro primeiros meses do ano, efetuou 990 prisões de bandidos, sendo 271 apenas em abril; recuperou 190 veículos roubados e furtados; além de apreender 33 armas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário